05 dezembro 2005

Guiné 63/74 - CCCXXXIX: José Neto, outro senhor de Guileje (CART 1613, 1967/68)

Foto aérea de Guileje (1967).

© José Neto (2005)/ AD - Acção para o Desenvolvimento > Projecto Guiledje (2005)




1. O mundo é realmente pequeno, meus amigos e camaradas. Leiam estas palavras:


"Sou actualmente Capitão Reformado, vivo em Queluz de Baixo, Oeiras, e fui, com o posto de 2º sargento, o primeiro sargento da CART 1613 que guarneceu Guiledje nos anos de 1967/68.

"Por interposta pessoa conheci o Engenheiro Carlos Silva, impulsionador da reconstrução do nosso "quartel" , a quem mostrei o meu album fotográfico e um extrato das minhas "Memórias para os meus netos". Parece que gostou e, no próximo dia 9 de Dezembro, vou encontrar-me com o Dr. Filipe Santos na ESEL [Escola Superior de Educação de Leiria], em Leiria , por sinal a minha terra natal, para tratarmos da digitalização de cerca de 150 slides que fiz, só daquela povoação.

"Também estive, antes, em Cabinda e, depois em Calunda (Leste, mais ao leste de Angola), mas Guiledje, talvez por ser o lugar onde "levei mais porrada", ficou-me no coração.

"Mas não foi só no meu, porque no passado dia 3 de Junho, em Braga, ainda reunimos setenta e tal elementos da Companhia [, a CART 1613,] e a "velhada" continua a nutrir um carinho muito especial por aquele cantinho de África.

"Bom. Mas o que me traz aqui é repor um pormenor. A foto aérea de Guiledje é minha... e, se quiser, do 1º sargento piloto do Dornier da FAP (cujo nome esqueci) a quem pedi para me colocar num ângulo favorável para o efeito.

"Por agora, resta-me felicitá-lo pelo excelente blogue e confessar que nestas coisas de informática ainda vou na pré-primária.

"Aceite um abraço do
José Afonso da Silva Neto


2. Resposta minha (L.G.):

Camarada Zé Neto:


Obrigado pelo contacto e pelos parabéns ao blogue que é obra colectiva (temos um tertúlia que já chega a 50 membros e que alimenta o blogue).

© José Neto (2005) / AD - Acção para o Desenvolvimento > Projecto Guiledje (2005)


Vou, logo que puder, corrigir o erro (ou omissão) em relação à autoria da foto aérea de Guileje. A foto foi-nos cedida gentilmente pelo Carlos Schwarz (Pepito), da AD, que também é membro da nossa tertúlia. Temos vindo a publicitar o seu Projecto Guileje.

Vou inserir o teu texto no blogue, se não te importares. Tu serás bem vindo a esta tertúlia: se quiseres manda-me uma foto tua, digitalizada, de ontem e de hoje, para pormos no fotogaleria. Na tertúlia, tratamo-nos por tu.

Também vou, com alguma frequência, à tua terra, Leiria, onde tenho amigos, e nomeadamente da Gândara dos Olivais. Um grande abraço.

PS 1 - O nosso amigo Pepito (Carlos Schwarz) acaba de me confirmar que "a foto em causa foi-me efectivamente cedida pelo José Neto".

PS 2 - Ponham lá nos vossos cadernos de memórias da Guiné as duas companhias que estiveram aquarteladas em Guileje e que passam a estar representadas na nossa tertúlia:

CART 1613 (1967/68) (ex-2º sargento, hoje capitão na reforma);
CCAV 8350 (1972/73) (ex-furriel miliciano de operações especiais Casimiro Carvalho).

Temos também conhecimento da CCAÇ 3325 (1) e da CCAÇ 2617 (1970/71), a companhia do português Abílio Alberto Pimentel da Assunção, que é um dos dois militares fotogrados junto ao obus 140 (vd. Luís Graça & Camaradas > Subsídios para a história da guerra colonial > Guiné (13) > Guileje).

Mas ainda antes do Zé Neto, passou por Guileje o Capitão de Artilharia e comando Nuno Rubim, autor de uma planta do quartel, de 1966, já por nós publicada.
________________

(1) Vd. post de 2 de Dezembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCCXXVIII: No corredor da morte (CCAV 8350, Guileje e Gadamael, 1972/73) . Não sabemos em que ano(s) lá esteve, em Guileje.

Sem comentários: