15 setembro 2004

Portugas que merecem as nossas palmas - XII: O presidente da Assembleia da República

O motivo é simples mas pode parecer insólito: O presidente da Assembleia da República é o anfitrião de uma exposição sobre os "Dinossauros da Lourinhã", a inaugurar hoje na casa da nossa democracia.

A organização coube ao GEAL - Museu da Lourinhã, ao qual me prendem laços afectivos e funcionais: mais do que o cargo (quase honorífico) que lá desempenho (como presidente da assembleia geral), o que me leva a deslocar-me até lá e a aceitar o convite para estar presentar, às 17h., na inauguração da exposição, é o poder prestar a minha homenagem ao trabalho de um pequeno grupo de gente generosa e competente (o Horácio, a Isabel, o Octávio, o Simão, o Rui, o Nuno, o Dário, a Marta, o Teles Antunes...), com o apoio da Câmara Municipal da Lourinhã, que quer mostrar aos deputados da nação e aos demais visitantes o que de melhor se faz em paleontologia em Portugal e o que se pode e deve fazer para motivar os jovens para a aventura da ciência, para o desafio da cultura, para a necessidade do estudo, para a defesa do património e do ambiente...

Houve já quem brincasse com a situação, parodiando o tema e dizendo que os verdadeiros dinossauros, os dinossauros excelentíssimos, já lá estão... Parece é que os nossos humoristas de serviço não ainda perceberam o significado que esta exposição tem, ao abrir também as portas da Assembleia da República à sociedade civil, aos cidadãos, à crianças e aos jovens e a coisas tão sérias e tão importantes como a paleontologia dos dinossauros... De qualquer modo, o humor é sempre saudável e, neste caso, está a conribuir também para divulgar o projecto (que é do GEAL, da Lourinhã, do Oeste, do País...) da criação de um futuro Parque Jurássico.

A referida exposição até patente ao público até 15 de Outubro próximo, no horário das 10 às 18h. A entrada é livre. O jornal "Público" consagrou hoje uma página inteira a esta exposição e aos vencedores do 4º Concurso Internacional de Ilustração de Dinossauros, organizada pelo GEAL.

Ao GEAL e à Assembleia da República, a minha chapelada!

Sem comentários: