© Virgínio Briote (20905)
1. Texto do Virgínio Briote, ex-comando e novo membro da nossa tertúlia:
Pelo que tenho visto o blogue-fora-nada continua com a mala aberta para os companheiros que passaram as passas da Guiné.
Conforme combinado, aqui vai o meu bilhete de identidade militar:
- Mobilizado para a Guiné em Dezembro de 1964
- Colocado, em rendição individual, na CCAV 489 (Cuntima), pertencente ao BCAV 490 (com sede em Farim)
- Cuntima (de Janeiro a Maio 1965)
- Admitido para o curso de comandos em Junho (1)
- Formação em Brá (Junho / Agosto de 1965)
- Constituição e Formação do grupo, formado por voluntários de várias unidades espalhadas pelo território (Setembro/Outubro de 1965)
- Actividade operacional (Outubro de 1965/Outubro de 1966): Óio (várias vezes), Suzana, Jolmete, Canjambari, Cuntima, Canquelifá, Buba ( várias vezes), Tite, Jabadá (a 1ª heliportagem de assalto na Guiné), Xitole, Barro, Bigene...
- Chegada da primeira Companhia de Comandos (3ª CCmds), formada em Lamego, com destino à Guiné em Junho de 1966 (2);
- Colocado no QG, de Novembro de 1966 a Janeiro de 1967;
- Regresso à Metrópole em 19 de Janeiro de 1967.
Envio, em anexo, algumas imagens daqueles tempos que podem ser disponibilizadas no blogue.
![](http://photos1.blogger.com/blogger/5480/250/320/Guine_Briote_32BR1.jpg)
© Virgínio Briote (2005)
Luís, para um melhor entendimento daqueles anos de 19665/66, tenciono enviar-te alguma informação escrita.
Mas, antes de disponibilizares isto no blogue, talvez seja indicado falarmos pessoalmente antes.
Um abraço,
vb
______
Notas de L.G.
(1) Os comandos na Guiné nasceram em finais de 1963 e princípios de 1964. Em Outubro de 1963, há um grupo de oficiais e sargentos, em serviço no Comando Territorial Independente da Guiné (CTIG) que vai a Angola (RMA) fazer a sua formação de comandos.
É a partir daqui que nasce o primeiro Grupo de Comandos da Guiné. Logo no iníco de 1964, partipa na famosa Op Tridente (14 de Janeiro a 24 de Março de 1964), nas Ilhas do Como, Caiar e Catunco, integrado nas forças à disposição do BCAV 490. O grupo recebe as insígnias de comando em 29 de Abril de 1964, em cerimónia pública realizada em Bissau.
Em Julho de 1964 inicia-se, em Brá, o 1º Curso de Comandos da Guiné, tendo-se constituído mais 3 grupos. Estes grupos foram utilziados em acções independentes ou integradas em operações dos batalhaões (Madina do Boé, Catió, Farim, Jabadá, Canjambari...).
O curso que o Briote frequentou terá sido o segundo, onde se formaram mais quatro grupos de comandos. A partir de 1 de Novembro de 1965, o Centro de Instrução de Comandos passou a constituir e a designar-se por Companhia de Comandos (CCmds), com sede em Brá. Participou em diversas operações nas regiões de Bula, Bigene, Pelundo, Guileje, entre outras. Esta CCmds é extinta com a mobilização e a chegada da primeira CCmds, formada em Lamego (a 3ª CCmds).
(2) Três anos depois, em Julho de 1969, é criado o Batalhão de Comandos da Guiné.
Fonte: Comandos: tropa de elite.
2. Resposta de L.G.:
Camarada Virgínio:
Espero poder ter a honra e o privilégio de tratar-te por tu... E espero que fiques à vontade para fazeres o mesmo comigo. Essa é, de resto, uma das poucas regras que temos na nossa tertúlia... Fico entusiasmo com a resposta rápida que deste, à comando, e sobretudo com a confiança que demonstra (em mim e no nosso blogue).
A documentação que nos envia é valiosa e merece, de facto, ser partilhada pelos nossos tertulianos e restante comunidade bloguística... Prometo abrir uma página só para ti e os teus comandos: de facto, as tropas especiais não tinham poiso certo...
Mas primeiro quero falar contigo, como sugeres. Dá-me um nº de tefefone teu (...). Um ciberabraço. L.G.
Sem comentários:
Enviar um comentário