07 setembro 2005

Guiné 63/74 - CLXXX: Teixeira Pinto ou Canchungo ?

1. Texto do Afonso M.F. Sousa:

Hoje existem duas localidades Canchungo e ambas na região do Cacheu. Uma delas corresponde à antiga Teixeira Pinto (população 100% manjaca, chão manjaco, população 9.000 habitantes, num raio de 7 Km (*). Altitude 25m. De Canchungo a Pelundo: 9,4 Km

A outra Canchungo localiza-se mais a Norte (margem direita do Rio Cacheu), junto à fronteira com o Senegal (10.900 habitantes - num raio de 7 Km). Altitude 17m.

Afinal descubro agora [através do Travelpost.com] que existem três localidades "Canchungo" e uma "Canchungozinho".
_____

(*) Só na vila: à volta de 6.300 pessoas.


2. Texto do A. Marques Lopes:

É tendência nossa, quando nos referimos a Teixeira Pinto, dizer "agora Canchungo". Descobri, recentemente, que estaria mais certo dizermos "novamente Canchungo".

Fonte: Carreira (1947).

É que o nome daquela terra da Guiné chamou-se Canchungo desde os tempos mais remotos. Assim é referida em alguns livros em meu poder quando narram as campanhas do capitão João Teixeira Pinto de 1912 a 1915. Nomeadamente em "A Guiné Através da História", da autoria do Coronel Leite de Magalhães, publicado pela Editorial Cosmos com o nº 34 da sua colecção Cadernos Coloniais (sem indicação de data de publicação), e em "História da Guiné - Portugueses e Africanos na Senegâmbia, 1841-1936", de René Pélissier, publicado pela Editorial Estampa em 1997 (dois volumes).

A imagem que vos envio é retirada de um mapa inserto no livro "Vida Social dos Manjacos", de António Carreira, editado pelo Centro de Estudos da Guiné Portuguesa em 1947. António Carreira foi, nessa altura, administrador da circunscrição de Cacheu, à qual pertencia a povoação de Canchungo.

Mais tarde, ainda não descobri quando, é que foi dado a Canchungo o nome do "pacificador" Teixeira Pinto (que acabou por morrer no combate de Negonamo, em Moçambique, quando continuava a "pacificar").

Os guineenses, natural e logicamente, baniram o nome de Teixeira Pinto e repuseram o nome original da povoação.

Marques Lopes

Sem comentários: