12 abril 2006

Guiné 63/74 - DCXCIX: Boa viagem para o Almeida e o Saagum (CART 2339)

Guiné > Zona Leste > Mansambo > CART 2339 (1968/69) > O regresso à metrópole, em Dezembro de 1969, com escolta (de honra) da CCAç 12 (2º Grupo de Combate, o do Humberto Reis).

Arquivo pessoal de Humberto Reis (ex-furriel miliciano de operações especiais, CCAÇ 12, Bambadinca, 1969/71).

© Humberto Reis (2006)


1. Mensagem do Hugo Moura Ferreira:

Caro Dr. Santos Almeida (1)

Não cheguei a conhecê-lo quando da passagem dos nossos aventureiros pelo Porto Alto, onde me desloquei para lhes desejar boa viagem até à Guiné (2).

Sei que tinha estado com o Francisco Allen dias antes, no Norte, pelo que naquele dia tão chuvoso não pode aparecer.

Gostaria da mesma forma de me deslocar ao aeroporto na próxima 6ª feira para transmitir os mesmos votos, a si e ao outros camaradas tertulianos que vão seguir no mesmo vôo (3).

Com muita tristeza minha não me vai ser possível pois que nesse dia estarei em Arganil.

Não deixo, no entanto passar esta oportunidade, para lhe desejar, e aos outros camaradas, as melhores venturas e aventuras, na deslocação que vão iniciar no dia 14.

Mais agradeço que transmita aos viajantes de superfície (Francisco Allen, A. Marques Lopes, Inês, Hugo, Manuel Costa e o Armindo Pereira) os mesmos votos e um abraço de amizade.

Para si, naturalmente, outro abraço.

Hugo Moura Ferreira
Ex-Alf.Mil.Inf.(1966/1968)
CCaç.1621 e CCaç 6
mouraferreira@netcabo.pt

2. Comentário de L.G.:

Quero, naturalmente, desejar boa viagem ao nosso tertuliano António Santos Almeida e ao seu infortunado camarada Saagum, ambos da CART 2339, e desejar-lhes uma óptimo (re)encontro com o passado e o com presente da Guiné, para eles e os restantes companheiros (do Porto).

A estória (singular) do Almeida já aqui ficou registada no blogue, em post de 9 de Junho de 2005... Por outro lado, o Saagum ficou gravemente ferido (tendo perdido uma vista) na famigerada emboscada ao pessoal da fonte de Mansambo (19 de Setembro de 1968). Recorde-se que houve um outro camarada que foi apanhado pelo PAIGC nessa ocasião e de quem nunca se fala (segundo informação do Almeida).

Aliás, o Almeida acabou, agora mesmo, de me ligar da sua casa em Samora Correia, perto do Porto Alto, Vila Franca de Xira. Anda atarefadíssimo, como se imagina, com os preparativos da viagem ( na próxima sexta-feira, 14 de Abril) e tem recebidos muitos e-mails dos nossos tertulianos e de outros camaradas. Através de mim, ele quis-se despedir da nossa tertúlia. Vai estar 15 dias na Guiné, com o Saagum e mais dois camaradas do Porto. Lá encontrar-se-ão com o outro nosso grupo (Allen & companhia).

Quanto ao Hugo, só posso louvar a sua simpática iniciativa. Mas, se ele me permite um pequeno reparo (protocolar), aqui na tertúlia a regra (tacitamente assumida) é a do tratamento por tu... Entre camaradas de caserna, deixa-se lá fora os títulos (académicos ou outros) que nos podem separar ou inibir... Mas, claro, todas as regras têm excepções... E nem isso é o mais importante. O mais importante é comunicar (do latim, communicare, pôr em comum)...

A propósito, tomem nota do novo endereço de e-mail do António Santos Almeida.
___________

Notas de L.G.

(1) Vd. post de 9 de Junho de 2005 > Guiné 63/74 - LIII: Notícias da CART 2339 ('Os Viriatos', Fá e Mansambo, 1968/69)


(...) "O Almeida [, hoje jurista, reformado dos seguros,] era, na altura, soldado de artilharia. Tinha habilitações literárias superiores à 4ª classe mas chumbou no curso de milicianos (sargentos ou oficiais, não sei ao certo).

"Recorda-se de também haver em Bambadinca um médico que estava na mesma situação, como soldado raso, e com quem ele convivia, quando lá ia à sede de batalhão (BCAÇ 2852).

"Lembra-se de ir beber, de vez em quando, um copo, acompanhado da boa mancarra, na esplanada do bar de um dos dois comerciantes brancos que havia em Bambadinca, com vista para o rio. Esse mesmo que era suspeito, no nosso tempo, de estar feito com os turras. Eu e malta da CCAÇ 12 íamos lá sempre que o homem arranjava uns camarões tigres, do Rio Geba, pescados em zona de risco... Fazia-nos pagá-los a preço de ouro (50 pesos o quilo, se a memória me não falha; o equivalente ao que te pedia uma bajuda de mama firme para partir catota contigo)" (...).

(2) Vd post de 6 de Abril de 2006 > Guiné 63/74 - DCLXXVII: Do Porto a Bissau (3): o pequeno almoço no Porto Alto (Moura Ferreira)

(3) Vd. post de 20 de Janeiro de 2006 > Guiné 63/74 - CDLXIII: O Rali Porto-Bissau (1): Jantar em Moreira de Cónegos

(...) "Esta iniciativa, do Allen, teve como objectivo juntar os elementos que vão participar no, já anunciado, Rali Porto-Bissau, a fim de afinar alguns aspectos da sua preparação. E os participantes serão: Allen, M. Lopes, Hugo Costa (filho do Albano), Manuel Costa (primo do mesmo Albano) e Armindo.

A data da partida ficou marcada para 5 de Abril às 07H00. A ideia é chegarmos um dia antes dos participantes no Rali por via aérea, que irão a 14 de Abril (ou para podermos estar nessa data em Bissau, no caso de haver algum atraso pelo caminho), e que são:

(i) Carlos Marques dos Santos, de Coimbra,
(ii) Casimiro e Ernesto, do Porto,
(iii) António Almeida e um camarada DFA, o José Clímaco Saagum, soldado do 1.º Pelotão da Cart 2339 ferido, em 19 de Setembro de 1968 (segundo informação do Carlos Marques dos Santos)" (...).

O Carlos Marques dos Santos desistiu, por razões de saúde, pelo que o grupo que se vai juntar aos que viajaram por terra (Allen, Marques Lopes, etc.) ficou reduzido a quatro (o Almeida não conhece os dois camaradas do Porto).

Sem comentários: