28 novembro 2005

Guiné 63/74 - CCCXVII: Guidage, a CCAÇ 4150 e a CAV 3420 (Salgueiro Maia)

O Albano e restantes camaradas com antigos comandantes e guerrilheiros do PAIG em Quebo (Aldeia Formosa), em Novembro de 2000.

© Albano Costa (2005):


Texto do Albano Costa:

Amigo Luís Graça

Nem sempre pode ser como nós desejamos, mas eu estou sempre informado, quero agradecer a minha entrada neste magnífico blogue, e vou tentar divulgá-lo o mais possível pelos colegas.

Mas há uma pequena correcção a fazer, a minha companhia [CCAÇ 4150] não se chegou a encontrar com a CCAV 3420, do Salgueiro Maia, foi pedido à CCAV 3420 para ir a Guidage (já no fim da comissão - eu julgo que não ficou registado nos anais militares esta passagem da CCAV 3420, e já agora se alguém souber que me informe), para reforçar as tropas lá existentes que se encontravam bastante cansadas, e depois é que foi para lá a nossa CCAÇ 4150. Estivemos lá até ao fim, mas eu vou enviar um artigo publicado no Público Magazine, de 5d e Novembro de 1955, que acho interessante, muita gente desconhece, e é bom lembrar.

Também quero informar que foi um prazer ter estado com o A. Marques Lopes. Tivemos uma amena conversa mais um colega que quero trazer para a tertúlia que se chama Allen. Iremos encontrar-nos mais vezes e quem sabe trazer mais colegas, também eles apaixonados pela Guiné.

Quanto ao trazer para a tertúlia elementos do PAIGC, isso era muito bom. Eu quando estive na Guiné há cinco anos - tenho registo do CD que emprestei ao A. Marques Lopes e muitos de vocês já o viram, para ele se deliciar a ver aquelas belas imagens -, tivemos lá contactos com elementos do PAIGC, mas confesso que na altura só queria era ver a Guiné.

Mesmo assim, deu para sentir que eles gostavam muito de trocar opiniões connosco. Lembro-me de um elemento que na altura da guerra era da zona sul e que disse que era o responsável do PAIGC, e um colega nossa logo diz «este era quem nos mandava atacar quando estavamos no Xime». Eu lembro-me foi um momento bonito, e depois também me lembro do discurso de um comandante de Buba (ao que sei, infelizmente já falecido), ainda novo, e dizia: "povo português, povo guineense, somos irmãos, mesmo sangue, diferentes só na cor, voltem sempre que serão bem recebidos"... Por isso o que é preciso encontrarmo-nos uns aos outros, que logo mais vêm outros a seguir. Tenho a certeza que vai ser muito enrequecedor para todos. Vamos a isso, e vou tentar contactar alguém que possa informar sobre elementos do PAIGC na Guiné.

Um Abraço

Albano Costa

Sem comentários: