16 agosto 2005

Guiné 63/74 - CLXXIV: CCAÇ 13 - Os Leões Negros, página de Carlos Fortunato

1. Texto do Carlos Fortunato:

Como ex-combatente da Guiné (ex-furriel miliciano, CCAÇ 13, Bolama, Bissorã, Binar, Encheia, Biambi, 1969/71), venho deixar aqui uma breve nota sobre o site que elaborei sobre a Guiné.

O site CCAÇ 13 -Os Leões Negros: Memórias da Guerra na Guiné (1969/71) é um repositório de alguns dos momentos vividos pela CCAÇ 13, companhia constituída por balantas, enquadrados por oficiais, furriéis, cabos e especialistas vindos da metrópole, que os treinaram e depois conduziram em operações, nomeadamente no seu chão.

Um Grupo de Combate da CCAÇ 13. © Carlos Fortunao (2005).

Em narrativas curtas, contam-se algumas das acções que ocorreram neste período, tentando dar uma imagem do que era a guerra na Guiné, não esquecendo o contributo dos soldados africanos nem o seu abandono.

A CCAÇ 13 era uma companhia de intervenção e, como tal, passou o seu tempo saltitando de um lado para o outro em operações. O site descreve alguns dos eventos, que se passaram quando da sua passagem por Bissau, Bolama, Bissorã, Binar, Biambi, e Encheia, que incluíram uma visita ao pelo mítico Morés, e a deslocação a Bissau para participarem na famosa Operação Mar Verde.

Sempre documentado com fotos e curiosidades, umas vezes com humor, outras com mágoa, é um site que procura dar o seu pequeno contributo, para a constituição da nossa memória colectiva, e para que a verdade seja consolidada. Este site é actualizado anualmente.

Lista dos títulos dos artigos do site:

Bissau
Um mundo diferente
A boneca de osso
A invasão da Guiné Conackry (Operação Mar Verde)
A 13ª Companhia de Comandos

Bolama
A ilha de Bolama
O desembarque do dia "D"
Os felupes e os balantas
Realizando o impossível
Quem é melhor ? Manjaco, manjaco, manjaco
Inimigo à vista

Bissorã
A vila de Bissorã
A defesa de Bissorã
A equipa maravilha
O morto mata 4
Visita ao QG do PAIGC no Morés
Curiosidades sobre algum material capturado ao PAIGC
O ataques da bicharada
Presentes de guerra
Fotografando o inimigo

Binar
O quartel de Binar
Ataque a Binar
Os construtores de quartéis
Cubano capturado nos arredores de Binar
A morte vem de avião
Os periquitos

Encheia
A localidade de Encheia
O falso abrigo

Biambi
O quartel de Biambi
A "conquista" do Queré
A velhinha e o galo
Ataque ao Biambi
Os comandos do PAIGC
A morte dos 3 majores

Carlos Fortunato

2. Comentário de L.G., enviado à malta da tertúlia:

Amigos & Camaradas de Tertúlia da Guiné:

O Carlos Fortunato, que pertence à nossa tertúlia, acabou de rever e actualizar a sua página, que é uma das poucas que existem na Net só sobre uma unidade de intervenção que tenha operada no teatro de operações da Guiné, durante a guerra colonial (1963/74). A página abre com uma conhecida música dos Beach Boys (lembram-se deles ?)... I get around é uma forma bastante feliz de descrever as andanças ou a errância da CCAÇ 13.

As estórias do Carlos estão bem contadas, são simples, coloquiais… Até acho que dariam para desenvolver um pouco mais… Faltam talvez links para fazer melhor a articulação entre as diversas partes do texto… Mas isto são pequenos aspectos a rever na próxima actualização. Outra coisa: arranja um mapa da região, para o visitante se localizar melhor…

Também já disse ao Carlos que gostei muito de ler as suas observações sobre os balantas e os felupes… Infelizmente, eu não tive o privilégio de conviver, como ele, com estes dois grupos étnicos. Tínhamos (falo do Sector L1 e da CCAÇ 12) população balanta, mas era-nos hostil… E o único felupe que eu conheci, era pouco recomendável…

Amigos & camaradas, façam o favor de visitar a página do Carlos, de a divulgar e dar o respectivo feedback ao webmaster. É muito importante, como incentivo e reforço da motivação do autor. Ele tinha-nos prometido mandar um resumo para o blogue e aqui está. Também está a elaborar uam página sobre Bissorã, onde a CCAÇ 13 passou mais tempo. Mas, para já, os meus parabéns pelo esforço que ele fez, nesta tarefa comum de reconstruir o puzzle da guerra da Guiné.

O Carlos joga em casa: é especialista em Sistemas de Informação, Sistemas de Gestão da Qualidade e Web Design... Se precisarem dos serviços dele, de certo ele vos dará uma mãozinha... Não se esqueçam que estamos todos a aprender coisas novas, a falar uma nova linguagem, a comunicar de uma maneira que era impensável no tempo que andávamos por Bissorã, Geba, Cantacunda, Barro, Cansissé, Bambadinca, Xitole ou Xime.

3. Vê-se que o Carlos Fortunato continua a ter uma grande admiração tanto pelos balantas como pelos felupes. Diz ele há dias numa das últimas mensagens:

"Os felupes devem ser os mais extraordinários guerreiros da Guiné, o alferes que me deu o curso de minas e armadilhas esteve com eles no mato, e contava que eram uma coisa incrível. O felupe que ia sempre à frente chamava-se Cowboy, e por vezes parava e dizia está ali uma mina, ali outra e ali outra. E estavam mesmo!...

"Fizemos uma pequena competição de luta corpo a corpo entre balantas e felupes, e os balantas não ganharam uma luta ... ".

Sem comentários: