20 novembro 2005

Guiné 63/74 - CCC: Viana-Cacheu: aquele abraço!

Post nº 300 (CCC)

Fortaleza de Cacheu, a primeira feitoria a ser construída pelos navegadores portugueses.

A verdadeira exploração da actual costa da Guiné-Bissau deverá ter começado a partir de 1444 (Fonte: Dicionário de História dos Descobrimentos Portugueses, Vol. I. Direcção de Luís de Albuquerque. s/l: Círculo de Leitores. 1994. 478-481).





Foto: © AD - Acção para o Desenvolvimento (2005) (ONG guineense, fundada e dirigida pelo nosso amigo Carlos Schwarz, que foi engenheiro agrónomo em Contuboel e é também, actualmente, deputado no Parlamento por aquela região do leste).



Pelo e-mail do Sousa de Castro chegou, à nossa tertúlia, o convite para a participação na Semana da Guiné, a decorrer de 19 a 23 de Novembro, em Viana do Castelo, e que envolve amigos e camaradas nossos como o Carvalhido da Ponte e o Leopoldo Amado, membros desta tertúlia.

Amigo/a

Data: 07/11/05
Assunto: Semana da Guiné – 19/23 de Novembro de 2005

A ACGB [Associação de Cooperação com a Guiné-Bissau] (1) vai realizar as actividades previstas no seguinte programa, para

* visibilizar o seu aparecimento como Associação,
* tornar público o seu trabalho desenvolvido como Plataforma e os seus projectos como Associação,
* lembrar os 17 anos de geminação de Viana com Cacheu,
* divulgar a Guiné pela sua história, pela sua realidade, pela sua cultura.

Neste sentido gostaríamos de contar com a tua presença em todas as acções, muito especialmente nas dos dias 19 e 21.

Saudações cordiais

Pela ACGB
José Luís Carvalhido da Ponte

Programa

Viana-Cacheu: construir um abraço
Semana da Guiné no 17º aniversário da Geminação Viana/Cacheu
19 a 23 de Novembro

19 (21h30m/ SEDE) -

* Abertura da exposição "5 anos de cooperação";

* Assinatura de um Protocolo de utilização de sede, com a AJHLAM [Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Alto Minho] ;

* Lançamento das campanhas:

+ mil sócios/mil abraços
+ juntos por Cacheu 2005/2006 (angariação de material médico-medicamentoso e didáctico para Cacheu)

20 (13h/ESM) – Almoço de confraternização de todos quantos são/passaram da/pela Guiné

Local: Escola Secundária de Monserrate (dependente das inscrições)

Senhas de inscrição: Tabacaria CISO / Viana

21 (21h30m/SEDE) – Lembrando os 17 anos de geminação de Viana com Cacheu:

PAINEL:

* "Cacheu, cidade antiga" - Dr. Leopoldo Amado (Historiador e Secretário Executivo da GUINEÁSPORA)

* Os caminhos desta geminação (balanço) - Drª Flora Silva (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo)

23 (21h15m/Verde Viana) – Cinema Guineense : Nha Fala

INFORMAÇÕES: 966057830 ou cdaponte@portugalmail.pt

________

Notas de L.G.

(1) Vd. post de 20 de Outubro de 2005 > Guiné 63/74 - CCLI: Cooperação, caridade ou negócio ? (2) e, em especial, a mensagem do Carvalhido da Ponte, que foi furriel miliciano enfermeiro na CART 3494, a mesma companhia ( do BART 3873, 1972/74), a que pertenciam outros dois membros da nossa tertúlia, Sousa de Castro e Manuel G. Ferreira. Eles estiveram no Xime (até ao 1º trimestre de 1973) e depois em Mansambo (até ao fim da guerra).

(2) Segundo o presidente da ACGB, José Carvalhido da Ponte, em declarações ao JN - Jornal de Notícias, de hoje, a propósito da Semana da Guiné, que está a decorrer em Viana, e do balanço de cinco anos de cooperação, "várias actividades foram desenvolvidas em prol da cidade de Cacheu, nomeadamente a recolha de cerca de 10 toneladas de roupa, livros, medicamentos e jogos didácticos".

Por outro lado, a foi feita a recuperação de um jardim-de-infância e da casa do capitão-mor, onde se instalou um centro de recursos que, entre Outubro de 2003 e Maio de 2005, teve uma afluência de 1900 utilizadores. Estas foram algumas intervenções também realizadas em Cacheu. "No entanto muito há ainda por fazer", salienta, José Carvalhido da Ponte.

Até 2009, a ACGB pretende: (i) restaurar o centro de saúde e o espaço inicialmente destinado a maternidade, através de campanhas de angariação de material médico-medicamentoso e de mobiliário; (ii) efectuar despistes oftalmológicos e oferta de óculos aos técnicos de saúde e aos professores do sector de Cacheu; (iii) recuperar diversas escolas; e (iv) apostar na formação de professores e no apoio aos estudantes guineenses em Viana.

Ainda segundo a mesma fonte noticiosa, o Jornal de Notícias, do Porto, a Associação de Cooperação com a Guiné Bissau (ACGB) surgiu em 27 de Maio de 2000, então com a designação de Plataforma de Cooperação com a Guiné-Bissau. Actualmente, a ACGB tem como membros, em Viana do Castelo, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, os Amigos do Mar, a Associação dos Técnicos de Turismo, a Câmara Municipal, a Escola Secundária de Monserrate e a Escola Superior de Educação e, pelo lado guineense, o Conselho Nacional da Juventude.

Um grande abraço ao Carvalhido da Ponte por este trabalho extraordinário de cinco anos! Que é dele e de toda uma comunidade. A guerra (colonial) acabou, mas a paz, essa, continua a construir-se todos os dias... Nós, que fomos os primeiros europeus a conviver e a negociar com os povos da Guiné (dos mandingas aos felupes), temos a obrigação (histórica e moral) de continuar a manter a nossa especial relação com eles, embora hoje numa base fraterna e falando em português...

Sem comentários: