05 novembro 2003

Humor com humor se paga - VI: O relativo e o absoluto

Um amigo meu (judeu, não crente) mandou-me esta anedota, a mim que devo ter sido, noutras vidas, primeiro tranquilo moçárabe e depois perseguido cristão-novo (nunca o soube ao certo, daí também nunca ter posto este detalhe no meu currículo). Diz ele que houve cinco Judeus que Mudaram o Mundo ou, pelo menos, a Maneira de Ver o Mundo... E por isso são justamente famosos, entre judeus e gentios:

1. Moisés que proclamou: "A lei é TUDO."

2. Jesus Cristo que pregou: "O amor é TUDO."

3. Marx que escreveu: "O capital é TUDO."

4. Freud que psicanalisou: "O sexo é TUDO".

5. E, finalmente, Einstein que consagrou em fórmula matemática: "TUDO é relativo, meus senhores."

Eu que não sou judeu, mas devo ter costela de mouro ou berbere, acrescento da minha lavra: "TUDO é relativo, meus amigos, excepto a morte que é definitiva e absoluta!"...

O meu amigo (judeu, não-crente) discorda de mim: quando morrer, quer entregar o cadáver à ciência na esperança (o mais relativo dos nossos sentimentos) de ainda vir a conseguir uma boleia para a eternidade...

Sem comentários: