20 outubro 2005

Guiné 63/74 - CCXLIX: Xime, Mansambo, Xitole: Armas pesadas, questões de calibre

Isto é um obus 10,5 (ou 105 m/m) , esclarece o Sousa de Castro. Xime (1972) > CART 3494.

© Sousa de Castro (2005)









... e isto é (era) um obus 14 (ou 140 m/m)

Bambadinca > 2001: Restos de peças de artilharia portuguesa (obuses 14) que o Guimarães fotografou quando lá voltou.

© David J. Guimarães (2005)


1. Texto do Sousa de Castro:

Luís, quando referes nas fotos Obus 107, não está correcto. O Obus em questão é 10,5 ou se quiseres 105 m/m. No Xime existiam três e um morteiro 81 m/m. Eram estas as armas fixas no quartel em 1972 , para além de outras que todos conhecemos como a Breda, as Bazucas, a [metrahadora ligeira] HK21 , etc.

Em Mansambo havia um Obus 14 ou 140 m/m, como quiseres.
Abraços.

2. Texto do David Guimarães:

Luís, desculpa-me uma coisa: com o entusiasmo meti o pé na poça ou enterrei-me na bolanha... De facto, o morteiro não é o nosso 61 e o deles 62 mas sim nosso 60 e o deles 61, como é óbvio e naquele documento está bem referido [relatório da Op Lança Afiada].

Olha, que burro!... Eu, Furriel atirador, com o curso de minas e armadilhas e comandante de secção, exatamente do morteiro 60, meti o pé na poça...

Bom, estávamos na época das chuvas na Guiné, saímos em patrulhamento e, pumba, meti mesmo os pés e pernas até aos ossos... na bolanha!

Num dos patrulhamentos que fazíamos amiúde, até perto de Seco Braima [a oeste do Xitole, vd. mapa do Sector L1 / Zona Leste], um dia foi determinado o seguinte: (i) esperaríamos que as pessoas viessem labutar para a bolhanha; (ii) faríamos depois uma flagelação; (iii) tudo a postos, um guia numa árvore; (iv) ordem para disparar três tiros de bazuca e três de morteiro...

Eu dispensei de imediato o prato-base do morreiro, tinha grande experiência em fazer tiro assim e era facilitador...Eu apontava muito bem, modéstia aparte, gostava, nenfim...

Fogo, três bazucadas e três morteiradas! Eu tinha-me esquecido é que as chuvas tinham terminado há pouco tempo, pelo que o meu morteito ficou metido na terra até meio - e esta, hein???

Coisas de guerra de morrer a rir - ainda hoje me interrogo como foi possível rir tão perto do inimigo... Bem regressámos rapidamente ao quartel [Xitole] e eles ripostaram, de morteiro, quando já estávamos no acampamento...

Nota: o morteiro não partiu... E, ao que parece as morteiradas, segundo posteriores informações, foram bastante certeiras... E assim se faziam os heróis, por vezes.

Abraço, David.

Sem comentários: