20 setembro 2005

Guiné 63/74 - CC: Imagens de Bissorã e da CCAÇ 13 - Os Leões Negros (1969/71)

© Carlos Fortunato (2005).

Militar da CCAÇ 13 (Os Leões Negros) a desmontar uma mina, na estrada Bissorã-Olossato.


Uma primeira versão da prometida página sobre Bissorã já está disponível. Podem consultá-la directamente, a partir da minha página pessoal ou através de um link neste blogue (Memórias dos lugares > Bissorã ).

Já temos, até à data, páginas sobres as seguintes localidades, povoações, vilas ou cidades, que eram importantes no nosso tempo sob o ponto de vista administrativo e militar. Foram sítios em que vivemos e/ou onde combatemos, ou por onde passámos, constituindopor isso parte das nossas memórias da Guiné, no período que coresponde à guerra colonial (1963/74). Nalguns casos, voltámos - já depois da independência e do fim da guerra - ao novo país irmão que se chama hoje Guiné-Bissau. Há também imagens de algusn lugares que foram revisitados nos anos dez anos.

Esses lugares são, por ordem alfabética: Bafatá, Bambadinca, Banjara, Barro, Bissau, Bissorã, Cansissé (Nova Lamego ou Gabu), Cantacunda, Contuboel, Geba, Mansambo, Saltinho, Xime, Xitole... Mas aguardamos imagens de outros sítios, onde estiveram alguns de nós, como por exemplo o Paulo Salgado (Olossato e Nhacra), o João Tunes (Pelundo e Catió)ou o Afonso Sousa (Bigene, Binta, Guidage). Eles não prometeram nada, com excepção do Paulo Salgado. Mas entretanto há novas caras que, como o Luís Moreira, irão aparecer, remexer no baú da tropa e trazer mais novidades... Que isto de remexer no baú da tropa é como abrir a caixa de Pandora: nunca se sabe quais são os fantasmas, irãs e demónios que lá estão, a dormir há mais de trinta anos...

No nosso blogue também há já links para os blogues ou as páginas pessoais dos nossos amigos e camaradas:

João Tunes > Agua Lisa (3)
Jorge Santos > Guerra Colonial Portuguesa
Fernando Chapouto > Guiné > CCAÇ 1421 (1965/67)
Carlos Fortunato > CCAÇ 13 (Os Leões Negros)
Luís Graça & Camaradas > Subsídios para a História da Guerra Colonial > Guiné (1963/74)

Agradeço, mais uma vez, a amabilidade do Carlos Fortunato que pôs à nossa disposição o seu “álbum de fotos”. Faltam inserior duas ou três imagens. Ficam para uma próxima actualização. Peço ao carlos para dar uma vista de olhos e mandar sugetsões e correcções.

O Carlos pode acrescentar mais notas nas legendas de modo a criar o apetite a quem quiser saber mais sobre a CCAÇ 13 - Os Leões Negros, cujos soldados eram do recrutamento local (balantas e felupes: uma mistura explosiva!). Este têm um belíssimo hsitorial, pelo que se sugere uma visita mais demorada à respectiva página, de que o nosso tertuliano Carlos Fortunato é o guardião ( ou o webmaster).

Como já tive oportunidade de dizer, considero esta página da Net uma das mais bem documentadas relativamente a unidades de intervenção ou companhias (de caçadores, de cavalaria,de artilharia, etc.) que operaram no TO da Guiné, entre 1963 e 1974.

PS - Como repararam, atingimos hoje o post 200 (CC, em numeração romana). Não me dá jeito dizer postagem, à brasileira...

Sem comentários: