10 março 2005

Socio(b)logia - XIV: Um médico para Diamantino ou os problemas da (e)terna comunicação global


1.
Tenho uma página na Net, o que me permite, ilusoriamente talvez, vencer as barreiras físicas que separam os falantes da língua portuguesa. É o caso, por exemplo, dos brasileiros, que de vez em quando me contactam, por uma razão ou outra. A verdade é que eu nunca fui ao Brasil nem nunca mandei um postal a ninguém do Novo Mundo. Ontem recebi um curioso e-mail, no qual sou confundido com: (i) médico; (ii) médico de família; e (iii) candidato a um lugar nos serviços de saúde de um município do Estado do Mato Grosso (para mim, fica no Cu de Judas, sem ofensa para os habitantes da dita terra). Transcrevo a mensagem, na esperança de pelo menos encontrar-lhe o destinatário certo:


2. Cópia de mensagem por e-mail que acabo de ler na minha caixa de correio:

"From: Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino [saude@diamantino.mt.gov.br]
"Sent: qua 2005-03-09 17:58
"To: Luís Graça
"Subject: contratação urgente medicos saude da familia Diamantino-MT


"Prezado Dr, vimos o seu curriculum na internet, por isso resolvemos contactá-lo. O nosso município de Diamantino - MT [Mato Grosso] está precisando com urgência de médicos para trabalhar em Equipes de Saúde da Família. Salário bruto 7.200,00 descontando 27% de imposto de renda. Também pagamos o 13º salário e liberamos para férias. Dispomos apenas de 01 hospital particular no qual os médicos dão plantão. Caso tenha interesse, por gentileza entrar em contato por telefone ou por e-mail. Por gentileza divulgar esta informação junto aos seus colegas de trabalho.

"atenciosamente,


"Cristhiane Duarte, Enfermeira".



3. Acabo de responder ao citado e-mail:

"Minha cara amiga Christiane: Recebi a sua mensagem. Vejo que conhece a minha página na Net e até o meu currículo (http://www.ensp.unl.pt/luis.graca/). Acontece que não sou médico, e vivo a milhares de quilómetros de distância do seu município, no outro lado do Atlântico, no Velho Mundo, na Eurolândia… Mesmo assim apreciei e divulguei a sua mensagem. Boa sorte para o seu esforço de encontrar um médico que possa fazer um bom trabalho no seu serviço de saúde. A propósito, onde fica Diamantino ?

"Veja o meu blogue: http://blogueforanada.blogspot.com/

"Boa saúde, bom trabalho!
Luís Graça."

Sem comentários: