27 julho 2005

Guiné 63/74 - CXXVII: Com os jornalistas chineses nas 'regiões libertadas' (1972)

Texto e selecção fotográfica de A. Marques Lopes (ex-alferes miliciano da CART 1690, Geba, 1967/68, e da CCAÇ 3, Barro, 1968; actualmente coronel, DFA, na situação de reforma; membro da tertúlia dos ex-combatentes da Guiné).


Publicado em 1972 pelas Edições em Línguas Estrangeiras, de Pequim, o livro Pelas Regiões Libertadas da Guiné (Bissau) é constituído por de um conjunto de reportagens dos jornalistas da Xinhua, a agência noticiosa oficial da República Popular da China, que passaram mais de um mês na Guiné com a guerrilha do PAIGC ( Foto 1).


Foto (1) © Agência de Notícias Xinhua (1972).

Está escrito num surpreendentemente belíssimo português, tendo em conta a origem da edição. Na senda de um dos princípios básicos de Mao Zedong para a guerra revolucionária - "O guerrilheiro está para o povo como o peixe para a água" -, os repórteres realçam "o exército e o povo unidos como uma só família", ligados como unha e carne.

São relatadas várias situações de combate, casos de heroísmo, como o caso de Fona na Cuban. É dedicado um capítulo especial ao herói Domingos Ramos, morto em 10 de Novembro de 1966 durante um ataque da sua unidade a Madina do Boé (o mítico lugar da Guiné, abandonado pelas NT em 8 de Fevereiro de 1969 e onde, mais tarde, a 24 de Setembro de 1973, será feita a proclamação unilateral da independência do território).


Há algumas páginas interessantes sobre o trabalho nas chamadas zonas libertadas, nomeadamente no que toca à produção de arroz nas bolanhas (3.000 hectares de terreno cultivado para apoio da guerrilha na zona meridional do rio Geba, por exemplo), à instalação de escolas, de hospitais de campanha, e até ao fabrico de minas e à reparação de armas.

Os jornalistas chineses tiraram obviamente fotografias. Algumas delas achei-as mais interessantes porque me fazem lembrar coisas do meu tempo de combatente na Guiné. Julgo que merecem a devida divulgação, até por que o livro é praticamente desconhecido e inacessível aos portugueses. Aqui as reproduzo com a devida vénia e agradecimento aos autores e à editora.

Foto (2) © Agência de Notícias Xinhua (1972)

Montando uma casa de mato (2). No livro diz-se "acampados na floresta". O "acampamento" do IN, como dizíamos nos nossos relatórios ou ordens de operação, não eram só aquelas camas da imagem, mas sim algo mais completo, com cobertas de folhas de palma ou de capim seco. Daí que eu pense que estavam a montar o que chamávamos uma "casa de mato", que serviam tanto para os efectivos avançados perto das bases como para o apoio dos grupos que se deslocavam na floresta. Essas casas eram destruídas pelas NT para lhes cortar esses apoios. Não creio que, em deslocação, se dessem ao trabalho de montarem aquelas camas, com mosqiteiro e tudo... Tendas deles é que nunca vi. [Além das suas bases de apoio, quer no Senegal quer na Guiné-Conacri, o PAIGC também bases, relativamente seguras, no interior da Guiné, nas chamadas zonas libertadas. Nas regiões sob duplo control0 ou em disputa era frequente a construção de diversos acampamentos temporários, como era o caso por exemplo na região do Xime. LG].

Foto (3) © Agência de Notícias Xinhua (1972)

Guerrilheiros montando uma emboscada (3), não muito diferente das emboscadas montadas pelos meus Jagudis, o meu grupo de combate (maioritariamente composto de balantas) na CCAÇ 3, em Barro, na região do cacheu (1968).

Nesta foto, em primeiro plano vê-se uma metralhadora ligeira Degtyarev, de calibre 7.62, com tambor. No segundo plano, vê um outro guerrilheiro com uma Kalashnikov. Na capa do livro (1) está um RPG2, arma anti-carro de fabrico soviético, de calibre 40mm no tubo e de calibre 82mm para a granada; tinha um alcance de 150m (o RPG7 tinha, além do punho do gatilho, um outro punho para a mão de apoio); a outra arma não a consigo reconhecer, embora me pareça que seja uma espingarda qualquer de repetição.


Foto (4) © Agência de Notícias Xinhua (1972)

Abastecimentos vindos do Senegal (4). Era isso que tentávamos evitar a partir de Barro. Como eu já expliquei noutro sítio, Barro ficava a cerca de 3 kms da fronteira com o Senegal. A missão da CCAÇ 3 em Barro era evitar a passagem dos guerrilheiros do PAIGC e das populações por ele controladas, do Senegal para a mata do Óio. A missão deles era, sobretudo, fazer abastecimentos em géneros e em material bélico para os combatentes daquela zona. A nossa era evitar que isso sucedesse. Essas infiltrações vinham, nomeadamente, das tabancas Sano, Sonako e Samine, situadas no Senegal.

Foto (5) © Agência de Notícias Xinhua (1972)

Vigia ao pé de um rio (5). Em 24 de Junho de 1967 (Op Jigajoga), quando atravessei o rio Gambiel, o meu guia disse-me :
- Alfero, patada de turra! - E lá estava, na terra da margem, a inconfundível marca de uma destas sandálias que este vigia tem, e que eram muito usadas pelos guerrilheiros do PAIGC. (sobre a Op Jigajoga, vd. post de 30 de Maio de 2005 -
Guiné 69/71 - XXXV: Uma estória de Sinchã Jobel ou a noite em que o Alferes Lopes dormiu na bolanha (1967)

Foto (6) © Agência de Notícias Xinhua (1972)

Uma escola tal e qual como a que destruímos na Op Inquietar II (4 a 7 de Julho de 1967).

Só que em Samba Culo tinha uma jovem professora que, infelizmente (digo-o do fundo do meu coração), teve de morrer (6) (vd. post, de 7 de Junho de 2005 - Guiné 69/71 - XLIX: Samba Culo II ) .




A. Marques Lopes

__________________

P.S. - O livro Pelas regiões libertadas da Guiné (Bissau) (sic, com minúsculas) é uma edição original (primeira edição, diz lá) da "Edições de Línguas Estrangeiras", publicado em Pequim em 1972, em portugês. Diz, inclusivamente, que foi "impresso na República Popular da China". Na primeira página do interior diz, por baixo do título, "Pelos repórteres da Agência Hsinghua" (sic). E não tem indicação de copyright (parece-me natural, dado que estas publicações tinham o objectivo de servirem para grande divulgação, não com esse tipo de preocupações mais do sistema de mercado...). (ML)


Observações (LG) - De acordo com a pesquisa que efectuei através da PORBASE - Base Nacional de Dados Bibliográficos, existe na Biblioteca Nacional uma edição portuguesa de 1974

Título: Pelas regiões libertadas da Guiné Bissau
Publicação: Lisboa : Depos. Livr. Ler, 1974
Descrição física: 88, [4] p. ; 18 cm
Colecção: Cadernos Maria da Fonte ; 8
CDU: 32 .

Sem comentários: