13 outubro 2005

Guiné 63/74 - CCXXXIX: CART 1525, Os Falcões (Bissorã, 1966/67)

"Passou muita água sob a ponte para a Outra Banda e os peixes que o Carlos Fortunato lá pescou eram, pelo menos, os tetranetos dos que eu lá pesquei" (Rogério Freire, 2005).



1. Acabo de receber notícias de mais camaradas que estiveram na Guiné, e mais precisamente em Bissorã... Estes é que são mesmo velhinhos (1966/67), camaradas!... Aqui fica mensagem:


"Dei com o seu site por acaso e nunca me tinha passado pela cabeça que pudesse haver tanta informação disponível sobre a nossa Guiné e sobre Bissorã.

Já anteriormente tinha encontrado o site dos Leões Negros [CCAÇ 13, Bissorã e outros sítios da Região do Cacheu, 1969/71] que muito apreciei.

É com muito prazer que o informo de mais um site de ex-camaradas ligados à Guiné e a Bissorã: Os Falcões - a Companhia de Artilharia 1525 que esteve em Bissorã em 1966 e 1967, um par de anos antes de si...

Pois é, passou muita água sob a ponte para a Outra Banda e os peixes que o Carlos Fortunato lá pescou eram, pelo menos, os tetranetos dos que eu lá pesquei.

Convido-o a visitar a nossa página: Os Falcões - Companhia de Artilharia 1525, Bissorã (1966/67)... Informo-o de que foi com muito prazer que incluimos o seu link no nosso site. Não soube bem como caracterizar o site , por isso se tiver a oportunidade de me dar uma opinião ficar-lhe-ei agradecido.

Vamos ter a nossa reunião anual no próximo dia 12 de Novembro, na Mealhada, e nela irei fazer referência à vossa página e incentivar o nosso pessoal a visitar-vos.

Se puder ser útil de alguma forma, é só dizer.

Um abraço

Rogério Freire

2. Comentário de L.G.:

Camarada Rogério e camarigos (=camaradas & amigso de tertúlia):

Mas que bela surpresa! Ainda não tinha apanhado o vosso sítio... Os meus parabéns por manteres a companhia... operacional! Recordar é viver, e tu estás ajudar os teus camaradas a viver, mais e melhor...

Devo dizer que fiquei impressionado com o curriclum vitae dos Falcões: nada menos do que 10 (dez) cruzes de guerra!... E manga de ronco, pessoal, lá para os lados do Morés (mítico, no nosso tempo, 1969/71), Iracunda, Cambajo, Jugudul, Iarom, Bará, Quéré, Biambe, Conjogude, Uenquen, Tiligi, Rua...

Os Falcões eram mesmo uns verdadeiros... predadores. Vejam só o material capturado por eles naquele tempo (o que para uma companhia de artilharia é obra!):

52 armas (incluindo metralhadores, ligeiras e pesadas);

39 granadas de morteiro;

33 granadas de canhão s/r;

14 granadas de LGF

10 minas (a/c e a/p)

15 granada de mão,

7000 munições, mais documentos, medicamentos, etc.

Só não sei quantas baixas tiveram: não consigo abrir o respectivo link...

Um correcção: (i) Rogério, este blogue já não é do Luís Graça, é da nossa caserna, uma caserna tão grande e tão bonita onde cabem todos os que fizeram a guerra da Guiné, de 1963 a 1974, independentemente da bandeira que defendiam e da arma que empunhavam! E essa é a única razão por que nos tratamos por tu e por camaradas, do coronel ao soldado, mesmo que a maior parte de nós nunca se tenha encontrado (ou conhecido pessoalmente), nem ontem nem hoje...

Um convite: (ii) Rogério, tu és bem-vimdo a esta tertúlia. Peço-te que faças a ponte com os restantes camaradas Falcões e com a malta de 1966/67. Vamos também pôr os Falcões na nossa lista de endereços. Creio que não temos ninguém de 1966... Comparado contigo e os restantes falcões, somos uns periquitos... Eu, Luís Graça, sou de 1969/71, pertenci à CCAÇ 12 (uma unidade de intervenção africana) e actuei na zona leste. Não conheço Bissorã. O Carlos, dos "leões negros", esse é que esteve lá. Somos da mesma fornada, viajámos no mesmo barco, o N/M Niassa.. Ele também é membro desta tertúlia, recebendo por isso os e-mails que mandamos uns aos outros... Vai mandando notícias: se quiseres, manda uma foto tua, do tempo da Guiné e outra de agora... Talvez para o ano possamos ir à Guiné... Já começamos a estabelecer contactos com malta que está lá (Paulo Salgado, Jorge Neto)...

Sem comentários: