19 outubro 2005

Guiné 63/74 - CCXLVII: Crónicas de Bissau (ou o 'bombolom' do Paulo Salgado) (3)

Texto do Paulo Salgado.

Créditos fotográficos:

© Paulo Salgado e João Faria (2005)


Legenda: Clube de Caça, no Saltinho:
Na foto, recordações das tropas portugueses.
Ao centro é visível (na foto original) o brazão
da CCAÇ 2406 (1968/70) e a frase: "Sacrifícios
não contámos" (1)


Continuação do Capítulo I - Viagem ao Saltinho:


Hoje, sábado, fomos até ao Saltinho, com os cooperantes da Saúde que chegaram ontem no avião (já agora: a Dra. Adelaide, ginecologista; o Dr. Justiça, hematologista e que também fez a guerra em Angola) e ainda o João Faria, engenheiro hospitalar (que já cá está há oito dias… Manga di tempu! , que esteve em Angola, e que se está a aguentar com brio e companheirismo nas lides do Hospital Civil... Todos eles emprestaram à viagem de 350 km um sabor especial).

As fotos falarão por si. Apenas alguns comentários:

a) Em Bambadinca, apenas uma foto ao antigo aquartelamento, e tirada à socapa... É que o sargento de dia (ele estava ali, mas o que dizer do abandono das instalações se estão em uso?) só permitia com autorização do capitão...

Confesso que não estava virado para cerimónias e explicações e salamaleques;

Legenda:

Bambadinca, antigo aquartelamento
das tropas portuguesas. Por aqui andaram, entre
outros, a malta da CCAÇ 12 (1969/71), do BCAÇ
2852 (1968/70), do BART 2917 (1970/1972), do BART 3873 (1972/74)... Por aqui passaram milhares de homens e toneladas de material de guerra, vindos de Bissau, em LDG, pelo Rio Geba, depois de desembarcados no Xime, com destino aos diversos aquartelamentos da Zona Leste (Bafatá, Nova Lamego....). L.G.


b) Depois a picada antiga de Xitole. Entrámos na tabanca... Será que os camaradas que por ali andaram ainda a reconhecem pela foto?

Na verdade, agora, ao lado, há uma boa estrada asfaltada, todavia com troços horrorosos (mas sem emboscadas, a não ser furos e semi-eixos danificados)...

Legenda: A caminho do Xitole, onde entre outros esteve o nosso grande amigo e fiel tertuliano Guimarães (CART 2716, 1970/72)


Legenda: Aspecto parcelar da povoação do Xitole.














c) Depois a delícia da correnteza das águas naquele oásis... E no Saltinho lá estão os símbolos de algumas companhias que por ali passaram. O fortim que dominava, num pequeno outeiro, a estrada e a ponte inaugurada pelo Gen Craveiro Lopes em 1957 (!), está transformado em clube de caça que muitos antigos militares já visitaram. Na verdade, é agora, e já então - por que não? - um local paradisíaco... E lá comemos a famosa galinha à cafreela , como lhe chamam…


Legenda:

A velha ponte do Rio Corubal, no Saltinho, a caminho do meio século de existência,
lá continua de pé, "de pedra e cal"... LG









Legenda: Ponte e rápidos do Saltinho no Rio Corubal. Uma paisagem sempre deslumbrante,
um dos pontos mais turísticos da Guiné-Bissau. LG.

Bissau, 15 de Outubro de 2005

Mantenhas pa tudus.

Paulo Salgado



PS - Oh, Luís, tem lá paciência, arruma o texto no blogue como tu sabes fazer tão bem (prometo-te, desde já, uma prenda bonita... quando for aí no Natal…!)

E já agora: o teu herói! Debaixo de um qualquer poilão, bem direito, e frondoso, onde pararei um dia destes, pensarei nele (2) e rogarei aos deuses todos que aquela e outras sementes mortas (nossas e deles) possam fazer frutificar a PAZ neste PAÍS. Aceita aquele abraço.

_________

Notas de L.G.:

(1) Esta companhia pertencia, em 1969, ao Sector de Bambadinca (BCAÇ 2852, 1968/70), tendo participado na Op Lança Afiada (3), com 2 Grupos de Combate, tal como a sacrificada CCAÇ 2405 (Galomaro) que, em 5 de Fevereiro desse ano, tinha perdido 17 homens no desastre da travessia do Rio Corubal, em Cheche, na sequência da retirada de Madina do Boé.

(2)Vd. post de 14 de Outubro de 2005 > Guiné 63/74 - CCXLII: A galeria dos meus heróis (2): Iero Jau

(3) Vd. post de 15 de Outubro de 2005 > Guiné 63/74 - CCXLIII: Op Lança Afiada (1969): (i) À procura do hospital dos cubanos na mata do Fiofioli

Meus caros Paulo, Conceição e João (Faria): Não sei o que vos dizer. As vossas notas e fotos enchem-nos de alegria. Transmitam aos vossos companheiros os nossos senimentos de admiração e de agradecimento. Noutra altura falaremos do outro tema abordado pelo Paulo, comentando uma proposta do João Tunes que ainda não inseri no blogue: a cooperação (ou caridade ? ou negócio ?), e mais concreamente o apoio a crianças em idade escolar, através da figura do "padrinho" e da tutela de ONG como a AD (Bissau), fundada e dirigida pelo Carlos Scharwz.

Ainda em relação à vossa viagem ao Saltinho, satisfaçam-me a minha curiosidade: (i) Quantas horas leva o percurso de Bissau ao Saltinho (350 km), tendo em conta o estado do piso ?; (ii) Há postos de abastecimento de combustível ? (iii) Como está a vida nos campos ?; (iv) As antigas tabancas destruídas ou abandonadas durante a guerra (por ex., Moricanhe, junto a Mansambo) foram reconstruídas ? Enfim, curiosidade do potencial turista e sobretudo do sociólogo e amigo da Guiné. Um ciberabraço para todos vocês, incluindo os periquitos da vossa equipa.

Sem comentários: