31 janeiro 2006

Guiné 63/74 - CDLXXXVII: Falar do passado, compreender o presente, pensar no futuro (Conceição e Paulo)

Texto, a quatro mãos... da Conceição e do Paulo, embora venha escrito na primeira pessoa do singular. Ouso advinhar um recado dos nossos amigos, cooperantes em Bissau, para a nossa tertúlia: Falem do passado, analisem o presente, mas ajudem também os guineenses a ganhar a guerra do futuro... Todos queremos crer que a Guiné-Bissau tem futuro! LG


Guiné > Olossato > 1970 > O Alf Mil Cav Salgado com o soldado Suleimane... © Paulo Salgado (2006)

Guiné > Olossato > 1970 > O Paulo Salgado e o Suleimane enquanto jovens... Suleimane... © Paulo Salgado (2006)


Guiné-Bissau > Bissau > Hospital Nacional Simão Mendes > O Suleimane dias antes de morrer... a falar do seu irmão Salgado... © Paulo Salgado (2006)


Caro Luís,

(...) Tenho alguma relutância em abordar exclusivamente os tempos de tropa - alguns são episódios muito marcados pela experiência pessoal - pelo que, sempre que vou até ao Olossato, o faço como um fenómeno de análise e compreensão do presente, pensando no futuro (onde está o futuro, meu Caro?). Mas aceito, compreendo e acho legítimo que os camaradas o façam, é absolutamente desejável que o façam.

No dia 24 de Fevereiro [próximo] vem o Moura Marques (cabo do meu grupo de combate - um bom homem e um companheiro solidário que admiro muito) e, logo no dia 25, pretendemos (eu e a Conceição) ir ao Olossato e mostrar-lhe como as coisas são diferentes hoje; estou certo que ele se emocionará fortemente (isso me aconteceu quando visitei o Olossato vinte anos depois e fui reconhecido pelo meu irmão Suleiman - falecido em Julho... a falar de mim!).

Bolas, estou aqui a falar de uma coisa muito importante da minha vida: ele foi, de facto, um irmão...

Um abraço para todos.

Conceição e Paulo

Sem comentários: