12 julho 2005

Guiné 69/71 - CVII: Bibliografia de uma guerra (3)

Selecção de livros feita pelo Jorge Santos, membro da nossa tertúlia de ex-combatentes da guerra colonial:


TÍTULO: Rumo a Fulacunda
AUTOR: Rui Alexandrino Ferreira
EDITOR: Palimage
ANO: 2000

RESUMO: O autor nasceu em Angola (1943). Fez o curso de oficiais milicianos em Mafra (1964). Foi mobilizado para a Guiné,tendo rendido um desaparecido em combate e pertencido à CCAÇ 1420, sedeada em Fulacunda (1965/67). Depois de frequentar o curso de capitães, em Mafra (1970), volta à Guiné, para comandar a CCAÇ 18. Em 1973 faz uma comissão em Angola. Regressa a Portugal em 1975. Vive actualmente em Viseu. É Coronel de Infantaria na situação de reforma. Rumo a Fulacunda é a sua obra literária de estreia.

Nesta obra, de mais de 400 páginas, "perpassam os odores do mato, o cheiro da morte, o apelo da guerra", enquanto ao mesmo tempo se assiste ao fluir dos tempos sacrificados e difíceis, ao deflagrar das misérias e fraquezas humanas, ao vasculhar das situações caricatas e ridículas"...

Segundo a apresentação da responsabilidade da editora, "sente-se ainda a magia daquelas gentes diferentes e o sortilégio da terra inóspita, selvagem, rude e bela que condicionavam e faziam da vida um permanente confronto de sentimentos, um gigantesco conflito de emoções. Sobressaíam os verdadeiros homens. Sobreviviam os mais capazes, os que melhor se adaptavam, os que a sorte protegia".


TÍTULO: A Pátria ou a Vida
AUTOR: Gertrudes da Silva
EDITORA: Palimage
ANO: 2005

RESUMO: O autor nasceu no concelho de Moimenta da Beira (1943), tendo ingressado em 1963 na Academia Militar. Hoje é coronel de infantaria na situação de reserva.
Durante a guerra colonial, fez duas comissões, uma em Angola e outra na Guiné. É licenciado em História na Universidade de Coimbra (1980). Participou no Movimento do 25 de Abril de 1974.

O livro é, fundamentalmente, a visão romanceada da experiência pessoal do autor no contexto da guerra na Guiné.

Em A Pátria ou a Vida, segundo a apresentação feita pela editora, "vive-se, sofre-se e morre-se sem heroísmos nem honrarias; caminha-se sempre sobre o arame que marca a fronteira entre dois valores que temos como sagrados. Porque a Pátria – lugar comum – nesses tempos era madrasta, tratando como estranhos os seus próprios filhos. Não de sua própria natureza, que essa era boa, e por isso sempre lhe fomos afeiçoados; mas por força dos homens a que, ilegitimamente, se foi entregando, todos com jeito de abastados morgados, a largar-nos por aí, feitos filhos bastardos".

TÍTULO: Guiné 1968 e 1973 – Soldados uma Vez, Sempre Soldados
AUTOR: Nuno Mira Vaz
EDITORA: Tribuna
ANO: 2003

RESUMO: O autor é Coronel de Cavalaria na reserva. Fez toda a vida militar nas tropas pára-quedistas, tendo cumprido quatro comissões de serviço em África.

"A luta travada na Guiné entre Forças Armadas Portuguesas e guerrilheiros do PAIGC, apesar de não registar muitas acções militares com expressão significativa, é geralmente recordada como a mais dura de quantas se travaram no antigo ultramar português.

"Neste contexto, o heliassalto em Cafal-Cafine e a demorada e complexa acção naval, terrestre e aérea montada para libertar Guidaje, fornecem, na diversidade da sua concepção, duas imagens expressivas da intensidade dos combates e dos sacrifícios exigidos aos soldados portugueses.

"Na Operação Ciclone II, em Fevereiro de 1968, um comboio fluvial de rotina serviu de isco ao lançamento de duas companhias de pára-quedistas sobre uma unidade do PAIGC instalada em abrigos preparados, tendo as tropas portuguesas iniciado um combate de aniquilamento do bigrupo inimigo.

"Em Maio e Junho de 1973, a Operação Ametista Real e todos os outros combates travados para romper o cerco montado a Guidaje ocorreram numa época em que se registavam severas limitações aos meios aéreos, sendo o desfecho da guerra cada vez mais incerto. Ao fim de um mês e meio de combates, as baixas das duas partes foram bastante severas e, sabe-se hoje, equiparadas" (Texto de apresentação, da responsabilidade da editora).

Sem comentários: