04 maio 2006

Guiné 63/74 - DCCXXXIII: Pedro, o filho do Saagum

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Mansambo > Abril de 2006 > A fonte de Mansambo, quase 40 anos depois: aqui foi gravemente ferido, em emboscada montada pelos guerrilheiros do PAIGC, em 19 de Setembro de 1968, o Saagum, do 1º pelotão da CART 2339 (Mansambo, 1968/69). É o primeiro dos tugas a contar da esquerda.

© Hugo Costa (2006)

Caro Luis Graça,

O meu nome é Pedro Saagum. O nome, penso que não lhe deve ser estranho, sou filho do seu camarada José Clímaco Saagum (1).

Ontem depois de ver as imagens das filmagens que o meu pai fez agora quando lá esteve, fiquei com muita curiosidade para ver o material que estava disponível aqui na Internet.

Fiquei muito agradado em ver o seu blog, pela quantidade de informação e imagens que vocês têm sobre a Guiné e do tempo em que lá estiveram a lutar pelo nosso país.

Não vou dizer que estive a recordar, porque não estive lá, mas pelo menos deu para visualizar imagens que desde muito novo ouvia falar ao meu pai.

Obrigado

O Filho do Camarada Saagum

Pedro Saagum

Jolufra, Lda

__________

Nota de L.G.

(1) Vd post de 2 de maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCXXV: Do Porto a Bissau (12): A fonte de Mansambo (Albano Costa)

Sem comentários: