17 junho 2005

Guiné 69/71 - LXIII: Tertúlia dos ex-combatentes

16 de Junho de 2005. Amigos e camaradas:

Vejam a nossa lista de contactos. É uma lista aberta. Podem propor novos nomes. Façam o favor de conferir e corrigir eventuais erros e omissões. Há dados incompletos.

Penso que devemos, por razões óbvias, limitar esta lista aos ex-combatentes da Guiné, que estiveram no TO (Teatro de Operações) da Guiné entre 1963 e 1974, num lado e noutro da barricada...

Seria giro encontrarmos gente do PAIGC que andou na mata... Talvez o J.C. Mussá Biaí nos possa ajudar. O estatuto dele não o mesmo que o nosso, era djubi do Xime, andava na escola em 1972... Mas pode e deve figurar na nossa lista de e-mails, se ele assim o desejar…

Porquê só a Guiné, e não tamabém Angola e Moçambique ? A malta da Guiné tem mais afinidades uns com os outros, porque quase toda a gente passou pelos mesmos sítios. Ou pelo menos há lugares que são conhecidos de todos... A Guiné é do tamanho do Alentejo. Foi um osso duro de roer, para todos os combatentes, os nossos e os do PAIGC. Infelizmente os caminhos da indepencência foram tortuosos. Hoje a Guioné-Bissau corre um sério risco de desaparecer como Estado, como Nação e como país independente... Cabe-nos também ajudar o povo guineense a encontrar os caminhos da esperança...

PS – Há um certo risco de publicarmos uma lista como esta na Net... Os nossos endereços podem vir parar a bases de dados comerciais e é bem possível que passem a receber mais lixo... As chamadas mensagens SPAM.. Algumas podem trazer vírus...

É preciso ter cuidado e não abrir tudo... Suspeitem inclusive de endereços de e-mail vossos conhecidos mas com subjects (assuntos) do tipo: Hi, hello, morto, Documento, Excel file, Obrigado...

A regra é: nunca abrir algo suspeito e eliminar a mensagem em caso de dúvida... E, é claro, reforçar a segurança informática... Isto é como as putas das bailarinas que mataram e feriram gravemente muitos camaradas nossos. E que continuam a matar e a ferir a população da Guiné, Angola, Moçambique, embora a situação da Guiné seja melhor do que a dos outros dois países.

Vejam ainda a este respeito as instruções de um operador como Clix:

Alertas Clix > Como se pode proteger dos vírus?


1. Não abra ficheiros anexos a emails de fonte desconhecida ou duvidosa.

2. Não abra ficheiros anexos a emails, excepto, se sabe do que se trata, mesmo que estes sejam enviados por amigos ou alguém que conhece. Alguns vírus podem replicar-se e propagar-se através do email. Mais vale ir pelo seguro do que arrepender-se mais tarde, por isso confirme com a pessoa que lhe enviou o email em caso de dúvida.

3. Não abra ficheiros anexos a emails se o título da mensagem é suspeito. Caso necessite de abrir os ficheiros, guarde-os sempre no seu disco rígido antes de os abrir.

4. Apague emails não solicitados. Não reencaminhe ou responda a qualquer um deles. Este tipo de email é considerado spam, ou seja, são mensagens não solicitadas e intrusivas que afectam a rede.

5. Não faça o download de ficheiros de desconhecidos.

6. Tenha ...

Para saber mais > Clix > Segurança > Mais...

Sem comentários: