18 abril 2006

Guiné 63/74 - DCCXIII: Do Porto a Bissau (10): Os seis 'mosqueteiros' são foto da semana da ONG AD

Guiné-Bissau > Bissau > Instalações da AD- Acção para o Desenvolvimento > Parte do grupo (Manuel Costa, à esquerda; Marques Lopes, Hugo Costa e Armindo Pereira, à direita) junto com o Pepito, director da ONG (ao centro).

O Albano Costa mandou-me, no dia 14 de Abril de 2006, Sexta-feira Santa, às 20h49, estas imagens dos nossos mosqueteiros. Presumo que sejam ainda de Bissau. A sua chegada a Bissau foi notícia. Inclusive a sua visita à Rádio Comunitária Voz de Quelelé deu direito à foto da semana do sítio da AD - Acção para o Desenvolvimento, com a seguinte legenda:

"Chegou esta semana a Bissau a expedição de um grupo de 6 portugueses da cidade do Porto, 4 dos quais fizeram o serviço militar na Guiné-Bissau durante a guerra colonial (1963 a 1974). A amizade que os une a esta terra, levou-os a vir durante 2 semanas recordar locais onde viveram e conviver com antigos amigos em diferentes localidades do país: Quinhamel, Candjambari, Farim, Bafatá e Bambadinca. O Marques Lopes, o Xico Allen, o Marques Lopes, o Manuel Costa, a Inês e o Hugo estiveram na Rádio Comunitária de Quelélé e ainda irão visitar o antigo quartel de Guiledje e as extraordinárias e belas Matas de Cantanhez".

O Albano também me transmitiu a notícia de que o segundo grupo, que partiu de avião na 6ª feira passada, chegou bem e estava a instalar-se em Bissau (Casimiro e Ernesto, do Porto; António Almeida e José Clímaco Saagum, de Lisboa)...

Algumas dificuldades de alojamento foram prontamente resolvidas graças ao apoio local (nomeadamente do nosso camarada Paulo Salgado, cooperante, administrador hospitalar). Segundo os nossos camaradas, os preços na hotelaria, dentro e fora de Bissau, foram inflaccionados nos últimos anos.

Guiné-Bissau > Bissau > A Inês, divertidíssima, distribuindo balões. Ao fundo, o jipe do Xico Allen, o veterano destas expedições de amizade e de paz...

Guiné-Bissau > Bissau > O Hugo com um pequeno chimpanzé (?). Convenhamos que esta imagem não é politicamente correcta... Verifica-se que, tal como no nosso tempo de combatentes, animais como os macacos e os símios, nossos parentes classificadospelos zoólogos, tal como o Homo Sapiens Sapiens, na ordem dos Primatas, continuam a ser aprisionados e tratados como animais de estimação na Guiné-Bissau dos dias de hoje...

Guiné-Bissau > Bissau > À sombra do secular poilão... Na imagem, distingue-se o Marques Lopes e o Armindo (na primeira fila) e o Manuel Costa (de pé), rodeados de jovens locais.


Guiné-Bissau > Bissau > O Manuel Costa, num gesto ternurento, com uma jovem mãe e o seu bebé.


Créditos fotográficos:

© Albano Costa / Hugo Costa (2006)

Sem comentários: