21 fevereiro 2006

Guiné 63/74 - DLXXIII: Pidjiguiti: comentando a versão do Luís Cabral (Mário Dias)

1. Pedido feito ao Mário:

Gostava que comentasses as afirmações do Luís Cabral sobre a "caça ao preto" no dia 3 de Agosto de 1959...São afirmações graves, que eu desconhecia... Não sei se queres acrescentar mais alguma coisa sobre o Pidjiguiti... O teu depoimento foi importante. Obrigado. L.G.

2. Primeiro texto do Mário Dias, antes de ler o post do A. Marques Lopes:


Caro Luis:

Desconheço as afirmações do Luis Cabral sobre a "caça ao preto" no dia 3 de Agosto de 1959. Creio que elas devem ter sido ditas em sentido figurado e no contexto da fraseologia própria dos seguidores do PAIGC que não contesto e compreendo. Aliás, neste tipo de guerra, o aproveitamente de qualquer ocorrência com fins de propaganda favorável à causa defendida por cada uma das partes, é prática corrente. Como é costume dizer-se, está nos livros.

O que sei a respeito da revolta no Pidjiguiti é aquilo que narrei. Como referi, quando a tropa lá chegou já a polícia tinha dominado a situação. Não vi os acontecimentos anteriores nem após a nossa chegada houve perseguição aos elementos revoltosos.

O que narrei sobre o início da revolta e a forma como a mesma foi reprimida, é fruto dos comentários por mim colhidos nos dias imediatos junto de pessoas que a tudo assistiram, principalmente muitos amigos, familiares incluidos, da firma Eduardo Guedes, Lda., que mais tarde veio a unir-se à Ultramarina e que, muitos se devem lembrar, tinha uma vista privilegiada sobre o local onde tudo aconteceu. Também ouvi alguns marinheiros dos barcos pertencentes à NOSOCO, empresa onde eu trabalhava antes da minha incorporação militar, e que me narraram o sucedido.

Nos dias imediatos, Bissau regressou à calma e não se notava qualquer sentimento de mal-estar. Aparentemente, tudo parecia sanado. Digo aparentemente porque nos meios clandestinos que desde o ocorrido se tornaram muito activos, certamente os ânimos estariam mais exaltados. E é o desconhecimento do que se passou nesses meios que nos impede de fazer uma análise mais correcta dos factos. Porque, desses factos, apenas sei o que vi e me foi contado.

Em breve seguirão mais algumas memórias da Guiné dos tempos antigos de antes da guerra.

Um abraço
Mário Dias

3. Segundo texto do Mário, depois de ler o post de 18 de Fevereiro de 2006 > Guiné 63/74 - DLVII: Antologia (36): o massacre do Pidjiguiti (Luís Cabral)


Caro Luis

Acabo de ler o post que referes e que me havia escapado. Imperdoável!...

Ainda bem que o nosso camarada A. Marques Lopes se refere a massacres e outros desnecessários excessos cometidos pelos portugueses e que devem ser trazidos ao conhecimento de todos. É bom que tudo seja revelado com a isenção de espírito que a distância temporal dos acontecimentos nos proporciona.

Infelizmente, em qualquer guerra e, mais ainda, nas guerras do tipo daquela que enfrentámos em África, existem excessos (autênticos crimes) que nem sequer o ambiente de nervosismo ou insegurança justificam. Isto, aplica-se a ambos os lados embora a história tenha a tendência de endeusar os vencedores e diabolizar os vencidos.

Quanto ao texto do Luis Cabral, exceptuando alguns pequenos mas importantes pormenores, ele não difere muito, na sua essência, do que por mim foi descrito. As divergências principais são as seguintes:

- Os militares não participaram nos disparos pois nem se encontravam lá quando estes ocorreram. Quando os militares chegaram (eu fui um deles) já não havia tiros e, além do mais, nem tínhamos munições. Estavamos a regressar de uma guarda de honra quando fomos desviados para o local.

- O Luis Cabral refere que as tropas estavam armadas com armas automáticas modernas, o que não é verdade. A polícia tinha armas de repetição Lee-Enfield 7,7 mm que datavam da 1ª Guerra Mundial. Os militares estavam armados com as velhas Mauser 7,9 mm.

- Refere ainda que alguns civis se juntaram "com as suas armas pessoais, que depois se vangloriaram da sua participação na caça selvagem aos homens do 3 de Agosto". Embora não pretendendo desmentir pois não assisti ao início dos acontecimentos, parece-me pouco plausível que tenha acontecido.

- Outro ponto de divergência é o que se refere ao modo como ocorreu o "tiroteio" que lamentavelmente vitimou tanta gente e que começou apenas quando os revoltosos se dirigiam ameaçadoramente armados de paus e remos, já no exterior do Pidjiguiti, para a Casa Gouveia. Foi o próprio comandante militar quem deu ordem de fogo, junto à estátua de Nuno Tristão. Custa-me um pouco acreditar que um polícia se disponha a fazer fogo (tipo tiro ao alvo) sobre um indefeso homem que tenta escapar a nado tratando-se, sobretudo, de um seu conterrâneo. Que monstro cometeria tão bárbara acção?

- Quanto às vítimas, foram 16 que, de novo o digo, são muitas. Uma que fosse seria demais. As 50 fazem parte do natural exagero, com fins propagandísticos, que os movimentos de libertação sempre utilizaram. Por exemplo, as 10.000 da Baixa do Cassange segundo a versão do MPLA; ou as propaladas e estrondosas vitórias da FRELIMO sobre as nossas tropas em Moçambique que, numa emissão da Rádio da Tanzânia, conseguiu, num só dia, abater mais aviões que o total existente em Moçambique.

- A versão dos acontecimentos que chegou às emissoras enviada, segundo o próprio Luis Cabral, por Fernando Fortes, chefe da Estação Postal e um dos fundadores do PAIGC, foi de certo e compreensivelmente empolada.

O resto do texto, que muito apreciei e me fez recordar tantas pessoas - conheci todas as que lá estão referidas - está bem concebido mas não deixa de nele transparecer a fraseologia e os chavões (nós também tínhamos os nossos) próprios da propaganda mentalizadora em que o PAIGC era perito. Do mesmo modo, e analisando bem, se chega à conclusão que, embora, segundo o autor, já existesse alguma acção clandestina de aliciamento não refere que a "organização" da ocorrência tenha sido preparada pelo PAIGC.

Já me alonguei em demasia, o que não era meu propósito, tudo porque, sem enjeitar as responsabilidades que, enquanto militar e combatente, possam ser atribuídas a Portugal, me custa verificar que se relatem os acontecimentos de uma forma parcial e "partidária".

Um abraço do
Mário Dias

Sem comentários: