05 janeiro 2004

Humor com humor se paga - XVII: A reposição da verdade a propósito dos Reis Magos

Comentário de Hélio Pereira a propósito do meu primeiro post do Novo Ano:



Como estamos nos Reis, há que repor a verdade histórica... Direito por linhas tortas escreve por vezes o blogador: de facto, os visitadores eram mulheres, a saber, (i) Crucha de Mael, bela, inteligente, superioridade no porte, mas que não sabia resistir às paixões; (ii) Semiramis de Babilónia e (iii) Pentesileia, rainha das Amazonas.



A primeira tinha dois chifres na testa, que dissimulava com abundantes caracóis da sua cabeleira dourada; a segunda tem um olho azul e outro preto, o pescoço ligeiramente inclinado para a esquerda como o de Alexandre da Macedónia (ou Youssef J. da equipa nacional de andebol da Tunísia); a ultima tem seis dedos na mão esquerda e uma cabecinha de macaco por baixo do umbigo.



As três têm em comum o porte majestoso e o trato afável. São magníficas nos dispêndios, mas nem sempre sabem submeter a razão ao desejo. Foram elas convidadas pela filha rebelde de Herodes, Salomé, a estar presentes na gruta, não devido aos atributos citados, mas sim devido à sua voluntariedade de carácter transitório, tão bem descrita por nuestro hermano.



Com efeito, naquele tempo já a mulher era uma armadilha habilmente montada, sendo o seu delicioso atractivo exercido mais poderosamente à distância: representava assim a primeira tentação.



Não esqueçamos porém que a filosofia predominante na altura era a Aristotélica (ou Aristoteliana, segundo alguns exegetas), pelo que não se podia contar a história no feminino... De facto o feminino era considerado um erro ou mesmo um equívoco da Natureza... Daí a versão barbuda dos visitadores [os Reis Magos] que chegou até aos nossos dias.



Espero ter contribuído para a reposição da verdade,seja ela qual for.



Boa saúde, bom trabalho, bom Dia de Reis!



Hélio Pereira

Sem comentários: