14 dezembro 2005

Guiné 63/74 - CCCLXVII: Guileje, terra de fé e de coragem


Guiné> Guileje > Capela existente no tempo da CART 1613 (Junho de 1967/Maio de 1968).

Foto de José Neto, capitão reformado, cedida à AD - Acção para o Desenvolvimento, e enviada à nossa tertúlia pelo Pepito (2005).



Amigos & camaradas:


Chegam-nos novos documentos sobre o mítico aquartelamento de Guileje que, já no meu tempo (1969/71), na zona leste, era cantado pelos nossos soldados, a par de Gadamael... Contavam-se estórias, reais ou imaginárias, de fé e de coragem, dos nossos camaradas que aguentavam a frente sul... É pena terem-se perdido as letras dessas canções e o teor dos boatos e das notícias que nos chegavam, a Bissau, a Bambadinca, a Bafatá.


Guiné-Bissau > Guileje > 2004.
Restos de uma lápide, que pertencia à capela do aquartelamento, e onde se faz referência aos gringos açorianos (CCAÇ 3477, Dez 1971/Dez 1972; ou CCAV 8350, Dez 1972/Mai 1973 ?).

"Santo Cristo dos Milagres
Nesta capelinha oramos
Para sempre sorte dares
Aos Gringos Açorianos"

© Francisco Allen (2005)

O Albano Costa, que esteve no norte, em Guidage, mandou-nos fotos do sul, de Guileje:

"Aqui vão mais umas fotos com a devida autorização do autor, foram tiradas em 2004, aquando de mais uma ida, entre muitas, à Guiné pelo nosso amigo Francisco Allen, espero que sejam úteis para a reconstrução do destacamento".

Guiné > Guileje > 2004 > Restos de granadas de obus 14 cm

© Francisco Allen (2005)


O Francisco Allen é amigo do Albano e, pelo que sei, é fã da Guiné-Bissau. Pertenceu à CCAÇ 2381 (Empada, 1968/70). Publicamos hoje algumas das fotos que ele nos mandou, por intermédio do Albano. Faço votos para que ele aceite a minha proposta para percenter à nossa tertúlia, proposta essa que lhe dirigi através do Albano.

O Pepito, por sua vez, envia-nos "uma foto com uma nova placa que desenterrámos junto à antiga capela", a par de "uma foto do Capitão Zé Neto, com a capela [de Guiledje] ainda inteira"... Recorde-se que a unidade do Zé Neto, na altura, 2ºsargento, era a CART 1613 (Jun 1967/Mai 1968).

Guiné > Guileje > 2005 > Lápide encontrada sob os escombros do antigo aquartelamento, e que pertencia à capelinha. Nela há os seguintes dizeres, gravados:

"A Ti, Deus Único E Senhor
Da Terra, Oferecemos Estas
Gotas De Suor Que Nos
Sobrararam da Luta Pela
Tua Palavra Eterna.
Soldados da C.A.R.T. 1613"

© AD - Acção para o Desenvolvimento (2005)

Sobre este famosa lápide acrescenta o Zé Neto, nosso camarada de tertúlia e protagonista deste filme: "A placa da Capela foi feita em cimento forte e não em cobre. A dedicatória é minha e a inscrição em baixo-relevo foi obra do Furriel Miliciano de Transmissões Maurício Mota de Almeida, natural de Fornos de Algodres, mas radicado há muito nos EUA. Este moço veio de propósito a Portugal para estar presente no Almoço/Convívio da CART 1613 que teve lugar em Braga no passado dia 3 de Junho. Aliás é com muito orgulho que acrescento que dos meus 14 "excepcionais Furriéis" compareceram 12 (um falececeu há pouco), portanto só faltou um".

Ao ver estas novas fotos, fico na dúvida sobre quem eram, afinal, os gringos açorianos. A CCAV 8356, a companhia açoriana que lá estava em Maio de 1973, e que o comandante do COP 5, Major Coutinho e Lima, mandou evacuar para Gadamael, também era conhecida por "Piratas de Guileje". E o seu lema, que ficou gravado na pedra, era ironicamente: "Glória com Valor"...

Guiné > Guileje > 2005 > Monumento evocativo da CCAV 8356 (72/74) - "Piratas de Guileje"

© Francisco Allen (2005)


Estes homens, que foram obrigados a retirar de Guileje, sob o feroz cerco dos guerrilheiros do PAIGC, ainda transportam consigo o opróbio do abandono e da derrota...

Como é que eles sobreviveram a isto ? Não sei, um dia gostaria de ouvir o testemunho do valoroso combatente que foi o Casimiro Carvalho, ex-furriel miliciano "ranger", desta unidade, trazido a esta tertúlia pela mão de outro "ranger", o Magalhães Ribeiro (1)...

Também não sei como terão sidos os últimos destes valorosos acorianos, em Gadamael. Sabemos que tiveram 9 mortos e muitos feridos.

O Pepipo já identificou, até agora, muitos sítios, tais como (da esquerda para a direita): (i) abrigo subterrâneo da população; (ii) casa de fotos (?); (iii) paiol; (iv) gerador; (v) posto de sentinela; (vi) casa de sargentos (?) / geral; (vii) messe de sargentos/residência; (viii) messe de oficiais / residência; (ix) posto de socorros; (x) capela; (xi) administração (?); (xii) refeitório de soldados / cozinha


Guiné - Bissau > Guileje > 2005 >

Projecto de reconstrução do antigo aquartelamento (2)



O Pepito diz-me que, se tudo correr bem, estamos todos convidados para ir inauguar o seu projecto de ecoturismo e de museologia daqui a um ano. E se lá formos, todos ou alguns de nós, iremos certamente prestar uma homenagem a todos os combatentes, de um lado e de ouro, que em Guileje foram um exemplo de fé e de coragem: fé e confiança nos valores por que lutavam; coragem e valor nas acções em que estiveram empenhados...

__________

(1) Vd. post de 2 de Dezembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCCXXVIII: No corredor da morte (CCAV 8350, Guileje e Gadamael, 1972/73)

(2) Vd. post de 10 de Dezembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCCLV: Projecto Guileje (7): recuperação do quartel

Sem comentários: