12 julho 2005

Guiné 69/71 - CIV: Cabo Verde (1941/43) (1): os mortos e os esquecidos do império

1. Vasculhando o baú das minhas memórias (físicas) da guerra colonial, acabei pro deparar com as velhas fotografias, algumas delas já irrecuperáveis, do meu pai que, por ironia do destino, também fez a sua tropa no Ultramar, em plena II Guerra Mundial, como muitos outros jovens da sua geração.

Já as conhecia, de puto. Conheci-as , de cor e salteado, de tanto ter desfolhado aquele album, desconjuntado e hoje já desaparecido. Não sei como algumas das fotos sobreviveram mais de sessenta anos. Uma boa parte já se terá perdido.

Nunca entendi, em puto, o seu significado. Que faziam aqueles homens numa terra distante, numa ilha careca, sem árvores nem bichos, aonde se chegava por mar, em grandes barcos que levavam magotes de gente ? Uma terra onde não chovia e a fome matava a pobre gente que lá vivia ou vegetava!...

Legenda no verso da foto:

"23/7/1941. Chegada ao 1º Batalhão Expedicionário do R. I. nº 5 a São Vicente, Cabo Verde. Na fotografia estou eu com alguns camaradas da minha companhia. No porto do Mindelo fomos entusiasticamente recebidos. Luís Henriques".

© Luís Graça



2. Além de barcos e tubarões, o meu pai sempre me falou de fome, do Joãozinho que morreu de fome, apesar dos restos do quartel. Também me falou da morna e da coladera... O que ele nunca me contou foi que, nesse período, a Grande Seca e a Grande Fome dizimaram milhares e milhares de caboverdianos, miseravelmente entregues à sua sorte pelo regime de Salazar... Aliás, a seca, a fome e as epidemias sempre marcaram, ciclicamente, as gente das ilhas e a sua literatura. Os que puderam fugiram, na década de 1940, para a diáspora... Só percebi isso mais tarde, já adolescente, quando li o romance Hora di Bai, de Manuel Ferreira, que também esteve em Cabo Verde por essa altura como militar.

Legenda no verso da foto:

"O Paquete Mouzinho. Oferecido pelo meu amigo José B. Lourenço no dia em que o fui visitar ao Hospital em São Vicente. 26 de Julho de 1942. Luís Henriques,(...) em S. Vicente, C. Verde".

© Luís Graça

O meu pai, felizmente ainda vivo, era o 1º Cabo nº 188/41 da 3ª Companhia do 1º Batalhão Expedicionário do Regimento de Infantaria nº 5. Esteve em Cabo Verde, no Lazareto, na Ilha de São Vicente, entre 1941/43. Muitos soldados portugueses morreram lá, de tuberculose, de doença, de desnutrição, de solidão, de saudade. Os seus restos mortais ficaram, para sempre, longe de casa, da terra natal, da Pátria. São os mortos e os esquecidos do Império.

Uma saga que durou cinco séculos, e que atravessou a minha própria família do lado paterno: a minha bisavó Maçarica, nascida em Ribamar em 1864, descendia justamente dos pobres diabos arrebanhados, à força, para os porões das caravelas e nas naus. Embarcados como pau para toda a obra, daí a alcunha (Maçaricos) e, possivelmente mais tarde, o apelido de família (Maçarico). O mar marcou-os de tal maneira que nunca conseguiram viver longe dele: foram (e continuam a ser) gente ribeirinha, concentrados maioritariamente em Ribamar da Lourinhã, mas também com um possível núcleo em Mira, sendo marinheiros, aventureiros, mercadores, pescadores, calafates, construtores de barcos, mestres de traineiras, pescadores de lagosta, pescadores do alto, cabos de mar, peixeiros, negociantes de peixe, donos de restaurantes, tascas e hotéis à beira mar, perdidos e achados nas setes partidas do mundo, junto aos cais...

3. Serve esta evocação nostálgicas dos meus antepassados, para dizer que a minha geração, a nossa geração, foi a coveira do Império. 500 anos depois liquidámos o Império. E justamente na Guiné. Foi na Guiné que enterrámos os últimos mortos e os últimos esquecidos do Império. Que derrubámos o último padrão das quinas e arriámos a última bandeira verde-rubra. Não é sem um arrepio que escrevo isto. Mas hoje apeteceu-me invocar aqui os meus antepassados, a nossa gente. Tal como o Guimarães que teve a ternura de chamar aqui, à colação, o seu velho pai, herói da 1ª Grande Guerra...

Legenda no verso da foto:
"Justa homenagem àqueles que dormem o sono eterno na terra fria. Companheiros de expedição os quais Deus chamou ao Juízo Final. Pessoal da A[nti] Aérea depois das cerimónias desfila fazendo continência às sepulturas dos companheiros. Oferecido pelo meu amigo Boaventura no dia 17-8-1943, dia em que fiquei livre da junta (hospitalar). Luís Henriques".
© Luís Graça.

Sem comentários: