16 fevereiro 2004

Estórias com mural ao fundo - XXII: O ser e o ter

Conta-se que que no Séc. XIX um excêntrico e culto inglês, da upper class vitoriana, desceu o Nilo, expresssamente à procura de um velho sábio de que ouvira falar a uma equipa de arqueólogos em Londres.



O nosso viajante e escritor nas obras vagas ficou muito surpreendido ao ver que o sábio morava numa casa de adobe, muito simples, de paredes nuas. As únicas peças de mobília eram uma cama, uma mesa, um banco e muitos livros e pergaminhos antigos espalhados por esteiras ao longo do chão.

- Onde estão os seus móveis? - perguntou o inglês.

De pronto, o sábio lhe devolveu a pergunta:

- E os seus, onde estão ?

- Os meus?! - surpreendeu-se o turista - Mas eu estou aqui só de passagem!

- Eu também, meu amigo! - concluiu o sábio.



Moral da história:



"A vida na Terra é somente uma passagem, dizem os sábios. No entanto, alguns de nós vivem como se fossem ficar aqui eternamente, acumulando riqueza e esquecendo-se de serem felizes."



PS - Esta é uma estória edificante que, já em pequeno, eu ouvia à minha catequista, à minha professora da primária e ao padre da minha aldeia... Ricos e pobres, se querem um conselho, desconfiem da moral da história...

Sem comentários: