06 fevereiro 2006

Guiné 63/74 - DII: O meu diário (José Teixeira, enfermeiro, CCAÇ 2381) (11): Desenfiado, em férias na Metrópole (Maio/Junho de 1969)

Guiné > Ingoré > CCAÇ 2381 > 1968 > O 1º cabo Teixeira era muito mais do que um simples enfermeiro, era um verdadeiro animador sociocultural... Aqui, ainda no início da sua comissão, com duas crianças vestidas com a farda da Mocidade Portuguesa.

© José Teixeira (2006)


Continuação da publicação de O Meu Diário, de José Teixeira (1º cabo enfermeiro Teixeira, da CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá, Empada, 1968/70) (1)



Bissau, 19 de Junho de 1969

Regressei a Bissau depois de um mês de férias na Metrópole onde pude participar no casamento do meu irmão Joaquim.

A minha [licença] de férias foi cheia de aventura. O Comandante não assinou o Passaporte, pelo que não podia ir, apesar de ter a viagem comprada. Mandei um rádio para Bissau a anular a viagem e entretanto o Comandante foi para uma Operação.

Como tinha a papelada toda pronta apresentei-a ao Capitão mais antigo que ficara a exercer o Comando, e que era um bolas, estava ali de castigo. Este assinou e logo enviei novo rádio a Bissau a reservar a viagem, só que a avioneta do correio não veio no dia habitual e o risco de perder o avião e o dinheiro da viagem era grande.


Guiné > Empada > CCAÇ 2381 > 1969 > O 1º cabo enfermeiro Teixeira, para além da sua intensa actividade operacional, estava sempre disponível para os outros e arranjava maneira de se divertir e divertir os seus camaradas. Aqui, caricaturando o festival da Eurovisão.

© José Teixeira (2006)


Entretanto aparecem dois bombardeiros no ar e o lugar do atirador vago. Ao pressentir que iam aterrar, fardei-me, peguei na mala e dirigi-me à pista com intenções de pedir ao Comandante da Esquadrilha para me levar, só que vejo sair do outro Bombardeiro nada menos que o meu Comandante que regressava da Operação. Olhou para mim, muito espantado, e regressámos ao quartel na mesma viatura, isto porque o meu Passaporte perdera de imediato o valor, e anulei novamente a viagem. No entanto pedi ao Alferes Barbosa para o guardar.

Nessa noite veio a Buba uma lancha trazer uma peça necessária para uma máquina, um caterpillar, que estava parado por ter pisado uma mina e era utilizado na construção da estrada para Aldeia Formosa.

Guiné > Empada > CCAÇ 2381 > 1969 > O 1º cabo enfermeiro Teixeira tinha, além disso, um trato fácil e afável com a população local. Aqui vemo-lo "muçulmano por um dia", ou melhor, vestido à maneira tradicional da população islamizada... © José Teixeira (2006)


Alguém me veio avisar e eu rompi a barreira, fui ter com o Barbosa que estava a jogar cartas com o Comandante, fiz-lhe sinal para vir cá fora, pedi-lhe o Passaporte falso e, à revelia do Comandante, fui para a Praia. Um colega pegou em mim e atirou-me para dentro da lancha e lá fui eu rumo a Bissau.

No dia seguinte de manhã cheguei a Bissau, corri à Agência, consegui ainda reservar a viagem e esperei 24 horas pela partida para Lisboa via Ilha do Sal.

____________

(1) Demos início à publicação de O Meu Diário, em 1 de Janeiro de 2006. Recorde-se o percurso do nosso amigo e camarada de tertúlia nas terras da Guiné:

"Fui enfermeiro de campanha na CCAÇ 2381. Fui para a Guiné em fins de Abril de 1968 e regressei em Maio de 1970.

"Estacionei cerca de 3 meses em Ingoré, no Norte, onde a companhia fez o seu treino operacional.

"Seguimos depois para Buba [, na região de Quínara, no sul] e fixámo-nos em Quebo (Aldeia Formosa), [no final de Julho de 1968].

"Aí a CCAÇ 2381 teve como missão fazer escoltas de segurança às colunas logísticas de abastecimento entre Aldeia Formosa/Buba e Aldeia Formosa/Gandembel, ao mesmo tempo que garantia a autodefesa de Aldeia Formosa, Mampatá e Chamarra.

"Regressámos a Buba, em Janeiro de 1969, para servirmos de guarda às equipas de Engenharia que construiram a estrada Buba/Aldeia Formosa.

"Face ao desgaste físico/emocional fomos enviados, a partir de 1969, para Empada onde vivemos os últimos meses de Comissão".

Sem comentários: