26 novembro 2003

Portugas que merecem as nossas palmas – IV: Patrick Monteiro Barros e Jorge Sampaio

O primeiro, por ter ousado trazer para Lisboa-Cascais a organização da 32ª edição da Taça América (America Cup). O segundo, porque na hora de se saber que o vencedor fora a cidade de Valência, transmitiu ao resto dos portugas uma mensagem serena de reforço positivo da sua auto-estima e deu uma lição de pedagogia cívica: (i) não se pode ganhar sempre, mesmo lutando com valentia e inteligência; (ii) os portugas foram altamente profissionais (Patrick Monteiro Barros & Companhia Lda) na preparação desta candidatura; (iii) Lisboa-Cascais foi promovida e está na alta roda da aristocracia da vela; e, last but not the least, (iv) não há vencidos nem muito menos bodes expiatórios...

É lamentável que se insinue que a culpa é dos desgraçados dos pescadores que perderam um porto de abrigo e uma lota de pesca. Alguém soube negociar com eles numa perspectiva win-win, senhor ministro Arnault ? Foi feito um pacto de regime com o Sindicato dos Pescadores com vista a "ninguém meter a pata na poça" antes da decisão final sobre a cidade escolhida para organizar em 2007 a Taça América ?

Apesar de tudo, garante o Governo, a reconversão da zona ribeirinha de Lisboa-Oeiras vai prosseguir. Oxalá, dizem os mouros.

Sem comentários: