11 janeiro 2006

Guinbé 63/74 - CDXLI: Lisboa-Bissau, de jipe (Abril, 2005)

1. Texto do A. Marques Lopes enviado a toda a tertúlia:


Camaradas de tertúlia

Estive há dois dias a combinar com o Allen (o Xico de Empada) a nossa ida à Guiné. Decidimos partir de Portugal no dia 6 de Abril próximo, o Allen, eu, o Hugo (filho do Albano Costa) e um camarada de nome Armindo. Vamos de jipe via Marrocos, Sara Ocidental, Mauritânia e Senegal, com objectivo de estar em Bissau a 14 de Abril, para nos juntarmos a outros camaradas, conhecidos do Allen, que chegarão de avião nessa data. O regresso será a 28 de Abril, de avião (o Allen deixa lá o jipe para futuras idas).

Sobretudo para saber da hipótese de se poder entrar por Farim, dei a conhecer ao Indami este nosso projecto. A resposta dele vai já em baixo. E como vêem, como futuro economista, até dá ideias para investimento na ajuda à população de Farim.
A seguir, o Indami (1) renovou o apelo que já tinha feito:

«Olá Pessoal !... O meu pai Agostinho Indami,ex-Governador de Região de Oio(2001-2004)está procurando contato de um grande amigo dele, ex-combatente português, Fruel [Furriel?] Santos, Companhia 2584, Alfer Lorreiro [Alferes Loureiro ?], em Có-Bula, região de Cacheu. Esse Senhor chamava o meu pai de Agostinho Gomes. Quem saber alguma coisa sobre esse senhor, favor entrar em contato comigo. Agradeço a todos. Um grande abraço do vosso amigo de sempre, Anízio Lona Indami".

Já tenho os meus trajectos delineados, e os outros que vão também têm, claro. Mas vou também fazer o levantamento dos tertulianos que lá trabalham e outros conhecidos meus (o Allen também conhece muitos), pois não podemos ir lá sem estar com eles. Mas, para isso, peço a especial ajuda do Luís Graça que tem bem presente todos os contactos e locais onde esses guineenses estão.
Abraços. A. Marques Lopes

2. Mensagem enviada ao Indami (10 de Janeiro de 2006):

Caríssimo Indami:

Já está programada a minha viagem à Guiné-Bissau. (...) Uma ida a Farim está no programa, claro! Já agora diz-me o seguinte: do Senegal para Farim há alguma estrada? Estive a ver num mapa e pareceu-me que há de Koldá até Farim. Será verdade? É que, se houver tempo antes da chegada do avião dos outros camaradas, podemos entrar logo por Farim. Até porque quero ir a seguir a Bigene e a Barro.

De qualquer modo, se não poder ser logo no princípio será num dos quinze dias seguintes, durante os quais tenho de ir a outros sítios, por exemplo Samba Culo (fica perto de Farim e Fajonquito) e Sinchã Jobel (fica perto de Banjara, Sare Ganá, Sare Banda, Sinchã Sutu e Sare Madina). Conheces? E haverá caminhos transitáveis para lá? É que nos tempos antigos em que por lá passei não havia...

Foram boas as tuas férias? As tuas aulas já devem ter começado e espero que continue tudo bem. Passaste nos exames? Espero que sim e que daqui a uns tempos (quanto tempo?...) eu volte à Guiné-Bissau e nos encontremos lá.

Um abraço amigo do
A. Marques Lopes

3. Resposta do Anízio Indami (11 de Janeiro de 2006):

Olá, meu caro amigo Marques:

Você não imagina a minha felicidade nesse momento.

Claro que tem muitas entradas do Senegal para Farim,mais podes ir a de Kolda,eu acho que é mais tranquilo,e não tem problemas dos rebeldes de Cassamansa que de vez em quando criam instabilidade na zona fronteiriça.

E aconselho logo, ao chegarem em Farim, podem perguntar a qualquer pessoa da casa do ex-Governador Agostinho Indami(meu pai),lógico,todo mundo lhe conhece.

Marques, todas essas tabancas que o senhor citou, conheço pouco, mas pelo nome conheço todas. Mas não te preocupas, o meu pai conhece todas essas tabancas de ponta a ponta, e na última vez que falei com ele, manifestou a disponibilidade total para ir com vocês a todos lugares.

Aliás,gostaria de aproveitar essa oportunidade de pedir a você e a toda a Equipe dos ex-combatentes e demais amigos que estarão na Guiné,para fazermos uma sociedade e investir em alguma coisa em Farim. Por exemplo: Uma fábrica de gelo, é o que o povo daquela cidade ou região precisa muito, principalmente na época do jenjum [o Ramadão]. Eu acho esse negocio,além de ajudar a população,tem baixo risco de investimento e vai nos dar um rápido retorno,e assim gerar o lucro.

E eu, como sou estudante, não tenho capital para entrar na sociedade,em troca posso garantir a vocês um espaço de terra(terreno) onde podemos construir a referida fábrica de gelo, isso eu garanto 100%, e me responsabilizo de tudo que diz respeito a movimentação dos documentos, vou pedir um apoio total do meu pai nesse sentido.

Tambem tenho como segunda opção a recuperação do Clube Desportivo de Farim. Seria um grande espaço de lazer, pois um europeu(Pinheiro) já tinha investido nesse clube e ganhou muito dinheiro,saiu de lá por causa do conflito político-militar do 7 de Junho. E depois que ele saiu o clube ficou totalmente abandonado. Situa-se em frente do porto, logo na travessia. E podem efectuar uma visita ao referido Clube junto com o meu pai. É só questão de entrar em contato com a direção de clube.

Caro amigo,esse é um assunto muito sério e é um dos meus grandes sonhos,e seria ótimo se for realizado.

Agradeço desde já a sua/vossa compreensão e espero uma resposta positiva por vossa parte o mais breve possível.

Até mais, um grande abraço do amigo
Anizio


_____

Notas de L.G.

(1) Vd. posts de:

5 de Novembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCLXX: Anízio, 22 anos, estudante, procura notícias do antigamente sobre a sua terra, Farim

7 de Novembro de 2005 > Guiné 63/74 - CCLXXVIII: Crianças de Farim ou como o mundo é pequeno (1)

Sem comentários: