28 dezembro 2005

Guiné 63/74 - CCCXCVII: 'Bom festa pa tudo djinti': Natal 2005

Em resposta à mensagem natalícia do Mário Dias, em crioulo [vd. post de 18 do corrente > Guiné 63/74 - CCCLXXXVI: ´'Bom festa pa tudo dgenti' ou o Natal de Bissau de 52 (Mário Dias)], começam a aparecer mais tertulianos, mostrando os seus talentos linguísticos e poéticos. Este post vai estar aberto até ao Natal, para que possamos uns e outros "partir mantenhas":


21. Joaquim Fernandes (ex-furriel miliciano da CCAÇ 12, Bambadinca, 1969/71):

Caro Amigo e Camarada Henriques:

Tem sido com bastante emoção e até com algum saudosismo que venho acompanhando toda esta corrente tertuliana, que saúdo com muito carinho.

Apesar de não ter participado activamente, não deixo de me sentir bem perto de todos vós.

Nesta Quadra Natalícia, quero deixar os meus votos de Boas festas e o meu obrigado por ter o privilégio por me considerarem vosso amigo.

Bem Hajam
Joaquim Fernandes
(27.12.2005, 9:50)

A caminho da Guiné > A bordo do Niassa > Maio de 1969: Quadros metropolitanos da CCAÇ 2590 (futura CCAÇ 12), na viagem de Lisboa-Bissau (24 a 29 de Maio de 1969).

Da esquerda para a direita: 2º sargento Videira, furriéis milicianos Branquinho, Levezinho, Reis, Fernandes, Henriques e Almeida (este último já falecido).


© Luís Graça (2005)


20. Ernesto Ribeiro:

Agradeço e retribuo o Votos de Boas Festas.

Mais, aproveito para incentivar a continuação do magnífico trabalho que tem prestado a toda a Guiné e em especial aos saudosistas que se sentem impotentes para fazer algo de melhor, como é o meu caso.
Bom 2006 para todos

Ernesto Ribeiro
CART 2339 / Viriatos

(23.12.2005, 10:35)

19. Afonso M.F. Sousa (Mensagem natalícia enviada, com música, em 22 de Dezembro de 2005, pelas 21:15, a todos os tertulianos):





18. Sousa de Castro (Tomem nota do seu novo endereço de e-mail):

Luís, agora que chegou a ADSL à minha tabanca, torna-se muito mais fácil aceder a todo Blogue e não só. Como sabes no sistema de ligação pelo telefone era impossível abrir alguns trabalhos devido ao tempo que demorava.

Tenho devorado toda a documentação. Consegui transpor para o papel e a cores num formato acima do A3 os mapas do Humberto relacionados com o Xime e só agora percebo o quanto estávamos perto dos nossos amigos, Ponte Varela, Ponta do Inglês, Poidon e ali no meio Gampará na confluência do Rio Corubal com o Rio Geba. Tanta vez que demos apoio de fogo a Gampará com Obus 10.5. Por falar em Gampará, ainda não apareceu ninguém dessa zona.

Devo dizer que da tua parte tens feito um excelente trabalho. Excepcional!... É caso para dizer:
Eu, António Manuel Sousa de Castro, ex-1º cabo radiotelegrafista, da CART 3494, louvo o ex-Furriel Luís Graça pela determinação, competência, dedicação, moderação e camaradagem, e pelo empenho dedicado ao manter actualizado o único blogue que referente à Guerra Colonial na Guiné, com um futuro encontro a realizar em 2006, em data a designar pela tertúlia. Determino e mando publicar.

Uma vez mais, Bom Natal

Sousa de Castro

"Este foi o Natal de 1972 em Bambadinca. Eu já não estava só". [O Castro é o primeiro do grupo, junto à parede]

© Sousa de Castro (2005)


17. José Teixeira:

Caro amigo Luís Graça

Deixa-me expressar-te a minha admiração pela ideia e sobretudo pelo trabalho que a ideia da Tertúlia te tem dado.

De facto para além de sermos cada vez mais, palavra puxa palavra, amigos encontram amigos e servem-se deste meio para comunicarem entre si.

O Bloguista trabalha, trabalha e trabalha a passar a palavra, a juntar fotografias ....Uf!, é um nunca mais acabar.

Parabéns e muito obrigado por me teres aceite na Tertúlia ou Tertolos pela Guiné.

Como sabes, estive lá em Abril passado. Tenho manga de histórias e de fotografias de Buba, Empada, Quebo, Saltinho, etc. Com tanto movimento no Blogue, vou tentar enviar aos poucos para não cansar muito.

Aliás tenho partes do meu Diário que terei muito gosto em pôr em comum, pois creio que com a tua atitude e boa vontade estamos a construir uma boa parte da verddadeira história da Guerra colonial na Guiné.

Acho que seria interessante pensarmos em tenta editar um livro com textos selecionados do Blogue. Não só faríamos história antes que outros se servissem do que escrevemos, como podíamos juntar algum capital que seria utilizado para ajudar os povos da Guiné que de algum modo ficaram no nosso coração.

Com este pequeno preâmbulo queria apenas desejar a ti e a toda a tua família mais aos que te são queridos, incluindo todos os bloguistas e sobretudo a todos os homens de boa vontade um Feliz Natal

José Teixeira
(22.12.2005, 9:27h)

16.

Daqui ex alfa lima foxtrote sierra alfa lima golfe alfa delta oscar

Quero desejar-vos a todos, CAMARADAS e AMIGOS DESTA TERTÚLIA, uma palavra de muita estima e consideração. Sobretudo, saudar-vos nesta quadra natalícia, eu e a minha mulher que me acompanha nestas lides pela Guiné - bem lá no centro do Hospital Simao Mendes - e dizer-vos que retomarei o meu contributo a partir do meu retorno a Bissau em 6 de Janeiro ( o Humberto que me desculpe, mas vim a 19 pois havia lá que fazer...acho que poderemos rever-nos nesse dia, contigo lá emboscado...vou gostar!). Retorno que pretende ligar o passado com o presente, falar do que vivi (vivemos) mas sempre pensando que o futuro tem que construir lá na Guiné como cá, de resto...

Obrigado a todos pelas vossas mensagens.

Paulo e Conceição
21.12.2005, 19:55h
O ex-Alf Mil Salgado, no Olossato, dando uma ajudinha ao serviço de saúde da CCAV 2712 (Olossato e Nhacra, 1970/72). Ontem como hoje, a mesma paixão pela área da saúde.

© Paulo Salgado (2005)


15. Daqui, o Castro (em resposta ao ranger):

Meu caro amigo, não adianta estar preocupado em falar destas coisas aos nossos filhos, falando por mim, embora, reconheçam que passámos por fases de sofrimento, mas, não passa disso, pelo menos no que toca aà minha pessoa. É por isso que este blogue é espectacular, aqui podemos dizer o que nos vai na alma, lermos as estórias de outros camaradas e assim ficamos mais aliviados. Vamos tentar passar um bom Natal e que o ano 2006 nos traga aquilo que mais desejamos. Bom Natal.

Sousa de Castro
21.12.2005, 19:00h


14. Boa noite, camaradas bloguistas,

Desculpem a minha ousadia, mas estou a acabar de ler os emails e vi que o “nosso” pessoal, a faltar oito dias, já está a ficar tocado pelo Natal.

Eu acho muito natural por várias questões que por vezes me atormentam (e, se calhar também a alguns de vós), por exemplo:

Como explicar aos nossos filhos e netos que já tivemos alguns Natais com outras famílias? E que essas famílias nos são tão queridas? E que essas famílias são na generalidade todos Homens/Irmãos lá, muito longe, no meio do mato em África?

Quantos de nós recordámos, recolhidos numa qualquer poltrona, esses Natais, e nos esforçámos por recordar, uma a uma, cada uma das caras desses nossos Irmãos, porque as nossas memórias já, mais ou menos gastas, s vão atraiçoando!

Será que conseguimos explicar por palavras a lágrima que nos rola pela face? E se arranjarmos coragem para narrarmos tais Ntais, valerá a pena? Será que eles compreenderão e/ou importarão com isso?

E, muito mais, mas... O que me irrita e desgosta é que os possa, de algum modo, levar a pensar que nós fomos uns "coitadinhos" ou uma geração de desgraçadinhos!

Eu penso que - excepto aqueles que fugiram, ou se safaram pelas famosas cunhas -, todos nós cumprimos, fosse em Bissau, fosse em Guileje ou Guidage. Uns com mais sorte, outros com muito menos! Uns com mais medos, outros com menos! Uns com mais coragem, outros com menos! Uns com o lápis, outros com a G3! Todos fomos importantes e camaradas... Estivemos lá e, mais ou menos bem... CUMPRIMOS!!!

Acabo, desejando-vos um Bom e Feliz Natal para todos vós!

Eduardo Ribeiro
O Pira de Mansoa (1)
(Mensagem de 21.12.2005, 00:54h)

(1) Vd. post de 22 de Novembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCCV: O 'malandro do Ribeiro' que arriou a nossa bandeira em Mansoa

Guidage!):

Estamos numa época que marca sempre as pessoas, pelo que eu queria desejar, a todos os camaradas da tertúlia assim como a todos os guineenses em geral, Festas Felizes. Gostava de deixar um poema para ser meditado:

"Ninguém na vida é maior
nem maior
nem mais pequeno,

Não há
nem menos
nem mais

Quando chegamos, nascemos
Quando partimos, morremos
Somos todos bem iguais»

Albano Costa
(20.12.2005, 14:11)

Guiné-Bissau > Guidage > Novembro de 2000 > "Por detrás de um fotógrafo há sempre um poeta" (LG)...

© Albano M. Costa (2004-05)

12. Esta é uma boa ocasião para fazer a chamada dos nossos tertulianos. Acaba justamente de chegar o Luís Moreira, ex-alferes miliciano sapador da CCS do BART 2917 (Bambadinca, 1970/71; e BENG, Bissau, 1971). Mandou-nos a todos um cartão bonito, com uma musiquinha dos Beatles: "Não queria deixar passar esta quadra sem desejar a todos um Feliz Natal e um Ano Novo com saúde e tão bom quanto possível" (20.12.2005, 21:15h).


Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Reordenamento de Nhabijões > 1970 > O Alf Mil Sap Moreira, junto a um GMC.


© Luís Moreia (2005)

Trágica ironia: o sapador seria vítima, passado pouco tempo, de uma mina anticarro num Unimog, a 13 de Janeiro de 1971, à saída de Nhabijões.





11. Do nosso tertuliano (e meu consultor militar) A. Marques Lopes (20.12.2005, 15:00h):

Caro Luís

Verifiquei que enviei esta mensagem para todos os tertulianos menos para ti. Mais uma vez problemas com esta macacada informática (o macaco ignorante sou eu...). Mas aqui vai também para ti:

Caros camaradas e maravilhosos amigos desta tertúlia das lembranças da Guiné, com a evidência de que a recordação e a saudade valem mais do que a já ausência das penas sofridas. Estas são para a história, o que ficou no coração e agradavelmente na lembrança são as pessoas de quem gostámos e aquelas paisagens tocantes que o excelente DVD do filho do Albano [o Hugo Costa] nos fizeram lembrar. O meu grande agradecimento por estas vivências que vocês todos me têm facultado.

Cá espero o Luís Graça [em Matosinhos], é bom conhecermo-nos pessoalmente. Nesta quadra não, evidentemente, mas penso que era bom que esta companhia fizesse um encontro lá mais para a frente. Proponho que o nosso comandante Luís começasse a gizar o plano.
Um grande abraço do
A. Marques Lopes


"Atravessar ou não atravessar a bolanha, eis a questão". O nosso camarada A. Marques Lopes numa titude shakespeariana...

Na altura era alferes miliciano atirador de infantaria na CART 1690, Guiné, Geba, 1968...

© A. Marques Lopes (2005.

Há ainda uma segunda mensagem do nosso coronel, que também não me chegou a tempo e horas:

Camaradas amigos:

Transmito-vos este pedido do Anizio Indami. Se alguém souber de um Furriel Santos ou de um Alferes Loureiro da Companhia 2584 que esteve em Có, sector de Bula, que dê notícias, ou para mim ou directamente para o Indami.

Além disso aí está o desejo do pai dele de se encontrar com qualquer ex-combatente que vá à Guiné, sintomático da amizade entre os dois povos, apesar de terem combatido em campos opostos. Sinal também de que não havia assim tantas razões para isso...

Peço-vos, meus amigos, que façam um esforço para atender a este pedido do pai do Indami.
Um abraço do
A. Marques Lopes


10. Do João Tunes (ex-alf mil de transmissões da CCS do BCAÇ 2884, Pelundo, 1969/70; transferido depois para o batalhão de Catió, por 'razões disciplinares' de que muito se orgulha):

Obrigado Luís, por, graças ao blogue, teres permitido mais este (re)encontro (a pouco e pouco, os ex-combatentes vêm cá "caindo"!). Bem hajas.

Abraço para ti e para todos os camaradas tertulianos. Aproveito para desejar a todos umas excelentes Festas.

João Tunes
(20.12.2005, 12:39h)

Guiné > Catió > Ilhéu Infanda > Maio de 1970 > O João Tunes é o que está junto ao rádio, do lado esquerdo, em trono nu e auscultadores nos ouvidos.

© João Tunes (2005)




Cópia de mendagem enviada por Júlio Rocha (19 de Dezembro de 2005, 23:40h)

Assunto: CCAÇ 2586/BCAÇ 2884 - Pelundo

Amigo Tunes:

Só há dias através dum camarada que esteve comigo em Tavira tomei conhecimento do site do Luis Graça e por muita satisfação encontrei-te no blogue.

Eu fiz parte da CCAÇ 25887 e estive no Pelundo até 02/07/70, dia em que tive o acidente quando me encontrava precisamente no teu quartel nessa noite, tendo de manhã sido evacuado para o hospital militar de Bissau e depois de ter estado internado e operado, vim evacuado para a metrópole em 21/07/70.

Era Furriel Miliciano do pelotão do Alferes Trindade.

Costumo ir aos almoços do Batalhão [2884], se bem que ao último não pude ir. Devemos ser vizinhos, pois moro na Cova da Piedade. Bom natal para ti e vai dando notícias. Um abraço,
Júlio Rocha.


9. Do Sousa de Castro, ex-1º cabo radiotelegrafista, da CART 3494 (1972/74), aquartelada no Xime (1972/73) e depois em Mansambo (1973/74), pertencente ao BART 3873 (1972/1974), com sede em Bambadinca.

Guiné > Xime > Natal 1972

© Sousa de Castro (2005)

Que esta nova companhia ("OS TERTULIANOS") tenham um bom Natal na companhia de todas as pessoas de quem mais gostamos.

Sousa de Castro
Mensagem de 19.12.2005, 20:00h


8. Do Pepito (Carlos Schwarz, AD - Acção para o Desenvolvimento, Bissau):

Caro Luís

Obrigado pelo grande presente de Natal (**). Delirei!

Um feliz Natal e um excelente Ano Novo para ti e para todos os tertulianos
pepito

(19.12.2005, 19:47h)

(**) O mapa (digitalizado) de Guileje

7. Ainda do David Guimarães (mensagem de 19 de Dezembro de 2005, às 16:00h):


"um bom Natal para todos. Aí está um bagabaga, paisagem da Guiné.

"Quem lá foi ultimamente encontrará (espero que ainda lá esteja...) este bababaga junto ao Restaurante Lusófono, perto do Aeroporto Osvaldo Vieira, em Bissalanca".


David J. Guimarães (2005)





6. O João Varanda, em mensagem datada já de 16 de Dezembro último, manda-nos "mais umas memórias do histórico da CCAÇ 2636, escritas com o respeito que na época vigorava entre nós na Guiné" (*). A aproveita o ensejo para nos desejar, a todos, "Feliz Natal e que o Ano Novo seja o melhor de sempre".

Assinado: Grande Amigo João Varanda

Guiné > Có > 1969/70 > João Varanda, em Có, vendo o horizonte de cima de uma bagabaga.

© João Varanda (2005)

__________

(*) Vd. post de 19 de Dezembro de 2005 >

Guiné 63/74 - CCCXC: CCAÇ 2636 (Bafatá, 1970/71) (6): Mimos do PAIGC em Mansomine

Guiné 63/74 - CCCLXXXIX: CCAÇ 2636 (Có, 1969/70) (5): Gastando o primeiro par de botas e as letras do alfabeto





5. Do Xitole, dos idos tempos de 1970/72, chegam-nos ecos (fraternos) de outros Natais:

UM MILITAR CHAMADO PAI NATAL

Belas palavras as que nos dirige Marques Lopes - nada melhor que agradecimento de facto pelo facto de estarmos juntos... e já somos alguns... Será este o melhor Natal que todos passamos na guerra - que a vivemos hoje e não há dúvidas sob Comando do Luís... Também dele fico à espera embora em tempos nos cruzássemos nos mesmos caminhos: a CCAÇ 12 e as célebres colunas ao Xitole e ao Saltinho; e eu tantas vezes a vê-los passar... Passaram-se 30 anos... e possivelmente só agora nos iremos conhecer [no Porto].

Ao Marques Lopes: Curioso, há tanto tempo que também já nos conhecemos... e quer o destino que ainda não nos encontrássemos... O Sousa e Castro e, enfim, tantos afinal que vivemos muitas vezes juntos, ou bem perto ... mas sempre a tempo de nos encontrarmos ou reencontarmo-nos....

Ainda bem que existe um Luís e bem hajas pelo bem que estás a fazer a todos, pelos vistos...

Agora somos muitos amigos que vamos viver um Natal juntos - aí sim, nessa tertúlia. Estamos juntos a viver os mesmos momentos...

Um Abraço e boas festas, hoje como que mais próximos dos natais que todos passamos naquelas terras quentes da Guiné. E foi a guerra que nos fez hoje tão unidos, o troar do canhão, o matraquear das metralhadoras e, enfim, a bazuca - não essa em que estão a pensar, mas a cervejinha, bem geliadinha, de calibre 60 (centilitros!)... Já bebia uma com vocês!

Feliz Natal

David J. Guimarães

(19 de Dezembro de 2005, 16h)

4. Lembram-se do nosso amigo, nascido no Xime, e que enquanto djubi viveu o drama da guerra no tempo em que por lá passaram a CART 2715 (1970/72), a CART 3494 (1972/73) e a CCAÇ 12 (1973/74). ? E que teve como professor primário no Posto Escolar Militar nº 14 um furriel miliciano enfermeiro, de nome José Luís Carvalhido da Ponte, natural de Viana do Castelo ? Coincidência feliz, um e outro, são membros desta tertúlia. Claroq eu estou a falar do ano amigo, guineense, mandinga, José C. Mussá Biai, o qual acaba de nos enviar (dia 19, às 11h) a seguinte mensagem:

Caro Dr Luís Graça

Costuma-se dizer "quem vive em Roma é Romano". E eu acrescento, quem tem amigos católicos é católico.

Desejo a si em particular, bem como a todos os tertulianos, um Bom Natal e um Ano Novo Feliz. Com muita saúde e boas surpresas.


José C. Mussá Biai

Engº Florestal
Instituto Geográfico Português (IGP)
Departamento de Conservação Cadastral (DCC)
Tel. 213819600 Ext. 310
Fax. 213819693


3. Mensagem, enviada na 2ª feira, 19, às 13:46, pelo nosso amigo e camarada, ex-fuzileiro, Jorge Santos:

"A todos os Tertulianos e suas Famílias, votos de Feliz Natal e de um Bom Ano de 2006".

2. Mensagem, enviada no domingo, 18 de Dezembro de 2005 , às 17:25, pelo José Teixeira (ex-1º Cabo Enfermeiro da CCAÇ 2381, Buba e Empada, 1968/70):

Tudo di bom pra bó eh tudo fa´milia que ó na tem. manga di bacalau bátáta e piru.

1. O Jorge Neto, nosso tertuliano, jornalista free-lancer, vizinho do Paulo e da Conceição Salgado no Bairro da Cooperação em Bissau e autor do blogue Africanidades, manda a todos os seus amigos e visitantes uma simpática mensagens de BOAS FESTAS, que a seguir se reproduz:

"Natal, tempo de retribuir com pequenos gestos a atenção e o carinho. As 39 fotos seguintes, umas já publicadas outras inéditas, são-vos dedicadas. A todos vós, sem excepção, que ao longo dos últimos tempos têm passado por este espaço. A todos vós que gostam da Guiné-Bissau, de África, desta terra e destas gentes... São também dedicadas à Cláudia, que me atura as insónias por conta deste vício. São, por fim, dedicadas a todos os amigos que aqui fiz e que me ensinaram a amar este chão. A todos muito obrigado. Já agora, obrigado também pelas mais de 83 mil visitas em 2005.

"AFRICANIDADES pára por uns tempos. Voltaremos em breve. Boas Festas".

O nosso Blogue-fora-nada retribui, na parte que lhe toca, a amizade e a simpatia do Jorge Neto e a melhor homenagem que lhe podemos prestar, a ele e ao seu blogue (que nos mantém criticamente informados e atentos ao que se passa em especial na Guiné-Bissau de hoje) é reproduzir, com a devida vénia, duas das suas fotos que elegemos como emblemáticas.

Guiné-Bissau > 2005 > Sem legenda [Que podia sem qualquer coisa: "O futuro da Guiné-Bissau é ainda frágil e a estrada é longa e dura para a geração dos djubis que brincam, já não não com mortíferas armas, mas com os seus carrinhos de lata" ]


© Jorge Neto > Africanidades (2005)


Guiné- Bissau > 2005 > Sem legenda [Que podia ser qualquer coisa como: "Os guineenses precisam, como pão para a boca, de um Estado e de um sentido de Estado por parte das suas elites que, desde a independência, têm canibalizado o Estado e se têm autodestruído"]

© Jorge Neto > Africanidades (2005)






Sem comentários: