11 outubro 2005

Guiné 63/74 - CCXXXVII: CCAÇ 2366, Jolmete (1968/70)

Guiné-Bissau > O Rio Cacheu, margem sul. Em frente, Farim. 1996.

© Humberto Reis(2005)


1. O Vasco Andrade (também conhecido no tempo da tropa por "cabo maluco", a expressão é dele próprio) contactou a nossa tertúlia, a mim e ao João Tunes, mandando-nos a seguinte mensagem:

"Camaradas, preciso de encontrar um grande amigo meu que esteve na Guiné, em Jolmete (1) nos anos de 68, 69 e 70, chamado António Manuel Feio, pertencente à Companhia [de Caçadores] 2366, os 'Periquitos atrevidos'... Digam-me também se conhecem algum algum site em que eu possa pesquisar o contacto dele e de outros camaradas. Muito agradecido"

Vasco Andrade


2. Resposta da tertúlia:

(i) No ponto de encontro da ADFA - Associação dos Deficientes das Forças Armadas há uma referência à CCAÇ 2366 – BCAÇ 2845 (Guiné) > "Convívio na Mealhada. Contacto - Albino Silva: 96 329 78 04".

(ii) No livro de visitas do sítio dos Kimbas (Companhia de Cavalaria 3378, Olossato, Brá, Safim e João Landim, 1971/73 ) foi encontrada uma mensagem do Alfredo Gaspar, com data de 2 de Outubro de 2002:

"Fui furriel miliciano na CCAÇ 2366 - Periquitos Atrevidos. Estive na Guiné entre 1968/1970. Em Jolmete. Um grande abraço. Hoje vou inscrever-me na Associação".

Infelizmente o Gaspar não deixou nenhum endereço de e-mail, endereço postal ou nº de telefone. Nem disse em que associação se ia inscrever: presumo que seja a Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra, com sede em Braga.

__________

(1) Jolmete fica a nordeste de Teixeira Pinto / Canchungo, acima do Pelundo, junto ao Rio Cacheu, antes de Farim. Vejam a nossa carta da Guiné, velhinha, já com 40 anos... Eu nunca aprendi tanta geografia da Guiné, como agora. L.G.

1 comentário:

Ernesto Marques disse...

Ola a todos os Combatentes da Guine, sou o Soldado de transmissões, Ernesto Marques, da Cº de Caçadores3306,estivemos em Jolmete em 1970/72, quero enviar um forte abraço a todos os excolegas da referida companhia, e atodos os combatentes em geral, um abraço especial para quem criou e mantem este blogue.
Ernesto Marques