29 setembro 2005

Guiné 63/74 - CCXXIII: Operação Guiné-Bissau 2006 (3)

1. Queridos tertulianos:

Boas notícias: já está em marcha a Op Guiné-Bissau 2006...

Agora é preciso a montar a logística, as transmissões, as comunicações, o planeamento, os patrocínios, o sponsorship, o marketing, enfim, chamar os gajos do Estado Maior General do... "Caco Baldé" (esta foi o Guimarães que nos veio recordar: era assim que a malta do chão fula - Bambadinca, Xime, Xitole - chamava ao "homem grande de Bissau" e nosso Com-Chefe...).

Outra boa notícia: estamos em vias de admitir na tertúlia a primeira... camariga! A mulher do Paulo Salgado, a Maria da Conceição, que é economista, "bebeu a água do Pidjiguiti" (em sentido figurado, claro) e vai amanhã para Bissau, trabalhar como cooperante, juntamente com o Paulo e mais dois elementos da equipa ...


2. Mensagem do Sousa de Castro (o tertuliano nº 1, o culpado desta blogaria toda!):

Amigos tertúlianos, o ex Furriel Mil. de Transmissões de Infantaria Luís Fernando Moreira pertenceu à CCAÇ 2789 do BCAÇ 2928, que esteve em Bula, Capunga e Ponta da Consolação na Guiné (1970/72)... Procura ex-companheiros.

Contacto:

(i) lmoreira@sapo.pt;

(ii) luismoreira@envc.pt

3. Mensagem que enviei ao Luís:

Luís F. Moreira (para não não fazer confusão com o outro Luís Moreira, ex-Alf. Mil. Sapador da CCS do BART 2917, Bambadinca, 1970/71):

Já publiquei o teu apelo no nosso blogue. Manda mais dados sobre a tua "guerra"... Não temos nada sobre Bula, [que fica a norte de Bissau, já na região do Cacheu ]... Quanto a Capunga, há pelo menos duas localidades com esse nome... Se tiveres fotos, documentos, estórias, estás à vontade... Já somos porventura a melhor fonte, a mais autêntica, a mais pura, mais espeontânea, de informação sobre a guerra da Guiné (1963/74)... Por este andar ainda vamos todos apanhar uma medalha de cortiça, por relevantes serviços à Pátria, no dez de Junho...

Fragata Alm. Magalhães Corrêa, construída em 1968, nos Estaleiros Navais de Viana de Castelo, uma empresa que honra a nossa longa e rica tradição na arte e na ciência da construção naval e onde trabalham (ou já trabalharam) alguns dos nossos queridos tertulianos.


Fonte: ENVC (2005) (com a devida vénia)

Já percebi que trabalhas com o Sousa de Castro (que é o pai desta tertúlia) e outros camaradas, aí nos ENVC. Segunda feira vou a um congresso a Braga, "botar discurso", mas não dá para dar um salto a Viana... Mas prometo ainda um dia fazer uma visita ao Sousa de Castro, ao Américo Marques, ao Manuel Castro e agora a ti (não sei se me esqueci de mais algum valente camarada dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo)... Vai dando notícias. Já somos vários Luíses... Fica com os nossos endereços, o do blogue e das várias páginas. E vai divulgando a coisa, aí pelo Alto Minho (podes entrar pela Galiza dentro, se lá houver rapaziada da Guiné...).

Luís Graça

Sem comentários: