30 junho 2005

Guiné 69/71 - LXXXIX: Recordando Geba, Banjara, Camamudo, Cantacunda, Bafatá (CCAÇ 1426)

1. Mensagem enviada ontem ao Marques Lopes (ex-Alf. Mil. da CART 1690, Geba, 1967):


Ex-Furriel Miliciano Chapouto da CCAÇ 1426 [1965/67], com sede em Geba,com passagem por Banjara, Camamudo e Cantacunda, quero felicitá-lo pela sua coragem demonstrada depois de ser ferido.

Quero agradecer-lhe por me proporcionar a possibilidade de reviver o passado, ao ler os seus escritos sobre os locais que eu tão bem conhecia e especialmente Banjara onde o sofrimento era grande, não só pelo isolamento como pela fome que se passava.

Um grande abraço. Fernando Chapouto.

2. Resposta do Marques Lopes

Caro camarada ex-combatente:

Grande satisfação a minha! Há dias contactou-me o Belmiro Vaqueiro, também da CCAÇ 1426, que deve conhecer, é claro.

É bom saber que estamos vivos, apesar de passarmos as dificuldades que todos sabemos ter havido naquelas terras de Geba e naqueles anos da nossa juventude, que devíamos ter passado de forma mais agradável.

Certamente viu o que escrevi no blogue-fora-nada, que está constituído numa tertúlia de ex-combatentes da Guiné , dinamizada pelo amigo Luís Graça, também ex-combatente.

Creio que todos estes amigos gostarão que se junte a este nosso grupo para lembrarmos os tempos passados e trocarmos experiências e opiniões sobre esse tempo passado.

Bem vindo, caro ex-conterrâneo de Geba, Banjara e Cantacunda.

Um abraço. Marques Lopes


3. O Fernando Chapouto, como é conhecido (e não Fernando Silvério) prometeu-nos enviar fotografias para o nosso álbum da Guiné: "Quando o meu filho vier cá ajuda-me a enviar fotografias, que tenho muitas. Eu dessas coisas não percebo, ele é que é engenheiro de informática e computadores". Refere ainda, na sua mensagem que enviou hoje, que "é com tristesa e mágoa que vejo várias vezes as fotografias de Bafatá, mete dó e pena". Apraz-nos também registar que é um "combatente com cruz de guerra".Ficamos a aguardar as suas fotos digitalizadas.

4. O Marques Lopes vai estar de férias de
1 a 15 de Julho. Pede aos amigos da tertúlia para falarem com o Fernando Cachoupo! "Ele, como todos nós, precisa disso".

Sem comentários: