11 março 2005

Humor com humor se paga - XXX: Deus e Mourinho

O Papa João Paulo II, a Irmã Lúcia e o Zé Mourinho morrem num desastre de avião e, pela ordem natural das coisas, são apresentados por São Pedro a Deus, Nosso Senhor.
Pergunta o Criador ao Chefe Máximo dos Católicos:
- Então, meu filho, para ti o que é que foi mais importante na tua vida lá em baixo ?
O Papa respondeu-lhe, com a voz trémula:
- A paz na terra entre os homens de boa vontade…
Deus simpatizou com o simpático velhinho, e convidou-o a ficar no Céu:
- Vem sentar-te aqui ao meu lado.

A seguir, interpelou a Irmã Lúcia sobre a sua longa vida de mistério e de clausura:
- E tu, minha filha, ainda tens mais algum segredo de Fátima para desvendar ?
- Não, meu Pai, antes de morrer já tinha deixado os papéis todos arrumados no convento, prontos a seguirem para a Torre do Tombo…
- Também gosto dessa resposta na ponta da língua, para uma velhinha como tu que teve o privilégio de conhecer a Virgem Maria…

Deus fitou, por fim, o Zé Mourinho que parecia não constar da sua base de dados… Algo provocatoriamente, o maior treinador de futebol do mundo desafiava o Criador, com um gesto quase obsceno, o dedo espetado na boca como se O quisesse mandar calar. Diz-lhe Deus, depois de São Pedro ter-Lhe segredado o nome:
- Então, qual é o teu problema, Zé Mourinho?
Ao que este retorquiu:
- Eu acho que TU... estás sentado no banco errado; é que esse, por acaso, é o...MEU!

PS - Este anedota só pode ter uma segunda leitura: os portugas são o povo mais igualitário do mundo, de tal maneira que não sequer admitem a hipótese (teórica) de haver, entre eles, um "primus inter pares", um primeiro entre iguais. No entanto, muito secretamente admiram (ou morrem de inveja por) um Zé Mourinho, um portuga que está a ter um grande sucesso na estranja, e para quem nem o céu parece constituir um limite...

Sem comentários: