18 maio 2004

Humor com humor se paga - XXVI: A poliglota do Euro 2004

Car@s ciberamig@s:

1. Apresento-vos a mulher virtual que fala bué de línguas! Foi contratada pelo Ministério da Educação para melhorar as competências (linguísticas) dos portugas... A rapariga despacha tudo o que é língua indo-europeia: português, espanhol, catalão, francês, italiano, inglês, alemão, sueco e até grego!!!

A nossa amiga Amália (em Lisboa), Gabriela (no Rio de Janeiro), Carmen (em Madrid), Juliette (em Paris), etc. vai-nos ser particularmente útil como babá dos mais pequenos durante a época de euforia que se aproxima e que nos prometem como momento único de felicidade colectiva, de reencontro com a grandeza da nossa história, de redescoberta do orgulho de ser portuga (... refiro-me a essa coisa do Euro 2004).

2. Vocês já realizaram (como se diz agora em bom português do Séc. XXI) o que as nossas criancinhas podem aprender com esta baby-sitter poliglota enquanto a gente andar por aí a curtir a paixão do Euro 2004 ? Não será seguramente o meu caso, de resto atípico: eu prefiro melhorar o meu sueco nas longas quentes noites de Junho que se avizinham, sempre tenho uma (má) desculpa por não alinhar com a maioria de 2/3 dos portugas que investem as suas economias (psicológicas, afectivas, emocionais, intelectuais e até monetárias...) nos resultados aleatórios de uma bola que nem sempre é redonda... Eu por mim, não vou desperdiçar esta excelente iniciativa do nosso Ministro da Educação: tenho muita consideração pelo esforço financeiro que o contribuinte portuga está a fazer para melhorar o nosso capital humano, individual e colectivo...

3. Instruções:

Cliquem no endereço abaixo e façam o seguinte:

(i) Escolham o idioma (por ex., Portuguese = Português, como devem saber os diplomados pelo Cambridge School do Casal de São Brás)

(ii) Escolham o sotaque (no caso do português, o European = Europeu ou o Brazilian = Brasileiro)... Espero que o próximo modelo, mais aperfeiçoada, já traga o português de Angola (que é, de resto, excelente, eu diria até que é o português mais correcto que se fala em todo o mundo!), para além do do português que se fala em tantas outras paragens como, por exemplo, Cabo Verde ou Moçambique (onde pontifica uma dos maiores criadores da nossa língua, o Mia Couto);

(iii) Escrevam uma palavra ou um pequeno texto no campo do lado esquerdo (cuidado com os cês cedilhados e os acentos... há vezes é preferível escrever tal como se fala em português; podem escrever o que vos apetecer porque a nossa poliglota tem seis meses de treino intensivo, no famoso verão do Algarve: Quinta do Lago, Albufeira, Praia dos Tomates, um grande currículo!).

(iv) Cliquem no botão "Say It!" e aguardem o resultado (... às vezes é preciso ter um pouco de paciência, ela engasga-se mas garanto-vos que nunca cora como eu...).

Post scriptum - É o máximo! Divirtam-se! Soltem os vossos talentos em matéria de língua !

Muito importante: é conveniente que o vosso computador tenha sistema de ... som.

http://vhost.oddcast.com/vhost_minisite/demos/tts/tts_example.html

Sem comentários: