22 outubro 2005

Guiné 63/74 - CCLIII: Notícias da açoreana CCAÇ 2636 (Bafatá, Contuboel, Saré Bacar, Pirada)

1. Tefonou-me o João Varanda,que nos tinha contactado em Maio passado, mas cujo endereço de e-mail estava errado. Por esse motivo, ele deixou de estar integrado na nossa tertúlia: os e-mails para ele eram sistematicamente devolvidos. Agora percebo o motivo: como na tropa, o material tem sempre razão!

Pelo que ele me contou, é fã do nosso blogue, que lê com regularidade e crescente entusiasmo. Recorde-se que ele fez parte de uma companhia açoreana, a CCAÇ 2636, que esteve na Zona Leste (Bafatá e depois Saré Bacar e Pirada, na fonteira norte, com o Senegal), mas primeiro passou pela região do Cacheu (Pelundo e Teixeira Pinto).

Ele vive e trabalha em Coimbra, mais exactamente nos serviços académicos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Secção de Alunos), Porta Férrea - Paços da Escola, 3004 - 545 Coimbra.

O João confidenciou-me que gostaria de voltar à Guiné, mas devido a um problema de saúde nunca se atreveria a ir sózinho. Esuqeci-me de perguntar como ia o livro dele... Ficou de mandar umas estórias (e fotos, espero) para a semana que vem.

Em contrapartida, prometi-lhe que publicar, uma dia destes, o relato da Op Tigre Vadio, a Madina/Belel, no regulado no Cuor, já no corredor do Morès, em 1970. Não tenho aqui à mão os meus apontamentos, mas tenho ideia que um pelotão de morteiros de Bafatá, do tempo do João Varanda, participou nessa operação, cujo ponto de partida foi Missirá e o regresso, dramático, Enxalé... Foi, como se costuma dizer, uma volta ao bilhar grande!

A propósito, tenho que arranjar um voluntário, na nossa tertúlia, para ir espetando os alfinetes no mapa da Guiné com o número dos pelotões, companhias e batalhões. Já é muita areia para a minha camioneta. Às tantas, a gente perde-se no mato...


2. Reproduzo aqui parte do e-mail que ele em tempos mandou ao Guimarães e que foi depois inserido no nosso blogue: vd. post de 25 de Maio de 2005 > Guiné 69/71 - XXV: Aerogramas de amigos e camaradas (1)

18 de Maio de 2005:

Amigo David Guimarães:

Cá recebi o seu e-mail, fiquei muito sensibilizado pela sua gentileza. Como todos os que passaram por aquela guerra, naqueles vinte e quatro meses, a Guiné-Bissau é hoje uma terra mítica, algo inesquecível que vive presente para todo o sempre na nossa cabeça. Daí a necessidade de buscar algo sobre aquele tempo passado relacionado com a guerra, o que se torna para nós uma forma de dizer que estamos vivos.

Meu bom amigo, também fui companheiro de luta na nossa querida Guiné, como elemento da CCAÇ 2636 (companhia açoreana) e fizemos o percurso coroa com o seu início em Brá-Có (fizemos a segurança da estrada alcatroada para Pelundo e ligação a Teixeira Pinto).

O Pelundo era a região onde, em 20 de Abril de 1970, o comando de zona do PAIGC traíu as negociações que decorriam com o grande Chefe General Spínola para a rendição das forças do PAIGC que operavam naquela zona e a respectiva população), fazendo o PAIGC o assassinato dos três majores, Passos Ramos, Pereira da Silva e Magalhães Osório (1).

Depois saltámos para a zona leste, para Bafatá, ficando metade da companhia adstrita ao Batalhão de Caçadores 2856 (2), e a outra metade ao Esquadrão de Cavalaria 2640. No leste e naquela altura o homem grande da guerra o era o Carlos de Almada, o célebre Chefe Gazela [3). Um grupo de combate entrou em auto-defesa em Ualicunda, outro em Sare Uale (4) na linha limite da fronteira do Senegal, ficando a base do comando destes dois grupos sedeada em Contuboel.

Os outros grupos ficaram em actividade operacional no sector leste com sede em Bafatá, para cortar a eficácia de ataque do PAIGC, assim tudo o que era risco foi batido em operações de sector como sejam Fá Mandinga, Xime, Bambadinca, Porto Cole, Capé e Mansomine (5) (Mansomine, de má memória, na durissíma Operação Fareja Melhor onde tivemos a primeira baixa, que foi um voluntário que, em acto de coragem e bravura, quis dar solidariedade ao grupo a procurar, detectar e aniquilar quaisquer elementos inimigos, destruindo todos os meios de vida e recuperar as populações civis sob controlo inimigo).

No leste (6) tudo quanto foi matas, rios ou bolanhas foi por nós calcorreado à procura de quem não prometeu vir até nós, para tudo quanto mais não fosse dialogar os caminhos da paz. Por fim, assentamos arraiais em Sare Bacar, a pouco mais de cem metros da linha limite com o Senegal.

Operacionalmente estivemos em exercício em Pirada e Paunca(7), ficando com dois grupos de combate estacionados em Sare Aliu, Sene e Sora (corredores de infiltração do PAIGC para selecção de guerrilheiros e por onde infiltravam o armamento pesado).

Meu bom amigo, muitas peripécias se passaram fizemos a guerra sem querer, enfim agora isto faz parte da história que está pouco passada para o papel. Temos de unir esforços e todos contar o que foram aqueles dias, não podemos deixar para trás o que foram esses tempos e deixá-los esfumar-se como o fumo de um cigarro.

(...) Não quero findar este e-mail sem dizer ao meu bom amigo que estou a escrever um livro de memórias sobre a nossa passagem pela guerra colonial na Guiné-Bissau.

Com um grande abraço. Varanda

Tomem nota do endereço de e-mail : maito:jvaranda@fd.uc.pt (jvaranda e não jvarandas)


______


Notas de L.G.


(1) Vd. post de 11 de Agosto de 2005 > Guiné 63/74 - CXLIX: Antologia (15): Lembranças do chão manjaco (Do Pelundo ao Canchungo)

(2) Este Batalhão editava, em 1969, o jornal Macaréu.

(3) Vd. carta da Guiné (1961): na fonteira cpm o Senegal há, pelo menos, duas povoações com este nome, Sare Uale: uma a nordeste de Farim, na região do Cacheu; outra já na zona leste, no triâmgulo Cambau-Contuboel- Sare Bacar

(4) Na região do Óio, a nordeste de Mansambá.

(5) Chefe ou Comandante Gazela ?

(6) Hoje, região de Bafatá e região de Gabu

(7) No nordeste, na fronteira com o Senegal, região do Gabu.

Sem comentários: