22 julho 2005

Guiné 63/74 - CXV: Bibliografia de uma guerra (7)

Os textos, de diversos autores, que temos vindo a inserir no blogue, reportam-se à experiência de guerra da Guiné, a qual decorreu entre 1963 e 1974 (11 anos)... Faz, pois, todo o sentido, alterarmos o nosso o título inicial "Guiné 69/71" (a época em que eu e a malta da CCAÇ 12 estivemos lá) para Guiné 63/74 (um período de tempo mais abrangente, onde cabemos todos, a velhice e os periquitos...).

Continuamos a publicar sugestões bibliográficas do Jorge Santos, que é autor de uma excelente página sobre a guerra colonial e nosso muito estimado companheiro de tertúlia (foi fuzileiro naval no Niassa, em Moçambique). L.G.

TÍTULO: Os Heróis e o Medo
AUTOR: Magalhães Pinto
EDITORA: Âncora
ANO: 2003

Nota sobre o autor:

Magalhães Pinto nasceu no Porto. Economista por formação académica tem, contudo, na escrita, a sua paixão. Magalhães Pinto publicou Belmiro - História de Uma Vida (editora: Âncora, 2001), que relata com rigor a vida privada e o percurso essencial do empresário Belmiro de Azevedo, de quem é amigo pessoal (trata-se de uma biografia autorizada pelo próprio). Em Os Heróis e o Medo, o seu segundo romance, Magalhães Pinto revisita a guerra colonial que ele viveu, no seu período crítico, na Guiné.


RESUMO: "Não há heróis sem medo. A heroicidade não se mede pelo número de adversários mortos. Há outra heroicidade na capacidade de guardar, no meio da tragédia que é a guerra, um profundo sentido de humanidade, de solidariedade, de ausência total de racismo. Há uma outra heroicidade na capacidade de não deixar que o medo abafe a noção de que em ambos os lados de uma arma estão seres humanos. É dessa heroicidade e desse medo que aqui se fala". (Apresentação da editora).

Sem comentários: