19 dezembro 2003

Portugal sacro-profano - XIII: O Alentejo, os ficalheiros, o cante, a viola campaniça, um CD

Não é propriamente por causa da blogaria do Natal e da estranha pulsão das compras que ataca o portuga por esta ocasião do ano... Mas já agora que tens que gastar a guita que não tens, aqui fica uma sugestão do Blogador. Se tu gostas do Alentejo, das suas gentes, do seu cante, da viola campaniça, oferece neste Natal aos teus amigos o CD Serões do Alentejo (Editora - Edições Convite à Música).

Trata-se de um trabalho singelo, modesto, mas sério e escorreito de recolha de música e poesia de gente talentosa e generosa. Um grupo de amigos de Vila Verde de Ficalho, a aldeia raiana da margem esquerda do Guadiana, também conhecida como a aldeia sem tabaco... Uma terra de gente boa e hospitaleira, onde o cante alentejano ainda se cultiva nas tabernas, resistindo ao rolo compressor da globalização (cultural)... Bonita capa do pintor Roberto Chichorro.

Quanto à editora (ECM), que tem sede em Santa Comba Dão (!), ponham um olho nela e façam uma visita ao seu sítio! Sobretudo aqueles que se interessam pelo ensino e formação na área da música

Sem comentários: