15 agosto 2005

Guiné 63/74 - CLXXI: Saltinho, 1971/74... United States of America, 2005

1. Mensagem acabada de receber na caixa de correio de L.G. (15 de Agosto de 2005, 23.24 h)

Estimado Luis Graça:

O meu nome é Joaquim Guimarães, sou residente nos Estados Unidos e ex-combatente da Guiné. Estive no Saltinho nos anos de 1971 a 74.

A informação do seu endereco foi-me dada pelo meu amigo de adolescência e também ex-militar na Guiné, o Luís Carvalhido [vd. Tertúlia dos ex-combatentes da Guiné].

Quando recebi o correio do Luis há uns tempos atrás fiquei "vazio" , não sabemdo bem como reagir ao aceder á página da Tertúlia de ex-combatentes da Guiné (1963/74).

O meu primeiro impulso foi enviar a notícia para os meus primos na França e Alemanha para saber como é que eles reagiriam a este extraordinário agrupamento de memórias. Até me recordei de coisas que estavam esquecidas há mais de trinta anos!

Um muito obrigado e parabéns pela maneira como tudo isto está organizado. Desde já pedia-lhe o favor de acrescentar mais um nome à sua lista e de me manter actualizado.

As fotos tiradas recentemente no Saltinho são as mesmas imagens tiradas em 71.
Tenho fotos e histórias que quero contar. Até lá os meus maiores desejos de saúde e felicidades.

Guimarães (...mas sou natural de Viana do Castelo)

2. Resposta de L.G.:

Meu caro Joaquim Guimarães:

Só podes ser bem vindo a esta tertúlia. Passas a fazer parte deste grupo de camaradas (e amigos), com todo o mérito. Além disso, sentimo-nos honrados com a tua mensagem. És um português da diáspora, que não esquece a sua terra, as suas raízes. O facto de teres andado pelos mesmos sítios por onde nós andámos, nas difíceis condições da guerra da Guiné, vem reforçar o nosso sentimento de grupo.

Logo que eu possa, farei a inclusão do teu nome na nossa tertúlia. Mas a partir deste momento podes comunicar, por e-mail, com todos amigos e camaradas da tertúlia, alguns dos quais já conheces como é o caso do Luís Carvalhido. Ele já me tinha falado em ti.

Fica ao teu critério mandares-me duas fotos para pôr na nossa fotogaleria: uma do tempo da Guiné e outra mais recente. E já agora diz-me, se assim o entenderes, qual era o teu posto e especialidade, a tua companhia (e eventualmente o teu batalhão), qual foi a tua unidade mobilizadora, onde vives e trabalhas nos EUA...

Ficamos à espera também das tuas fotos e das tuas estórias do Saltinho. Como vês, ainda não temos uma página só dedicada ao Saltinho. Neste momento, temos uma página conjunta sobre o Xitole e o Saltinho. Mas pode justificar-se, se houver suficiente material documental, a criação de uma página só dedicada ao Saltinho.

A propósito, conheces a página, não oficial, dos Rangers, elaborada pelo Ranger Eusébio (do Centro de Instrução de Operações Especiais, Lamego) ? Ele esteve seguramente contigo no Saltinho na mesma altura. Possivelmente vocês eram da mesma unidade. Ele tem imagens da Guiné que seguramente tu vais gostar de ver.

PS - Como vês, na nossa tertúlia, entre ex-camaradas da Guiné, tratamo-nos por tu. Aqui entre nós, não deve haver barreiras nem fronteiras, nem as de ontem nem as de hoje. Vai dando notícias. E divulga a nossa tertúlia. Boa sorte, amigo e camarada.

3. Cópia do e-mail, enviado posteriormente pelo Sousa de Castro ao nosso novo tertuliano:

Caro amigo. Olhando para a data em que estiveste na Guiné e na referida zona, leva-me a crer que pertenceste ao BART 3872, certo? Eu chamo-me António Castro, sou de Vila Fria, Viana do Castelo e pertenci ao BART 3873, na mesma época. Fala-nos algo sobre a tua companhia e também de recordações cpm que nos queiras presentear.

Sous de Castro

4. Resposta do Joaquim Guimarães:

Caro António:

(...) Obrigado pelo teu e-mail. Sim, estás certo, fiz parte do Batalhão 3872, pertenci à CCAÇ 3490, localizada no Saltinho e também num destacamento bem perto de Galomaro onde era a CCS.

A maior parte do meu tempo de Guiné foi passado na escola, pois eu fui o professor do posto escolar do Saltinho. Só de vez em quando, por óptimo comportamento, fazia umas emboscadas aqui ou ali. Mas sofri do mesmo [que os outros camaradas], as mesmas angústias, o mesmo pânico, o mesmo medo, as mesmas lágrimas e as mesmas alegrias.

Tenho histórias para contar e fotos para mandar. Fui apanhado desprevenido e ainda não me recompuz da alegria que tenho de poder gritar liberdade e poder expor o que sinto, o que senti. Em breve terás notícias do Saltinho e de mim.

És de Vila Fria, bem pertinho de Viana, até por graça somos capazes de nos conhecer. Como toda a malta daqueles tempos, trabalhei nos estaleiros [navais de Viana do Castelo], era mecânico. A oficina era por de trás da Igreja de N. Sra. da Agonia. Frequentei a Escola Industrial à noite até ao 5º ano antes de ir para soldado. Outra coisa: namorei todas as moças de Viana (pergunta ao Carvalhido)

E de momento é tudo. Obrigado por teres entrado em contacto comigo. Para o ano, se Deus quiser, ainda nos vamos encontrar.

Sem comentários: