29 novembro 2005

Guinbé 63/74 - CCCXXI: Catotinha, uma bajudinha manjaca (Rui Esteves)

O Furriel Enfermeiro Esteves com os seus meninos manjacos de Chulame (1971)


© Rui Esteves (2005)

Meu caro Luís,

Aqui vai o meu primeiro texto de memórias: falo da minha amiga Catotinha, uma bajuda manjaca, de 2 ou 3 anos, que foi minha convidada durante uns meses.

Trinta e quatro anos depois, espero que a minha amiga Catotinha esteja viva e de boa saúde.
Um abraço do

Rui Esteves

(ex-furriel miliciano enfermeiro, CCAÇ 3327, Teixeira Pinto e Bissássema, 1971/73) (1)


Catotinha, uma bajudinha manjaca

Tinha começado a estação das chuvas – nessa altura era em Maio; agora, que cada vez chove menos (a seca começa a estender-se para sul), será lá para Julho ou Agosto – e a minha CCaç [3327] foi dispersa por vários agrupamentos.



A Catotinha e a mãe (Chulame, 1971)

© Rui Esteves (2005)



Até aí, tínhamos montado segurança a umas centenas de trabalhadores que abriam caminho, à catanada, pela mata que fica entre Teixeira Pinto e Cacheu: estava a ser aberta a estrada entre as duas importantes localidades da Guiné-Bissau.

A mim coube-me ficar em Chulame, uma minúscula aldeia manjaca, junto do 2.º pelotão da CCAÇ 3327. O nosso “aquartelamento” estava integrado na povoação.

Logo pela manhã, 7 ou 8 horas, lá me aparecia a minha amiga Catotinha, uma bajudinha com 2 ou 3 anos, uns calções feitos de sobras de um “camuflado”, muito risonha: vinha tomar o pequeno almoço comigo.


A menina manjaca de Chulame, amiga do Furriel Enfermeiro (1971)

© Rui Esteves (2005)


Acabada a refeição, eu seguia para o posto de enfermagem – tinha sempre umas dezenas de pessoas para atender, quase todos da população de Chulame – e a minha amiga Catotinha ficava por perto, a brincar.

Vinha o almoço, vinha o jantar, e lá estava ela, calada, à espera que eu a chamasse.

Esta rotina durou 2 ou 3 meses. Um dia, ao fazer-lhe uma festa na cabeça, dei conta que ela se retraiu: fui ver e deparei com uma otite que já purgava.

Tive que tratar da minha amiga bajudinha: uma injecção de penicilina que dói que se farta (vi tantos militares quase a desmaiar!).

A minha amiga bajudinha não chorou, nem desmaiou, mas, aos pés dela cresceu um regatinho: Catotinha tinha feito um chichi.

Para os tratamentos seguintes já tive que ir buscá-la à tabanca onde vivia, e a Catotinha, perdida a vergonha, chorava, com a mãe dela a segurar enquanto eu dava a injecção.

A minha amiga bajudinha ficou curada, mas perdeu totalmente a confiança em mim.

Passado pouco tempo, em Novembro de 1971, recebemos ordem para seguirmos para Bissássema, região de Tite, e a Catotinha não se veio despedir, mas eu nunca me esqueci dela.

Hoje, se ainda for viva, a Catotinha deve ter cerca de 36 anos, é uma mulher no fim da vida, com cabelos brancos, muitos filhos, que, espero, tenha escapado à lepra e à elefantíase (duas doenças muito vulgares naquela região).

© Rui Esteves (2005)
_____________


(1) Mensagem de boas vindas, enviada anteriormente ao Rui:


Meu caro Rui:

É verdade, parece que foi ontem… De qualquer modo, que sejas bem vindo! Espero que te sintas bem nesta tertúlia. A época natalícia era a pior para quem vivia numa buraco, na Guiné. Ah!, as saudades, a tristeza, a revolta dos nossos vinte/vinte e dois anos…

És o primeiro furriel miliciano enfermeiro a dar sinal de vida. Também não tínhamos ninguém da zona de Tite. Acabei agora mesmo de publicar o teu texto no nosso blogue (2). Manda duas fotos tuas (uma antiga e uma actual), se quiseres. Vou pôr-te na nossa lista de e-mails e em contacto com os outros camaradas e amigos. Presumo que continues a trabalhar na área da saúde Fico à tua espera.

Luís Graça

(2) Vd. post de 29 de Novembrod e 2005 > Guiné 63/74 - CCCXIX: Parece que foi ontem (CCAÇ 3327, 1971/73: Teixeira Pinto, Bissássema)

3 comentários:

Anónimo disse...

Sera que os membros da caserna sabem o significado da palavra "CATOTINHA" que era o nome que foi dado a "Bajudinha"?

Luís Graça disse...

Vem no nosso glossário:

Diminuitivo de Catota - Orgão sexual feminino; partir catota = ter relações sexuais (crioulo, calão)

Luís Graça

Anónimo disse...

Sera que a Catotinha gostou do nome e ainda eh assim chamada na Guine? Um nome muito criativo que lhe foi dado por um furriel amigo. Sera que no bairro dele tem alguma amiguinha branca chamada "Coninha"?