08 março 2006

Guiné 63/74 - DCXIII: Dia Internacional da Mulher (1): Sara Martins, presente!

1. Mandei ontem um inocente convite (ou melhor: sugestão) à nossa tertúlia:

"Amigos & camaradas: Estórias de mulheres… na guerra e na paz, precisam-se! Amanhã é dia (internacional) das bajudas e das mulheres grandes (com o devido respeito pelas nossas mulheres grandes, da caserna ao lado)…

"Vejo que os nossos tertulianos, com excepção do Zé Teixeira, do Jorge Cabral, do VB, da Zélia e de poucos mais, são muito recatados"…

... As respostas não se fizeram esperar.


2. Texto do José Martins (ex-furriel miliciano de transmissõres, CCAÇ 5 - Gatos Pretos, Canjadude, 1968/70):

Luís: Mando um texto que escrevi em 1999, dois dias depois de a minha mãe ter partido ao encontro da PAZ, já que por cá viveu duas GUERRAS.

Martins


SARA DA SILVA MARCELINO MARTINS
(11/10/1911 * 15/05/1999)

Descendente de uma família de insignes militares do Regimento de Infantaria nº 7 de Leiria, em três fases distintas da sua vida, viu partir seu Pai para a I Grande Guerra, França, e dois dos seus Filhos para a Guerra do Ultramar, Guiné; e assistiu ainda à incorporação dos seus Netos no Exército Português.

Por outro lado, os Soldados da Paz também fizeram parte da sua vida: O Marido como Ajudante do Comando dos Bombeiros Municipais de leiria e um Filho como Bombeiro da mesma Corporação, tendo um Neto sido Bombeiro Voluntário da Corporação de Avintes.

Lisboa, 17 de Maio de 1999.

Sem comentários: