04 janeiro 2004

Humor com humor se paga - XVI: E se os Reis Magos fossem.. Elas ?

Se os Reis Magos fossem elas (Rainhas Magas...), é possível que o curso da história tivesse sido outro... Este é um chiste machista que me mandou um amigo do país vizinho. Circula na Net e está a fazer algum sucesso nesta Navidad (que, como sabem, para os espanhóis corresponde à festa dos Reis Magos e não propriamente ao dia de Natal).



Transcrevo-a aqui, sem retoques, e ofereço-a como um regalo às minhas ciberamigas do peito, ainda no rescaldo desta maravilhosa (ou hipócrita, conforme o ponto de vista) quadra festiva que é constituída pelas miniférias de Natal e Ano Novo. Uma quadra em que o nosso PIB, se não aumentou de valor, pelo menos terá aumentado... de peso. Façam as contas: os portugas engordaram, no mínimo, 5 mil toneladas ou 5 milhões de quilos (meio quilo por portuga só na Consoada!).



Contradizendo a teoria da depressão colectiva, os portugas afinal não se suicidaram em massa: uns (talvez os mais privilegiados) foram para a neve ou para as praias do nordeste brasileiro (neve e Brasil estão agora na moda); outros (a grande maioria, como eu) matou saudades da santa terrinha e enfartou-se de batatas, pencas, bacalhau, aletria, rabanadas, filhós, sonhos e mil e um outros docinhos tradicionais. A factura paga-se mais tarde: como diz o Zé Portuga, "vale o mal que faz pelo bem que sabe"...



Não sou economista para saber o que é que isto pode eventualmente representar em termos de produto interno bruto.... Seguramente que representa muito, em termos valor acrescentado bruto (VAB) à massa corporal nacional (MCN)...



Foi talvez por isso que eu estranhei, hoje, de manhã, num domingo de sol radioso, tanta gente, em grupo, bem equipada, motivada e optimista, a fazer o seu jogging ou o seu cicloturismo no Parque Florestal de Monsanto... Os portugas são uma das minorias étnicas em vias de extinção que não me param de surpreender há mais de meio século!



Fazendo jus ao provérbio Ano novo, vida nova, muitos portugas terão feito a si próprios as habituais promessas de mudança de vida, ao comerem as doze passas correspondentes às doze badaladas da última meia noite do ano de 2003. Promessas do género: "Vou deixar de fumar", "vou passar a cuidar mais da minha saúde", "vou fazer exercício", "vou declarar o meu amor por ela", "vou ser feliz", "vou ser assertivo", "vou ser optimista", "vou ser mais amigo do meu chefe", "vou deixar de dar porrada na minha mulher", "vou deixar de ser pedófilo", "vou deixar de ouvir música pimba", "vou ser um caso de sucesso", etc. A mim só me apetece comentar: Grandes portugas que bem mereciam outros Reis Magos!



Correspondendo aos meus votos de Feliz e Próspero Ano Novo (ver post de 31 de Dezembro de 2003), houve um aluno meu, Hélio P., que me mandou este bocado de lucidíssima prosa (existencialista):



"Que o blogador não desespere!... Afinal o Sísifo anda a rolar a pedra há pelo menos 4500 milhões de anos, e ainda não foi despenalizado pelo(s) criador(es)...É o velho estigma dos lusitanos: vêem a vida constantemente perturbada por uma transcendência impossível em que nem sequer acreditam... Mas enfim... que Criador poderá perdoar a um país que começa com o filho a bater na mãe?! ... Bom 2004... e seguintes... e que ninguém se magoe a sério ao cair de 1 cm mais alto"...



Grande Hélio, portuga dos quatro costados! Eu tinha sugerido, timidamente, em subir 1 cm a fasquia das nossas expectativas, individuais e colectivas... Se calhar fui muito pouco ambicioso!



_____________



¿Qué hubiera sucedido si en lugar de 3 Reyes Magos, hubieran sido 3 Reinas Magas?



- Ellas habrían pedido ayuda para llegar.

- Habrían llegado a tiempo.

- Habrían ayudado en el parto.

- Habrían hecho una limpieza en el establo.

- Habrían llevado regalos útiles.

- Habrían llevado una comidita.



Pero... ¿qué hubieran dicho al salir de allí? Tan pronto hubieran salido dirían...



- ¿Vieron las sandalias que María estaba usando con aquella túnica?

- El niño no se parece a José.

- ¿Cómo es que ella puede dejar todos aquellos animales dentro de la casa?

- Y el burro que ellos tienen está bastante acabado...

- Yo sólo quiero ver, cuándo ella te va a devolver la cazuela, que le llevaste con el macarrón.

- Me dijeron que José está desempleado...

- Virgen que caramba! Yo me acuerdo muy bien de ella, en la época del colegio!

Sem comentários: