23 julho 2004

Portugas que merecem as nossas palmas - XI: Sophia de Mello Breyner Andresen ( 1919-2004) e Carlos Paredes (1925-2004)

Pura beleza, a poesia da Sophia,  pura emoção, a música do Carlos!

Seguramente dois dos melhores portugas da geração dos meus pais, dois dos melhores dos nossos melhores em todas as gerações.

Dois portugas que marcaram a minha adolescência e a minha juventude: eu nunca seria o mesmo (nós nunca seríamos os mesmos ...) se em 1962 não tivessem ocorrido dois momentos mágicos: (i) o Livro Sexto, da Sophia; e (ii) os Verdes Anos (o filme de Paulo Rocha, com banda sonora do Carlos Paredes).

Ah!, este país que ainda consegue emocionar-me, mexer comigo e até ser motivo de orgulho!

"Quando eu morrer voltarei para buscar / os instantes que não vivi junto ao mar." (Sophia de Mello Breyner Andresen, Livro Sexto, 1962).

Obrigado, amiga! Obrigado, amigo!

Sem comentários: