22 julho 2005

Guiné 63/74 - CXVII: Antologia (8): Dossiê Guiné (Vida Mundial, 1971) (1ª Parte)

Texto enviado pelo A. Marques Lopes, em 30 de Junho de 2005, na véspera de ir de férias.

Caros camaradas de tertúlia:

Vejam este dossiê que extraí de um longo artigo ("Para um dossier Guiné - A guerrilha e o contra-ataque") da extinta revista Vida Mundial, de 19 de Fevereiro de 1971.

Mesmo este extracto é um pouco longo também, mas vale a pena lê-lo, sobretudo no aspecto da organização do PAIGC, o seu exército regular e a forma como actuavam, bem como a fase preparativa da sublevação. Por exemplo, no plano da Operação Fanta é evidente que não atacavam ao acaso, e nós sabemo-lo. Há também uns comunicados do SIPFA (Serviço de Informação Pública das Forças Armadas) com interesse.

É um documento feito no tempo da velha senhora, mas considero-o uma boa peça jornalística, com intenção de elucidar sobre muita coisa, embora condimentada com algumas citações para dar uns posinhos da objectividade do regime.

Nas circunstâncias e limitações que havia, [a Vida Mundial] foi uma revista com alguns trabalhos de interesse, e muitos jornalistas democratas e antifascistas trabalharam nela, fazendo o possível para que alguma coisa passasse nas malhas da censura.

A. Marques Lopes

_________________

A ORIGEM DA PALAVRA GUINÉ

Qual a origem e o que se entende, exactamente, pela palavra Guiné? João Ameal, no seu estudo «Perspectiva histórica sobre a Guiné e Cabo Verde», responde a essa pergunta nos termos seguintes:

«No curso dos tempos, diversos significados lhe têm sido atribuídos. A sua origem estará, porventura, no nome de um aglomerado que, segundo alguns, data do século XI - mais precisamente de 1040 - aglomerado sito junto às margens do Alto Níger, a cerca de 14 graus de latitude Norte. Por ser um centro bastante frequentado pelas caravanas de mercadores sudaneses e outros, que andavam em constante negócio com os povos da Arábia, espalhou-se, muito cedo, a suafama e chegou mesmo até países da orla mediterrânica. Aparecia designado por modos diferentes: Geny, Gena, Ginya, Genni, Gineva, Djienné, Djenné, Gynoia – tantos como as pronunciações fantasiosas dos caravaneiros de múltiplas raças e origens (João de Barros chamou-lhe, por sua vez, Guinauhá). E acabou por cristalizar, entre nós, de preferência, na forma Guiné, às vezes, também, Guinee ou Guinea.»

Por sua vez, António de Almeida, num trabalho intitulado «Das Etnias da Guiné Portuguesa, do Arquipélago de Cabo Verde e das Ilhas de São Tomé e Príncpe» refere que «o topónimo Guiné figura na grande maioria dos idiomas das gentes nativas desta província e nos crioulos do Cacheu, de Bolama e de Bissau - os mais importantes e praticamente idênticos; com efeito, o nome Guine dado aos territórios habitados por negros da África Ocidental, ao norte do Equador, após o descobrimento pelos portugueses, em 1446, é equivalente, embora evidenciando amiúde alterações fonéticas que, alias, não conseguem encobrir a sua etimologia».

Acrescenta, ainda, António de Almeida que, de acordo com informações colhidas «in loco», o vocábulo toma as formas Ghiné ou Djiné (felupes e baiotes); Ghiné (mandingas, manjacos e saracolés); Njiné (naius de Catió); -Njini Bo-portuguêsse (papéis, querendo dizer «Guiné dos Portugueses»); Njiné (brames de Bula); Njiné e Ghiné (futa-fulas e . no crioulo de Bissau); Guiné (fulas-forros); Guiné Portuguisse (cassangas); Guiné Portuguêsse (brames de Bolama e nos crioulos de Bolame e Cacheu); Guiné Portuguêsse, La Guiné (fulas-pretos) e Guiné Bo-portuguêsse (biafadas).

Referindo-se ao termo Guiné, António de Almeida acentua que «seja qual for o motivo da adopção da palavra Guiné, provenha ou não de Guinéus (derivado de Ghináweu - Fernando Rogado Quintino) ou da denominação do remoto e prestigioso reino de Gana (Ghana, Ghanah, Ganata) dos Árabes e Kumbi dos Negros, e se filie, ou não, no Guinauha do topónimo do centro urbano Jenné ou Ujenné, quer derive, ainda, do nome do império e cidade de Ghana (Manuel Dias Belchior), do que não restam dúvidas é de que os antepenúltimo e penúltimo vocábulos se revelam análogos, morfológica e foneticamente, às designações correntemente empregadas, ainda hoje, pelos naturais da Guiné Portuguesa nos próprios idomas ou nos crioulos».

(...)

ORGANIZAÇÕES QUE LUTAM (OU LUTARAM) NA GUINÉ

É muito frequente aparecer no noticiário referente aos acontecimentos da Guiné uma série de siglas identificadoras das organizações a que pertencem os guerrilheiros que lutam (ou lutaram) naquele território, os quais, dispõem de bases nas nações vizinhas.

Pouco mais se sabe, todavia, do que a tradução dessas siglas, desconhecendo-se, quase em absoluto, quais as motivações determinantes do aparecimento das respectivas organizações. Para uma mais esclarecida informação apresentamos, esquematicamente, a indicação das referidas siglas e alguns elementos que permitem saber os porquês da sua existência.

P. A. I. G. (Partido Africano para a Independência da Guiné) - Fundado antes de 1957 por Amílcar Cabral, este agrupamento, que antecedeu o P.A.I.G.C., colaborava com os organizadores do M.P.L.A. (Movimento para a Libertação de Angola) e com alguns revolucionários de Cabo Verde, de Moçambique e de São Tomé e Príncipe no seio do M.A.C.

M.A.C. (Movimento Anti-Colonialista) - Movimento que foi dado como extinto, em Tunes [Tunísia], em Janeiro de 1960, por ocasião da II Conferência dos Povos Africanos. Deu origem ao F.R.A.I.N.

F.R.A.I.N. (Frente Revolucionária Africana para a Independência Nacional das Colónias Portuguesas) - Esta organização englobava, após a extinção do M.A.C., os movimentos conhecidos por P.A.I.G.C., M.P.L.A. e a U.P.A. Foi extinto em Abril de 1961 para surgir com a designação de C.O.N.C.P.

C.O.N.C.P. (Conferência das Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas) - Como o próprio nome indica, este movimento resultou de uma associação dos vários movimentos existentes para conseguirem a «Independência Nacional das Colónias Portuguesas» e apareceu com esta designação após várias alterações já anteriormente assinaladas.

M.L.G.C. (Movimento de Libertação da Guiné e Cabo Verde) - Este partido dividiu-se em dois porque os naturais da Guiné (cerca de 60 mil), residentes no Senegal, não desejavam qualquer associação com os cabo-verdianos. Surgiu, assim, o M.L.G.

M. L. G. (Movimento de Libertação da Guiné) – Organização constituída quase exclusivamente por manjacos (...). Este movimento tinha por chefe François Mendy, estudante de Direito, de ascendência manjaca, nascido no Senegal e que cumprira o serviço militar no Exército francês. A organização estava dividida em duas, pois tinha uma filial em Conakry (M.L.G.-Conakry) e uma outra delegação, embora rudimentarmente estruturada, em Bissau (M.L.G.-Bissau), segundo revelou, em Agosto de 1963, o jornal Le Monde Diplomatique.

U.P.L.G. (União Popular para a Libertação da Guiné dita Portuguesa) - Este movimento enquadrava alguns fulas residentes no Senegal.

R.D.A.L.(Reagrupamento Democrático Africano para a Libertação da Guiné dita Portuguesa) - Esta organização parecia englobar os mandingas existentes no Senegal.

U.P.G. (Unido das Populações da Guiné dita Portuguesa) – Esta associação apareceu após a dissolução do M.L.G.C, e tinha uma secção formada por naturais da Guine, em Kolda, província senegalesa do Casamansa.

U.G.T.G. (União Geral dos Trabalhadores Guineenses) – Órgão paralelo à U.N.T.G. (União Nacional dos Trabalhadores Guineenses) e que forma uma secção do P.A.I.G.C. Estes agrupamentos têm carácter sindicalista.

U.N.G.P. - Alguns elementos do M.L.G.-Bissau e do U.P.G. aderiram ao U.N.G.P., mas o comité da Organização da Unidade Africana considerou-o como movimento que, efectivamente, não combatia a presença portuguesa. Após a decisão da O.U.A. acima referida, o U.N.G.P. viu decrescer a sua importância.

Alguns destes movimentos, como o M.A.C., o F.R.A.I.N. e o C.O.N.C.P. não chegaram a lutar e, presentemente, só o P.A.I.G.C. parece dispor de força na Guiné. A esse movimento, pela importância de que se reveste, nos referiremos mais em pormenor noutro local deste dossier. Acentue-se, no entanto, que o P.A.I.G.C. foi fundado em 1956 e o seu chefe é Amilcar Cabral.


A LUTA NA GUINÉ: PORQUÊ... COMO...


A Guiné - escreve João Baptista Nunes Pereira Neto, no seu estudo «Movimentos subversivos da Guiné, Cabo Verde c São Tomé e Príncipe - Tentativa de esboço sociopolítico», publicado pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina - foi, durante muito tempo, teatro de agitação que, praticamente, só cessou no continente, em 1915, devido à acção decisiva de Teixeira Pinto, embora, nas duas décadas subsequentes, tivesse, por vezes, havido necessidade de submeter as populações de algumas ilhas do arquipélago de Bijagós.

Terminadas estas últimas operações, gozou (a Guiné), praticamente, um quarto de século de paz - acrescenta o mesmo autor, que continua, assim, o seu estudo: «No entanto, pouco depois da independência da República da Guiné, conseguida em fins de Novembro de 1958, esta província portuguesa passou a ser citada nos órgãos da informação internacionais como sendo alvo das atenções conjuntas de N'Krumâ e Sekou Touré, que desejariam criar a Federação dos Estados Unidos da África Ocidental, a qual englobaria, além daquela parcela do território português, a Libéria, a Serra Leoa, a Gâmbia, a Costa do Marfim, o Gana, a República da Guiné e a Nigéria.

«Um ministro deste último país - continua Pereira Neto - parecia mesmo ter projectos mais audaciosos a esse respeito, pois sugeria que nessa federação entrassem, além daqueles países e territórios, o Togo, o Níger, o actuai Mali, a República do Alto Volta, os Camarões, o Daomé e o Senegal.»

Prosseguindo o referido estudo, o aludido autor acentua que «esses projectos de reagrupamento, que tanta tinta fizeram correr nos primeiros meses após a ascensão à independência de alguns países, depressa caíram no esquecimento e, assim, a Guiné deixa, novamente, de despertar as atenções dos órgãos da informação internacional mas, infelizmente, por alguns meses, pois, em 3 de Agosto de 1959, deu-se um grave incidente no porto de Bissau, devido a uma paralisação de trabalho, em virtude do qual houve alguns mortos e feridos.

«Após um pequeno surto de interesse provocado por esse incidente e pelo subsequente envio, poucos dias depois, de um reduzido contingente de tropas - que foi o primeiro que na actual conjuntura se teve de deslocar para o Ultramar - tudo se manteve calmo.»

Fonte: "Para um dossier Guiné - A guerrilha e o contra-ataque". Vida Mundial. 19 de Fevereiro de 1971.

Selecção e notas de A. Marques Lopes.

12 comentários:

Anonymous disse...

CONAKRY, le 31 aut 1959


Au Bureau politique du parti Democratique Guinéen



La lutte pour la Liberation de notre peuple a été combattue par la repression la plus barbare et jalousement cachée et dissimulée par les Portuguais, aux dépans d´une censure sévère et menteuse campagne d`auto- propagande.
Mais les masscres méthodiquement organisés n`ont pas été capables de nous détournér de notre objectif ou de diminuer la foi et la toujours croissante participation des Africains dans la bataille anti- colonialiste.
Le Mouvemet Anti- Colonialiste (Mac) est une organization de lutte et de revendication de tous les peuples africains sous domination Portuguaise - de l´Angola, du Mozambique, dela Guinée, de ´L´Archipel de Cap Vert, des Îles de S. Thomé et Principe.

L`objectif suprême du Mac c´est l´independance et la rehabilitation de 11 millions d´Africains d´une Afrique de 2 millions de kilomètres carrées.
Le Mac veut démasquer, devant les Africains , et les autres peuples épris de justice, les assassinats en masse dont ont été victimes les peuples Africains, le regime esclavagiste, le regime de travail forcé en vigueur dans les territoires Africains dominés par le Portugal et tout l´abject systéme colonial Portuguais.

Le Mac appuiera tous les mouvement africains que se dirigent vers l´independance.
Le Mac estime trouver l`appui de tous les mouvement africains qui s`engagent dans la lutte anti - colonialiste.

En saluant le parti Democratique Ginéen, le mouvement Anti colonialiste s´adresse á son Bureau politique, dans l´espoir de voir bien acptées les propositions qui lui sont formulées:


1- Qu`il soit accordé au MAC la creation d`un bureau dans la Republique de Guinée.

2- Que soit concedé asile, dans la Republique de Guinée, aux membres du MAC qui en auront besoin.

3- Qu´il leur soit concedé le passeport Guinéen.

4- Qu´il soit permis au MAC l´utilization de la Radio de la Republique de la Guinée.

5 - Qu´il soit accordé , au Mac, un prêt, remboursable après la libération.
6- Que soient controlées les activités, dans la Republique de Guinée de ceux qui proviennent des territoires dominés par Portugal.

7- Que des mesures urgentes soient prises dans le but d`incomber au gouvernement Portuguais le massacre de 30 Africains , en Bissao , et que soient imediatement liberés les 250 Africains arrêtés en Guinée dite Portuguaise.

Pour le Mouvement Anti Colonialiste


Hugo de Menezes

Anonymous disse...

MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO
DE ANGOLA
M.P.L.A.
51,Avenue Tombeur de Tabora
LEOPOLDVILLE
--------------

Por ocasião da campanha eleitoral que se desenrola em Portugal com vista às eleições legislativas anunciadas para 12 de Novembro corrente, o comité director do MPLA declara, mais uma vez ,o seu pleno apoio ao movimento da oposição democrática Portuguesa ao regime ultra - colonialista e fascista de Salazar.
Apesar da diversidade dos programas das várias correntes do movimento da oposição democrática Portuguesa ,o comité director do MPLA constata um denominador comum em todos esses programas : um espírito realista e democrático que, se animasse o poder político português , possibilitaria a resolução dos problemas coloniais sem necessidade a violência armada ,das confrontações sangrentas de que são já vítimas há dez meses o povo de Angola e o povo português.

Enquanto perdurar ,o regime de salazar continuará a praticar arbitrariedades e violência e só deixará ao povo de Angola a luta armada como única possibilidade de sair das intoleráveis condições de opressão e de exploração em que esse tenta mantê-lo.
É, pois evidente que, enquanto perdurar o regime ultra- colonialista e fascista de Salazar, o movimento da resitência armada do povo Angolano prosseguirá , com os seus fluxos e refluxos , até vitoria final.

Certo de que a sua luta activa e plena de sacrifício vem contribuindo concretamente para levar à morte o regime de Salazar, o povo de Angola tem o direito de esperar que o povo Português preencha as jornadas da presente campanha eleitoral com acções decisivas para o derrubamento do regime fascista.

O COMITÉ DIRECTOR DO M.P.L.A.

Léopoldville, 3 de Novembro de 1961


(A carta faz parte do Espolio de um dos fundadores do M.P.L.A DR Hugo José Azancot de Menezes.)

Anonymous disse...

MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO BRAZZAVILLE, 3 DE DEZEMBRODE1964
DE ANGOLA Mr. Dr. Hugo de Menezes
M.P.L.A. P. O..BOX 1633
ACCRA- GHANA
B.P. 2353
BRAZZAVILLE

RÉPUBLIQUE DU CONGO
-------------------

Departamento de : RELAÇÕES EXTERIORES
Ref. 1397/44/64


Caro compatriota,

Junto remetemos os documentos relativos a comissão dos três e do comité dos 9, encarregada de reexaminar o problema do nacionalismo Angolano na última conferência de chefe de Estados Africanos da O.U.A.
O RAPPORT da Comissão dos três , sendo confidencial não deverá ser divulgado. Enviamo-lo á título informativo pessoal,,permitindo - o a ter uma ideia exacta.


Saudações Revolucionárias

Pelo Comité Director

Agostinho Neto

Presidente




A FORÇA DO M.P.L.A, RESIDE NO APOIO QUE LHE CONCEDEM AS CAMADAS POPULARES NO INTERIOR DO PAIS ( Conferência de quadros do M.P.L.A,- 3 a 10 de janeiro de 1964).

FORCE DU M.P.L.A. RESIDE DANS LE SOUTIEN QUE LUI ACCORDENT LES MASSES POPULAIRES DANS L ´INTERIEUR DU PAYS ( Conférence des cadres du M.P.L.A, - 3 au 10 janvier 1964)

Anonymous disse...

MOVIMENTO POPULAR DE LIBERTAÇÃO BRAZZAVILLE, 3 DE DEZEMBRODE1964
DE ANGOLA Mr. Dr. Hugo de Menezes
M.P.L.A. P. O..BOX 1633
ACCRA- GHANA
B.P. 2353
BRAZZAVILLE

RÉPUBLIQUE DU CONGO
-------------------

Departamento de : RELAÇÕES EXTERIORES
Ref. 1397/44/64


Caro compatriota,

Junto remetemos os documentos relativos a comissão dos três e do comité dos 9, encarregada de reexaminar o problema do nacionalismo Angolano na última conferência de chefe de Estados Africanos da O.U.A.
O RAPPORT da Comissão dos três , sendo confidencial não deverá ser divulgado. Enviamo-lo á título informativo pessoal,,permitindo - o a ter uma ideia exacta.


Saudações Revolucionárias

Pelo Comité Director

Agostinho Neto

Presidente




A FORÇA DO M.P.L.A, RESIDE NO APOIO QUE LHE CONCEDEM AS CAMADAS POPULARES NO INTERIOR DO PAIS ( Conferência de quadros do M.P.L.A,- 3 a 10 de janeiro de 1964).

FORCE DU M.P.L.A. RESIDE DANS LE SOUTIEN QUE LUI ACCORDENT LES MASSES POPULAIRES DANS L ´INTERIEUR DU PAYS ( Conférence des cadres du M.P.L.A, - 3 au 10 janvier 1964)

Anonymous disse...

Your Ref: GMH/ CR 200 GOWER STREET
OUR Ref: MWKC /JP/ N / 7a LONDON N W 1



Mr. G. M. HOUSER,
American Committee on Africa,
4 West 40th Street,
New York 18, N.Y.,
U.S.A.


Dear Mr. Houser,

Thank you very much for your letter of the 17th June, 1959.

Our Angola friend about whom Ms. Mboya talked with you when you met in America, is Dr Hugo Menezes who comes from Portuguese Angola, and we have been trying to send him to one of the Independent African countries so that he can be free to express himself. His present adress is as above,and we shall be grateful if you can give him all the assistance possible.

We are particulary glad to note that you are trying very hard to bring the Portuguese question before the United Nations. Dr Hugo Will be Very useful in this respect and i hope you will not hesitate to write to him.

Looking forward to hearing from you in the near future.



With best wishes,

Yours Sincerely,

M. W. KANYAMA CHIUME


Publicity secretary
Nyasaland African Congress

Anonymous disse...

Dr Hugo Menezes B. P 856, LÉO
Representante do M.P.L.A. 3 de Agosto de 1962
Bureau Of African Affairs
P.O. BOX M 24
Accra - Ghana


Prezado compatriota :
Esperamos que a tua família tenha feito uma boa viagem e que todo o trabalho esteja a decorrer bem no teu novo posto.
Esta é para te participar o seguinte: dentro em breve deverão prosseguir os preparativos para o congresso da mulher angolana aí. Em reuniões que tivemos com 2 elementos da UPA nos dias 1 e 2 deste, determinou-se que o Comité preparatório que vai trabalhar aí seja constituído pelas seguintes pessoas: Maria Ruth Costa ( 3, Rue Rodin, Rabat, Marrocos, D Bernarda de Sousa e Santos e uma “ neutra “ que é a cunhada da tua irmã. Recomendamos e frisamos insistentemente que nenhuma decisão nem démarche do Comité preparatório se torna válida sem a colaboração e o acordo das 3 - por meio das respectivas assinaturas, por exemplo.

Carecemos do teu auxílio no sentido de esclareceres o Bureau aí o facto de o actual Comité preparatório que deve trabalhar em Accra o fazer sempre como um bloco e o Bureau não dever reconhecer pedido nem proposta nenhuma que engaje as mulheres angolanas , sem o acordo desses elementos. Pedimos que faças também um bom corredor para obteres os bilhetes que faltam para o Comité preparatório entrar logo em acção aí: Um para a Ruth e outro para a D. Bernarda Santos . A terceira componente já tem o seu e parte para aí a manhã, mas convém que todas comecem a trabalhar ao mesmo tempo em Accra para se evitarem os golpes usuais . Agarra - te às cunhas altas que já conseguiste.

Por favor , despacha -te com os bilhetes. Manda-nos dizer o que conseguires com a urgência que puderes. Obrigado por tudo e Bom trabalho.

Cordialmente ao dispor ,

DEOLINDA ALMEIDA

Secretária da OMA

SECÇÃO de LÉO ( LÉODPOLVILLE)




CC: Maria Ruth Costa

Anonymous disse...

Your Ref: GMH/ Cr
Our Ref: MWKC/ JP/ N/7a

Mr. G . M. HOUSER,
AMERICAN COMMITTEE ON AFRICA,
4 WEST 40TH STREET,
NEW YORK 18, N.Y.,
U.S.A.



Dear Mr. Houser,
Thank you very much for your letter of the 17th june, 1959.

Our Angola friend about Whom Mr. Mboya talked with you
When you met in America, is Dr HUGO MENEZES who
Comes from portugese Angola, and we have been trying to
one of the independent African countries so that he can be
free to express himself.´His present adress is as above, and we
Shall be grateful if you can give him all the assistance possible.
We are particularly glad to note that you are trying very hard to
bring the portugese question before the United Nations.
Dr Hugo will be very useful in thisrespect and i hope you will
not hesitate to write to him.
Looking forward to hearing from you in the near future.


With best wishes,
Yours sincerely,

M. W. KANYAMA CHIUME
PUBLICITY SECRETARY
NYASALAND AFRICAN
CONGRESS

Anonymous disse...

Mário de Andrade
14 Rue de Monastir Rabat, le 2 janvier 65
Rabat




Meu caro Hugo,

Embora tardiamente ,Sarah e eu próprio formulamos os melhores votos para 1965, à família Menezes … “ sita em Accra”.

Enviamos um telegrama (assinado pelo secretariado da CONCP) a saber exactamente quando pensavas fazer sair o primeiro número do jornal.
Evidentemente, preparei algumas notas sobre a nova literatura e a revolução nas colónias portuguesas. Alem disso, penso que seria extremamente importante que o jornal fizesse eco regular das publicações da CONCP. Informo - te, a este respeito, que , em principio, terá lugar (passe o galicismo em Rabat, no fim desta semana a primeira reunião do comité preparatório da 2ª conferência das organizações - membros. Claro que mandarei o comunicado final.
Como vão as démarches para o lançamento do jornal Faulha? Queres informar o DAMZ que “ Etincelle” chega-nos aqui via… marítima?

Gostaria de obter a referência do livro sobre as relações económicas com Portugal, de que me falaste. Poderei continuar a expedir outros livros de que necessites para os teus estudos.
Diz algo, brevemente. Abraços do


Mário (Mario Pinto de Andrade)

Anonymous disse...

PARTIDO AFRICANO DA INDEPENDÊNCIA DA GUINÉ E CABO VERDE
Sede: Bissau
Conacry , 20 de Fevereiro de 965



Mr. Hugo MENEZES

P.O.BOX 1633

ACCRA (Ghana)


Caro amigo,

Em resposta à sua carta de 23 de Novembro último, temos a dizer-lhe o seguinte:

1º/ - A iniciativa da publicação, no Ghana, de um jornal em língua portuguesa, parece - nos digna do maior interesse, não podendo nos deixar de dar todo o apoio aos amigos que se dedicam à concretização dessa ideia;

2º/ - Nesse intuito, pensamos pôr, em breve, à vossa disposição, algum material escrito e fotográfico, expor -vos as nossas sugestões e enviar - vos a colaboração escrita que nos pedem;

3º/ - Dada que a sua carta nos chegou num período em que o nosso secretário geral se encontrava no interior do pais , de onde regressou apenas há alguns dias, não nos foi ainda possível enviar-lhe o artigo pedido para o primeiro número do jornal. Contamos, entretanto, poder fazê-lo brevemente.

Apresente as nossas melhores felicitações a todos quanto trabalhem para que o jornal seja em breve uma realidade.

Com os melhores votos, queiram receber as nossas

SAUDAÇÕES COMBATIVAS


VASCO CABRAL



SECRETARIAT GENERAL: B,P. 298 CONAKRY- REPUBLIQUE DE GUINÉE

Anonymous disse...

Ref.69/B/62 Léopoldville,21 de 1962

Caro Hugo
Saúde

Para que possas continuar a acompanhar os assuntos da nossa luta em especial ao desejado Front junto envio pelo Kassinda um dossier de todas as demarches efectuadas para prosseguimento do do acordo de principio aasinado entre Accra p elos três partidos que bem conheces. O dossier se destina ao presidente Krumah e por isso peço - te de o fazeres chegar ao destinatário . É nosso empenho para que essa entidade seja o juiz do processo e por essa razão pretendemos pôr -lhe ao corrente de todas as demarches efectuadas nesse sentido . Quanto ao governo do Congo tomamos agora uma posição séria. Apresentamos ontem um protesto ao Ministro de informação pelas noticias tendenciosas na Radio- difusão do chamado “Governo da República de Angola no Exílio” e seus “ministros “. Igualmente enviamos cópias do protesto ao Presidente da república, Primeiro Ministro do interior. Ultimamente a situação do refugiado em Léopoldville agrava-se pois que cobram actualmente para o “sejour “ 50 frs mensais. Já apresentamos também uma reclamação por tal facto porque achamos impróprio para com os refugiados que nada possuem. A situação no interior continua a mesma . Os nossos adversários continuam com as duas mentiras, simplesmente os 22 militares preparados não querem entrar no interior de Angola sem formação do verdadeiro Front .
O soba da Sanzala muitas manobras utiliza para mante-los dentro mas parece nada resultar. Temos recebido muitas noticias do interior. O povo está exausto e impaciente com a desunião constante dos partidos. Esperamos que procures usar da tua influência junto do soba de lá para que a decisão penda para nós mesmo sem o Front. Esperamos que nos informes se há possibilidades de podermos mandar publicar ai o relatório do Padua . Agradecemos a informação ainda na volta do correio visto tratar-se de um assunto de importância e muito urgente. Eu não sei o se o Mário te falou desse assunto, mas posso assegurar-te que foi aprovado numa reunião do C.D ( comité director) a publicação do relatório. A
Publicação pretende-se que seja em brochura, se demora para não perder a actualidade , visto os relatos apanhados no depoimento da Onu terem sido já publicados por 250 jornais conforme noticia em nosso poder. Temos de andar meu caro. Desejo-te bom trabalho e muito êxito. Aceite cumprimentos de todos.
Do amigo e compatriota

Graça

Anonymous disse...

Caro Hugo




Saúde para si e para a família. Nós por cá tudo normal excepto a complicação dos disparates dos amigos da Firma UPA- PDA que se pretendem grandes vítimas do nacionalismo angolano quando é certo sofrerem do nacionalismo de ricos…
Deves estar ao corrente de que provavelmente na 2ª quinzena de Setembro se deve realizar o congresso popular para modificações disciplinares no nosso movimento. Como todos os membros do comité Director devem assistir a ele, era e é máxima conveniência que respondesse ao telegrama que o MPLA te enviou confirmando a minha aceitação da proposta do presidente Nkrumah e tua a fim de eu ficar a trabalhar em Accra.

Convém que me responda se recebeu o telegrama e quando conta que eu possa aparecer aí, para também aqui se fazer um plano de trabalho de sorte a minha ausência mesmo inopinada não prejudique a boa marcha das coisas.
Recomendações da minha família à sua.
Abraço e saudações nacionalistas.
Ao seu dispor
Leo , 30/08/ 1962

José Domingos

Anonymous disse...

JORNAL” REPÚBLICA”

FUNDADOR: DR. ANTÓNIO JOSÉ DE ALMEIDA,
DIRECTOR: CARVALHO DUARTE
DIRECTOR- ADJUNTO: ALFREDO GUISADO

DIÁRIO DA TARDE DE MAIOR CIRCULAÇÃO EM TODO PAÍS

CHEFE DE REDACÇÃO E EDITOR: ARTUR INEZ
TERÇA -FEIRA,10DE SETEMBRO DE 1957
ANO 47( 2ª SÉRIE) - Nº9598- PREÇO 1$00
APRESENTOU UMA GRAVURA COM OS PRESIDENTES DOS ORGÃOS DIRECTIVOS DA CASA DOS ESTUDANTES DO IMPÉRIO:

HUGO MENEZES, DE S. TOMÉ,
CARLOS ERVEDOSA, DE ANGOLA,
FERNANDO VAZ, DE MOÇAMBIQUE.