25 março 2006

Guiné 63/74 - DCLII: Esquadrão de Reconhecimento Fox 2640 (Bafatá, 1969/71) (Manuel Mata) (3)

Guiné > Zona Leste > Bafatá > 1970 > Vista aérea da sede de concelho de Bafatá, elevada a cidade em Março de 1970. Vista da bela mesquita local.

Arquivo pessoal de Humberto Reis (ex-furriel miliciano de operações especiais, CCAÇ 12, Bambadinca, 1969/71).

© Humberto Reis (2006).





Texto do Manuel Mata, ex-1º cabo apontador de Carros de Combate M 47 > III Parte da História do Esquadrão de Reconhecimento Fox 2640 (Bafatá, 1969/71) (*)


Guiné > Bafatá > 1970 > Vista aérea em época seca, vendo-se a posição do aquartelamento do comando do Agrupamento e do Esquadrão na parte superior da foto. © Manuel Mata (2006)



Guiné > Bafatá > Vista parcial do quartel do Esquadrão. À esquerda oficina, messe de sargentos e messe de oficiais ao fundo e gabinete do Comandante, onde ocorreu o acidente do Furriel H. Sertório (vd. sinalética na foto seguinte). © Manuel Mata (2006)

Guné > Bafatá > Vista parcial do quartel. À direita depósito de géneros e caserna do pessoal de comando e serviços. Ao fundo duas casernas dos pelotões operacionais e residência do comandante junto das árvores. © Manuel Mata (2006)



O Esquadrão de Reconhecimento Fox 2640 (Bafatá, 1969/71) era constituído por:

1 Pelotão de Comando e Serviços;
3 Pelotões de Reconhecimento, equipados com as seguintes viaturas:

- Três Auto Metralhadoras DAIMLER
- Duas Auto Metralhadoras FOX
- Um Granadeiro com blindagem lateral sendo a sua guarnição composta por atiradores.
- Um Unimog cuja secção tinha um morteiro 81.



Guiné > Bafatá > Esq Rec Fox 2640 > Vista parcial. Entrada da cozinha e refeitório do lado esquerdo; viatura Fox frente à oficina e paiol ao fundo do lado direito. © Manuel Mata (2006)


Pelo Comando do Agrupamento Leste 2957 foi entregue o plano de operações Cavalo Veloz das quais faziam parte entre outras, (i) efectuar patrulhamentos de reconhecimento, (ii) manter contactos com as populações, (iii) participar na defesa próxima de Bafatá em colaboração com o Batalhão aí sediado, (iv) ter em permanência um pelotão de Reconhecimento em Piche em coordenação com o Batalhão ali estacionado, (v) realizar escoltas solicitadas pelo Comando do Agrupamento, (vi) fazer segurança à pista de aviação, (vii) assegurar a liberdade de movimento nos itinerários que irradiam de Bafatá, com destaque a estrada de Bambadinca – Bafatá – Nova Lamego, sempre em estreita colaboração com a rapaziada do Batalhão de Bafatá e de Galomaro, no sentido de controle das populações num raio considerável. Exercendo assim um esforço de acção psicológica sobre as populações, tendo sempre por objectivo uma campanha educativa e de formação social.



Guiné > Bafatá > Esq Rec Fox 2640 > Vista parcial, canto da sucata e parte do ringue de futebol 5 ao fundo do lado direito. Pista de aviação ao fundo e casa do serviço meteorológico.

© Manuel Mata (2006)


Em 26 de Novembro de 1969 segue para Piche o 3º Pelotão para render o Pelotão ali destacado pelo Esq 2350 (certamente terão também estes camaradas muito para nos contar da sua passagem pela Guiné, aguardamos…), pelotão esse que veio a ser rendido em 26 de Dezembro acusando um enorme esforço pelo trabalho efectuado ao longo do mês, salientando as patrulhas efectuadas às tabancas de: Madina Bonco, Sinchã, Assumani e Tabatô, onde foram detectadas e levantadas 21 minas A/P e uma A/C. O esforço reflectiu-se particularmente nas viaturas pois algumas vieram a reboque, tal era o seu estado!

No dia 29 de Dezembro de 1969 este Pelotão, destacado em Piche, teve o seu baptismo de fogo, foi uma flagelação com certa gravidade, não tendo os nossos homens sofrido qualquer baixa ou ferido. Estes mostraram a sua garra, patrulharam activamente as picadas da tabanca de Piche, no sentido de expulsar o IN infiltrado durante a flagelação. As tropas estacionadas em Piche sofreram 3 mortes e 2 feridos graves.

Em Janeiro de 1970 recebe o Esq a missão e montar guarda permanente à ponte do Rio Colufe, perto de Bafatá, com alguma estranheza pois estava o Esq preparado e motivado para actividades mais dinâmicas.


Guiné > Bafatá > Ponte do Rio Colufe com a sua celebre estrutura em troncos de palmeira, junto da qual foram encontrados os dois dilagramas. © Manuel Mata (2006)


Dia 29 de Janeiro é rendido o Pelotão Rec. destacado em Piche, continuou a acentuar-se significativamente o esforço dispendido por homens e viaturas, assim foi continuando a vida do Esq. (mina aqui e acolá, levantada ou destruída sem estragos pessoais, patrulhas e escoltas permanentemente).

Nesta mesma data o Comandante-chefe General Spínola visita as tropas de Bafatá reunindo em formatura geral na sede do Esq. Rec. Feita a apresentação da formatura, ditas algumas palavras pelo General Spínola, de boas-vindas, juntou os militares ao seu redor e ali falou ao coração dos praças, chegando mesmo a comentar a dificuldade em homens e material de guerra para a defesa da zona. Era a decadência visível do sistema aos olhos de todos!

Lá foram decorrendo as semanas, os meses, com muitas escoltas, patrulhas, psicos, flagelações constantes na zona de Piche, felizmente continuavam os nossos destemidos homens com as viaturas a cair em pedaços, a fazer o que parecia impossível, mas sempre havia tempo para ir ao Café do Tofico, beber uma cerveja!

Quando se chagava a Bafatá, para retemperar forças lá vinha um fim-de-semana, uma folga, que era reconfortante, com uma ida ao cinema, ao café da D. Rosa, do Teófilo (1), da Transmontana, ao Bataclã, à piscina da nossa bela Bafatá que, em 12 e 13 de Março de 1970, teve as cerimónias de elevação a cidade, onde esteve presente o Ministro do Ultramar.


Guiné > Bafatá > Bataclã, um dos pontos de lazer e divertimento da rapaziada.

© Manuel Mata (2006)

(Continua)

__________

Nota do autor

(1) Café do Teófilo: À saída de Bafatá, na estrada para Bambadinca. Este homem era sobrevivente de um grupo desterrado para a Guiné nos anos 30. No período da guerra era apontado como sendo informador do IN. Foi pessoa com quem me dei particularmente bem, pois tinha pelos alentejanos (em especial de Portalegre) um carinho especial. Era sítio que eu visitava com alguma regularidade, tomava-se uma cerveja gelada, com alguma descrição, acompanhada de uma breve conversa. Era uma pessoa de parcas palavras.

_____

Nota de L-.G.

(*) Vd post anteriores:

2 de Março de 2006 > Guiné 63/74 - DXCVII: Esquadrão de Reconhecimento Fox 2640 (Bafatá, 1969/71) (Manuel Mata) (1)

"No ano de 1969, mês de Agosto, com a apresentação no Regimento de Cavalaria 8, em Castelo Branco, foram mobilizados, para o T.O. da Guiné, os 142 militares que vieram a formar o Esq Rec Fox 2640, mais o Pelotão Rec Fox 2175, este independente e composto por 38 militares.

"Terminado o período de organização do Q.O. da unidade, veio a I.A.O. [Instrução de Aperfeiçoamento Operacional] durante o mês de Setembro de 1969. Aí começou a guerra: o exército não tinha viaturas AM Fox, disponíveis para instrução na Metrópole, as poucas AM Daimler tinham feito Pum!!!, na última instrução de especialidade de 1969.

"Ficámos então esclarecidos da razão que levou à nossa mobilização, os 16 apontadores de Carros de Combate M47, coisa que ainda não tinha acontecido até então, em todo o período de guerra. Como não podia haver especialidade de apontador AM Fox e AM Daimler, socorreram-se dos apontadores CCM47, do RC 4, de Santa Margarida, grupo de especialidade terminada em Maio de 1969 (...)"

3 de Março de 2006 > Guiné 63/74 - DCIII: Esquadrão de Reconhecimento Fox 2640 (Manuel Mata) (2)

Guiné 63/74 - DCLII: Esquadrão de Reconhecimento Fox 2640 (Bafatá, 1969/71) (Manuel Mata) (3)

Guiné > Zona Leste > Bafatá > 1970 > Vista aérea da sede de concelho de Bafatá, elevada a cidade em Março de 1970. Vista da bela mesquita local.

Arquivo pessoal de Humberto Reis (ex-furriel miliciano de operações especiais, CCAÇ 12, Bambadinca, 1969/71).

© Humberto Reis (2006).





Texto do Manuel Mata, ex-1º cabo apontador de Carros de Combate M 47 > III Parte da História do Esquadrão de Reconhecimento Fox 2640 (Bafatá, 1969/71) (*)


Guiné > Bafatá > 1970 > Vista aérea em época seca, vendo-se a posição do aquartelamento do comando do Agrupamento e do Esquadrão na parte superior da foto. © Manuel Mata (2006)



Guiné > Bafatá > Vista parcial do quartel do Esquadrão. À esquerda oficina, messe de sargentos e messe de oficiais ao fundo e gabinete do Comandante, onde ocorreu o acidente do Furriel H. Sertório (vd. sinalética na foto seguinte). © Manuel Mata (2006)

Guné > Bafatá > Vista parcial do quartel. À direita depósito de géneros e caserna do pessoal de comando e serviços. Ao fundo duas casernas dos pelotões operacionais e residência do comandante junto das árvores. © Manuel Mata (2006)



O Esquadrão de Reconhecimento Fox 2640 (Bafatá, 1969/71) era constituído por:

1 Pelotão de Comando e Serviços;
3 Pelotões de Reconhecimento, equipados com as seguintes viaturas:

- Três Auto Metralhadoras DAIMLER
- Duas Auto Metralhadoras FOX
- Um Granadeiro com blindagem lateral sendo a sua guarnição composta por atiradores.
- Um Unimog cuja secção tinha um morteiro 81.



Guiné > Bafatá > Esq Rec Fox 2640 > Vista parcial. Entrada da cozinha e refeitório do lado esquerdo; viatura Fox frente à oficina e paiol ao fundo do lado direito. © Manuel Mata (2006)


Pelo Comando do Agrupamento Leste 2957 foi entregue o plano de operações Cavalo Veloz das quais faziam parte entre outras, (i) efectuar patrulhamentos de reconhecimento, (ii) manter contactos com as populações, (iii) participar na defesa próxima de Bafatá em colaboração com o Batalhão aí sediado, (iv) ter em permanência um pelotão de Reconhecimento em Piche em coordenação com o Batalhão ali estacionado, (v) realizar escoltas solicitadas pelo Comando do Agrupamento, (vi) fazer segurança à pista de aviação, (vii) assegurar a liberdade de movimento nos itinerários que irradiam de Bafatá, com destaque a estrada de Bambadinca – Bafatá – Nova Lamego, sempre em estreita colaboração com a rapaziada do Batalhão de Bafatá e de Galomaro, no sentido de controle das populações num raio considerável. Exercendo assim um esforço de acção psicológica sobre as populações, tendo sempre por objectivo uma campanha educativa e de formação social.



Guiné > Bafatá > Esq Rec Fox 2640 > Vista parcial, canto da sucata e parte do ringue de futebol 5 ao fundo do lado direito. Pista de aviação ao fundo e casa do serviço meteorológico.

© Manuel Mata (2006)


Em 26 de Novembro de 1969 segue para Piche o 3º Pelotão para render o Pelotão ali destacado pelo Esq 2350 (certamente terão também estes camaradas muito para nos contar da sua passagem pela Guiné, aguardamos…), pelotão esse que veio a ser rendido em 26 de Dezembro acusando um enorme esforço pelo trabalho efectuado ao longo do mês, salientando as patrulhas efectuadas às tabancas de: Madina Bonco, Sinchã, Assumani e Tabatô, onde foram detectadas e levantadas 21 minas A/P e uma A/C. O esforço reflectiu-se particularmente nas viaturas pois algumas vieram a reboque, tal era o seu estado!

No dia 29 de Dezembro de 1969 este Pelotão, destacado em Piche, teve o seu baptismo de fogo, foi uma flagelação com certa gravidade, não tendo os nossos homens sofrido qualquer baixa ou ferido. Estes mostraram a sua garra, patrulharam activamente as picadas da tabanca de Piche, no sentido de expulsar o IN infiltrado durante a flagelação. As tropas estacionadas em Piche sofreram 3 mortes e 2 feridos graves.

Em Janeiro de 1970 recebe o Esq a missão e montar guarda permanente à ponte do Rio Colufe, perto de Bafatá, com alguma estranheza pois estava o Esq preparado e motivado para actividades mais dinâmicas.


Guiné > Bafatá > Ponte do Rio Colufe com a sua celebre estrutura em troncos de palmeira, junto da qual foram encontrados os dois dilagramas. © Manuel Mata (2006)


Dia 29 de Janeiro é rendido o Pelotão Rec. destacado em Piche, continuou a acentuar-se significativamente o esforço dispendido por homens e viaturas, assim foi continuando a vida do Esq. (mina aqui e acolá, levantada ou destruída sem estragos pessoais, patrulhas e escoltas permanentemente).

Nesta mesma data o Comandante-chefe General Spínola visita as tropas de Bafatá reunindo em formatura geral na sede do Esq. Rec. Feita a apresentação da formatura, ditas algumas palavras pelo General Spínola, de boas-vindas, juntou os militares ao seu redor e ali falou ao coração dos praças, chegando mesmo a comentar a dificuldade em homens e material de guerra para a defesa da zona. Era a decadência visível do sistema aos olhos de todos!

Lá foram decorrendo as semanas, os meses, com muitas escoltas, patrulhas, psicos, flagelações constantes na zona de Piche, felizmente continuavam os nossos destemidos homens com as viaturas a cair em pedaços, a fazer o que parecia impossível, mas sempre havia tempo para ir ao Café do Tofico, beber uma cerveja!

Quando se chagava a Bafatá, para retemperar forças lá vinha um fim-de-semana, uma folga, que era reconfortante, com uma ida ao cinema, ao café da D. Rosa, do Teófilo (1), da Transmontana, ao Bataclã, à piscina da nossa bela Bafatá que, em 12 e 13 de Março de 1970, teve as cerimónias de elevação a cidade, onde esteve presente o Ministro do Ultramar.


Guiné > Bafatá > Bataclã, um dos pontos de lazer e divertimento da rapaziada.

© Manuel Mata (2006)

(Continua)

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Nota do autor

(1) Café do Teófilo: À saída de Bafatá, na estrada para Bambadinca. Este homem era sobrevivente de um grupo desterrado para a Guiné nos anos 30. No período da guerra era apontado como sendo informador do IN. Foi pessoa com quem me dei particularmente bem, pois tinha pelos alentejanos (em especial de Portalegre) um carinho especial. Era sítio que eu visitava com alguma regularidade, tomava-se uma cerveja gelada, com alguma descrição, acompanhada de uma breve conversa. Era uma pessoa de parcas palavras.

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Nota de L-.G.

(*) Vd post anteriores:

2 de Março de 2006 > Guiné 63/74 - DXCVII: Esquadrão de Reconhecimento Fox 2640 (Bafatá, 1969/71) (Manuel Mata) (1)

"No ano de 1969, mês de Agosto, com a apresentação no Regimento de Cavalaria 8, em Castelo Branco, foram mobilizados, para o T.O. da Guiné, os 142 militares que vieram a formar o Esq Rec Fox 2640, mais o Pelotão Rec Fox 2175, este independente e composto por 38 militares.

"Terminado o período de organização do Q.O. da unidade, veio a I.A.O. [Instrução de Aperfeiçoamento Operacional] durante o mês de Setembro de 1969. Aí começou a guerra: o exército não tinha viaturas AM Fox, disponíveis para instrução na Metrópole, as poucas AM Daimler tinham feito Pum!!!, na última instrução de especialidade de 1969.

"Ficámos então esclarecidos da razão que levou à nossa mobilização, os 16 apontadores de Carros de Combate M47, coisa que ainda não tinha acontecido até então, em todo o período de guerra. Como não podia haver especialidade de apontador AM Fox e AM Daimler, socorreram-se dos apontadores CCM47, do RC 4, de Santa Margarida, grupo de especialidade terminada em Maio de 1969 (...)"

3 de Março de 2006 > Guiné 63/74 - DCIII: Esquadrão de Reconhecimento Fox 2640 (Manuel Mata) (2)

Guiné 63/74 - DCLI: A madeirense CART 2732 (Mansabá, 1970/72) (Carlos Vinhal)

Guiné > Região do Oio > Mansaba > CART 2732 (Mansabá, 1970/72)> 1970 > : 3º Pelotão, secção do Fur Mil Vinhal (primeira fila, à direita, ladeado pelo seu amigo Ornelas). © Carlos Vinhal (2006)


Guiné > Região do Oio > Mansaba > CART 2732 (Mansabá, 1970/72)> 1970 > 3º Pelotão a que pertencia o Fur Mil Vinhal (na primeira fla, à esquerda).© Carlos Vinhal (2006)



Amigos e camaradas de tertúlia: Abram aulas para receber mais um camarada da Guiné. Aqui vai o testemunho do Carlos Vinhal, ex-furriel miliciano da CART 2732 (Mansabá, 1970/72):

Caro Luis Graça


Entrei recentemente no seu site e, como antigo combatente da Guiné, queria deixar o meu modesto contributo para aumentar o número daqueles que não têm complexos em assumir-se como antigos combatentes de uma guerra que, a não querendo, dela não fugiram.

A propósito, lembro-me que após o 25 de Abril foi um tal de aparecerem heróis que fizeram a "guerra colonial" em França, na Suécia e outros países similares que albergavam aqueles que tinham mais coragem para fugir do que para enfrentarem a dura realidade de uma guerra sem fim. Questões ideológicas? Talvez.

Passo a apresentar-me:

(i) chamo-me Carlos Esteves Vinhal, fui Furriel Miliciano Atirador com a especialidade de Minas e Armadilhas;

(ii) fui incorporado como instruendo do CSM em Abril de 1969 nas Caldas da Rainha (RI5);

(iii) a especialidade de Atirador tirei-a em Vendas Novas (EPA);

(iv) em Novembro fui para Tancos (EPE) onde tirei o 33.º Curso de Minas e Armadilhas;

(v) em Dezembro rumei para o Funchal onde ajudei a dar a Especialidade de Atirador a um grupo de militares madeirenses com os quais se formaram as duas primeiras Companhias do Grupo de Artilharia de Guarnição n.º 2 (GAG2) a irem para o Ultramar: a CART2731 foi para Angola e a minha, a CART2732, embarcou no Cais do Funchal para a Guiné no dia 13 de Abril de 1970, chegando a 17;

(vi) uns quantos dias em Brá e no dia 21 do mesmo mês seguimos para Mansabá, situada entre Mansoa e Farim, onde permanecemos até finais de Fevereiro de 1972.

Como se tratava de uma Companhia independente ficámos dependentes administrativa e operacionalmente ao BCAÇ 2885, sediado em Mansoa. Os Oficiais, Sargentos, Cabos e Soldados especialistas eram todos continentais. Os madeirenses, homens de comprovada bravura, eram aquilo que poderíamos chamar a carne para canhão. A verdade é que muitos deles foram feridos em combate mais de uma vez e nunca viraram a cara à luta. Verdadeiros heróis anónimos, embora alguns reconhecidos e louvados até pelo General e Comandante-Chefe das Forças Armadas da Guiné.

Perdemos três militares madeirenses, dois em combate quase no fim da comissão (o Vieira e o Barbosa) e um por acidente (o Silvestre). O soldado Malcata, oriundo do continente, morreu de doença. Perdemos também o Alferes Couto que, tendo como eu o Curso de Minas e Armadilhas, viu-lhe rebentar nas mãos uma mina antipessoal.

Futuramente escreverei mais umas coisas, porque memórias não faltam.

É com muita honra e a título de homenagem aos meus valorosos camaradas madeirenses da CART2732 e em particular ao meu 3º Pelotão que anexo duas fotografias. Na de cima a minha Secção e na de baixo o meu Pelotão.

Refira-se que nesta altura - e só tínhamos 6 meses de comissão - já a Companhia se encontrava desfalcada. Já havia morrido o Alferes Couto e estava hospitalizado o Alferes Bento comandante do meu Pelotão, vítimas do mesmo incidente. Por que estou presente nas fotografias, na Secção estou em baixo à direita, ladeado pelo meu grande amigo Ornelas e, no Pelotão, em baixo à esquerda.

Cordiais saudações para todos os camaradas combatentes da Guiné. Espero e agradeço futuros contactos.

Leça da Palmeira

Carlos Esteves Vinhal

Guiné 63/74 - DCLI: A madeirense CART 2732 (Mansabá, 1970/72) (Carlos Vinhal)

Guiné > Região do Oio > Mansaba > CART 2732 (Mansabá, 1970/72)> 1970 > : 3º Pelotão, secção do Fur Mil Vinhal (primeira fila, à direita, ladeado pelo seu amigo Ornelas). © Carlos Vinhal (2006)


Guiné > Região do Oio > Mansaba > CART 2732 (Mansabá, 1970/72)> 1970 > 3º Pelotão a que pertencia o Fur Mil Vinhal (na primeira fla, à esquerda).© Carlos Vinhal (2006)



Amigos e camaradas de tertúlia: Abram aulas para receber mais um camarada da Guiné. Aqui vai o testemunho do Carlos Vinhal, ex-furriel miliciano da CART 2732 (Mansabá, 1970/72):

Caro Luis Graça


Entrei recentemente no seu site e, como antigo combatente da Guiné, queria deixar o meu modesto contributo para aumentar o número daqueles que não têm complexos em assumir-se como antigos combatentes de uma guerra que, a não querendo, dela não fugiram.

A propósito, lembro-me que após o 25 de Abril foi um tal de aparecerem heróis que fizeram a "guerra colonial" em França, na Suécia e outros países similares que albergavam aqueles que tinham mais coragem para fugir do que para enfrentarem a dura realidade de uma guerra sem fim. Questões ideológicas? Talvez.

Passo a apresentar-me:

(i) chamo-me Carlos Esteves Vinhal, fui Furriel Miliciano Atirador com a especialidade de Minas e Armadilhas;

(ii) fui incorporado como instruendo do CSM em Abril de 1969 nas Caldas da Rainha (RI5);

(iii) a especialidade de Atirador tirei-a em Vendas Novas (EPA);

(iv) em Novembro fui para Tancos (EPE) onde tirei o 33.º Curso de Minas e Armadilhas;

(v) em Dezembro rumei para o Funchal onde ajudei a dar a Especialidade de Atirador a um grupo de militares madeirenses com os quais se formaram as duas primeiras Companhias do Grupo de Artilharia de Guarnição n.º 2 (GAG2) a irem para o Ultramar: a CART2731 foi para Angola e a minha, a CART2732, embarcou no Cais do Funchal para a Guiné no dia 13 de Abril de 1970, chegando a 17;

(vi) uns quantos dias em Brá e no dia 21 do mesmo mês seguimos para Mansabá, situada entre Mansoa e Farim, onde permanecemos até finais de Fevereiro de 1972.

Como se tratava de uma Companhia independente ficámos dependentes administrativa e operacionalmente ao BCAÇ 2885, sediado em Mansoa. Os Oficiais, Sargentos, Cabos e Soldados especialistas eram todos continentais. Os madeirenses, homens de comprovada bravura, eram aquilo que poderíamos chamar a carne para canhão. A verdade é que muitos deles foram feridos em combate mais de uma vez e nunca viraram a cara à luta. Verdadeiros heróis anónimos, embora alguns reconhecidos e louvados até pelo General e Comandante-Chefe das Forças Armadas da Guiné.

Perdemos três militares madeirenses, dois em combate quase no fim da comissão (o Vieira e o Barbosa) e um por acidente (o Silvestre). O soldado Malcata, oriundo do continente, morreu de doença. Perdemos também o Alferes Couto que, tendo como eu o Curso de Minas e Armadilhas, viu-lhe rebentar nas mãos uma mina antipessoal.

Futuramente escreverei mais umas coisas, porque memórias não faltam.

É com muita honra e a título de homenagem aos meus valorosos camaradas madeirenses da CART2732 e em particular ao meu 3º Pelotão que anexo duas fotografias. Na de cima a minha Secção e na de baixo o meu Pelotão.

Refira-se que nesta altura - e só tínhamos 6 meses de comissão - já a Companhia se encontrava desfalcada. Já havia morrido o Alferes Couto e estava hospitalizado o Alferes Bento comandante do meu Pelotão, vítimas do mesmo incidente. Por que estou presente nas fotografias, na Secção estou em baixo à direita, ladeado pelo meu grande amigo Ornelas e, no Pelotão, em baixo à esquerda.

Cordiais saudações para todos os camaradas combatentes da Guiné. Espero e agradeço futuros contactos.

Leça da Palmeira

Carlos Esteves Vinhal

24 março 2006

Guiné 63/74 - DCL: Preocupação com a situação humanitária em Susana e Varela (região do Cacheu)

Guiné-Bissau > Região do Cacheu > Varela > Iale > 2004 > Festa da saída da cerimónia de circuncisão ("fanado") da etnia felupe. © AD - Acção para o Desenvolvimento (2006)

1. Anteontem demos conhecimento, através de e-mail, aos nossos amigos & camaradas da Guiné, membros da nossa tertúlia, do teor de um comunicado de imprensa do Conselho de Concertação Nacional da Plataforma de Concertação das ONG Nacionais e Internacionais na Guiné-Bissau (PLACON-GB), sobre a situação, sobre o ponto de humanitária e da protecção dos direitos humanos, resultante dos violentos combates na fronteira Norte do País com a Província de Casamance (ou Casamança, em português), enclave da República do Senegal, entalado entre a Guiné-Bissau e a Gâmbia (até à constituição da África Ocidental Francesa, fazia parte da Senegâmbia; a presença portuguesa chegou a ser forte até ao Séc. XVII e a língua portuguesa ainda é falada naquela região do sul do Senegal)(1).

Em princípio, não queremos transformar o nosso blogue num portal (noticioso ou outro) sobre a Guiné-Bissau, sob pena de desvirtuarmos o espírito que nos mantém unidos, à volta da nossa experiência comum da guerra colonial e da nossa amizade para com o povo da Guiné-Bissau.

Tal não significa que não estejamos seriamente preocupados com a situação criada pelos confrontos (que já não são de hoje, são cíclicos) das forças armadas guineenses com os rebeldes autonomistas de Casamança (um território que chegou a fazer parte da antiga colónia portuguesa)… Pelo contrário, estamos solidários com os povos de um e de outro lado da fronteira que estão a sofrer com este conflito armado (que, recorde-se, é uma das mais antigas guerras civis latentes em África, há mais de mais vinte anos), bem como com os homens e mulheres de boa vontade que trabalham nas organizaçõ3s não-governamentais, nacionais e internacionais…

Podemos (e até devemos) utilizar o e-mail para trocar informações, factos e opiniões sobre a actualidade guineense, mas não devemos saturar o nosso blogue com informação noticiosa, os comunicados e contra-comunicados, os boatos e os desmentidos, os faits-divers, etc. A Guiné-Bissau é hoje um país independente, que faz parte da comunidade internacional. Não podemos (nem queremos) interferir sobre os seus assuntos internos, independentemente do nosso direito a ter opiniões e a expressá-las, em privado.

Há outros sítios (2) que fazem muito melhor do que nós a cobertura noticios e a reflexão crítica sobre a Guiné-Bissau de hoje e a região em que está inserida...É o caso, por exemplo, do nosso amigo Jorge Neto, jornalista free-lancer em Bissau, e animador do blogue Africanidades, que acaba de deslocar-se para a região de Cacheu, a caminho de Susana. Segundo leio no seu blogue, uma viatura accionou uma mina ao final da tarde de ontem, na estrada que liga S. Domingos a Suzana, no noroeste da Guiné-Bissau.

É o regresso das malditas minas anticarro que foram um dos nossos pesadelos durante a guerra colonial. Neste acidente morrerram dois soldados guineenses e quatro ficaram feridos. Há uma semana atrás, houve outro acidente do género: uma viatura de transporte público despoletou um engenho explosivo semelhante, tendo morrido 11 pessoas.

2. Também o nosso camarada João Tunes se referiu, no seu blogue Água Lisa (6),em post de 20 de Março de 2006, às "nuvens sobre a Guiné", nestes termos:

"De novo, a Guiné-Bissau, em vez da paz e progresso, vê-se a contas com o ferro e o fogo, em que ressaltam as fugas em ondas de refugiados. Agora é no norte, numa teia bélica pouco clara que mete fracções dos separatistas de Casamança (Senegal) e o exército guineense.

"O Jorge Neto não perde a vivência das alegrias (poucas) e dos dramas (muitos) dos guineenses, como se fosse (ele que é alentejano) um fula ou balanta de gema. E vai-nos dando notícias e imagens. Sempre em cima dos acontecimentos. Fazendo a blogo-ponte com os que amam África e que só podem desejar que (mais) esta nuvem negra nos céus da Guiné-Bissau passe depressa. Bem hajas, Jorge".


3. Registe-se, por fim, a mensagem(que é de preocupação, esperança e solidariedade) do Albano Costa:

Caro amigo Luís:

Mais uma vez está na berlinda, por más razões, a «nossa» Guiné... Digo "nossa" porque no fundo, nós portugueses, também a sentimos como nossa... Temos sentimentos e como tal lá estamos nós mais uma vez a lamentar o sofrimento daquele povo, eu pelo menos sinto o sofrimento deles, não merecem, são tão afáveis, tão amigos do seu amigo... Como é possível não poderem viver a sua vida em paz e prosperidade ?!

Fiquei mais uma vez desiludido com tudo o que se está a passar, mas não se pode abandonar aquele povo, temos de os ajudar e eles, povo, merecem. Não vai ser por isso que não vou deixar o meu filho ir à Guiné, claro ele também admira os guineenses, e está já tudo pronto para a viagem que vai ser no dia 5 de Abril. Só que não podem entrar por S. Domingos, irão entrar por outra fronteira mais a leste, Kolda (Farim), ou Cuntima também a leste, por Pirada... O resto da Guiné continua belo e sem problemas.

Em relação ao comunicado, eu também concordo que o nosso blogue não deve ser politizado, deve ser para falarmos sobre o que foi a guerra colonial e para unir os dois povos ainda mais. Bem hajas pelo teu desenpenho.

Um abraço
Albano

_____

Notas de L.G.

(1) Vd., por exemplo, o interessante paper do senegalês Mamadou Mané sobre a presença portuguesa na Senegâmbia até ao Séc. XVII, disponível no sítio do Instituto Camões (originalmente publicado na Revista ICALP, vol.18, Dezembro de 1989, pp.

(2) Vd. por exemplo:

Notícias Lusófonas > Guiné-Bissau

Expresso > África

Guiné 63/74 - DCL: Preocupação com a situação humanitária em Susana e Varela (região do Cacheu)

Guiné-Bissau > Região do Cacheu > Varela > Iale > 2004 > Festa da saída da cerimónia de circuncisão ("fanado") da etnia felupe. © AD - Acção para o Desenvolvimento (2006)

1. Anteontem demos conhecimento, através de e-mail, aos nossos amigos & camaradas da Guiné, membros da nossa tertúlia, do teor de um comunicado de imprensa do Conselho de Concertação Nacional da Plataforma de Concertação das ONG Nacionais e Internacionais na Guiné-Bissau (PLACON-GB), sobre a situação, sobre o ponto de humanitária e da protecção dos direitos humanos, resultante dos violentos combates na fronteira Norte do País com a Província de Casamance (ou Casamança, em português), enclave da República do Senegal, entalado entre a Guiné-Bissau e a Gâmbia (até à constituição da África Ocidental Francesa, fazia parte da Senegâmbia; a presença portuguesa chegou a ser forte até ao Séc. XVII e a língua portuguesa ainda é falada naquela região do sul do Senegal)(1).

Em princípio, não queremos transformar o nosso blogue num portal (noticioso ou outro) sobre a Guiné-Bissau, sob pena de desvirtuarmos o espírito que nos mantém unidos, à volta da nossa experiência comum da guerra colonial e da nossa amizade para com o povo da Guiné-Bissau.

Tal não significa que não estejamos seriamente preocupados com a situação criada pelos confrontos (que já não são de hoje, são cíclicos) das forças armadas guineenses com os rebeldes autonomistas de Casamança (um território que chegou a fazer parte da antiga colónia portuguesa)… Pelo contrário, estamos solidários com os povos de um e de outro lado da fronteira que estão a sofrer com este conflito armado (que, recorde-se, é uma das mais antigas guerras civis latentes em África, há mais de mais vinte anos), bem como com os homens e mulheres de boa vontade que trabalham nas organizaçõ3s não-governamentais, nacionais e internacionais…

Podemos (e até devemos) utilizar o e-mail para trocar informações, factos e opiniões sobre a actualidade guineense, mas não devemos saturar o nosso blogue com informação noticiosa, os comunicados e contra-comunicados, os boatos e os desmentidos, os faits-divers, etc. A Guiné-Bissau é hoje um país independente, que faz parte da comunidade internacional. Não podemos (nem queremos) interferir sobre os seus assuntos internos, independentemente do nosso direito a ter opiniões e a expressá-las, em privado.

Há outros sítios (2) que fazem muito melhor do que nós a cobertura noticios e a reflexão crítica sobre a Guiné-Bissau de hoje e a região em que está inserida...É o caso, por exemplo, do nosso amigo Jorge Neto, jornalista free-lancer em Bissau, e animador do blogue Africanidades, que acaba de deslocar-se para a região de Cacheu, a caminho de Susana. Segundo leio no seu blogue, uma viatura accionou uma mina ao final da tarde de ontem, na estrada que liga S. Domingos a Suzana, no noroeste da Guiné-Bissau.

É o regresso das malditas minas anticarro que foram um dos nossos pesadelos durante a guerra colonial. Neste acidente morrerram dois soldados guineenses e quatro ficaram feridos. Há uma semana atrás, houve outro acidente do género: uma viatura de transporte público despoletou um engenho explosivo semelhante, tendo morrido 11 pessoas.

2. Também o nosso camarada João Tunes se referiu, no seu blogue Água Lisa (6),em post de 20 de Março de 2006, às "nuvens sobre a Guiné", nestes termos:

"De novo, a Guiné-Bissau, em vez da paz e progresso, vê-se a contas com o ferro e o fogo, em que ressaltam as fugas em ondas de refugiados. Agora é no norte, numa teia bélica pouco clara que mete fracções dos separatistas de Casamança (Senegal) e o exército guineense.

"O Jorge Neto não perde a vivência das alegrias (poucas) e dos dramas (muitos) dos guineenses, como se fosse (ele que é alentejano) um fula ou balanta de gema. E vai-nos dando notícias e imagens. Sempre em cima dos acontecimentos. Fazendo a blogo-ponte com os que amam África e que só podem desejar que (mais) esta nuvem negra nos céus da Guiné-Bissau passe depressa. Bem hajas, Jorge".


3. Registe-se, por fim, a mensagem(que é de preocupação, esperança e solidariedade) do Albano Costa:

Caro amigo Luís:

Mais uma vez está na berlinda, por más razões, a «nossa» Guiné... Digo "nossa" porque no fundo, nós portugueses, também a sentimos como nossa... Temos sentimentos e como tal lá estamos nós mais uma vez a lamentar o sofrimento daquele povo, eu pelo menos sinto o sofrimento deles, não merecem, são tão afáveis, tão amigos do seu amigo... Como é possível não poderem viver a sua vida em paz e prosperidade ?!

Fiquei mais uma vez desiludido com tudo o que se está a passar, mas não se pode abandonar aquele povo, temos de os ajudar e eles, povo, merecem. Não vai ser por isso que não vou deixar o meu filho ir à Guiné, claro ele também admira os guineenses, e está já tudo pronto para a viagem que vai ser no dia 5 de Abril. Só que não podem entrar por S. Domingos, irão entrar por outra fronteira mais a leste, Kolda (Farim), ou Cuntima também a leste, por Pirada... O resto da Guiné continua belo e sem problemas.

Em relação ao comunicado, eu também concordo que o nosso blogue não deve ser politizado, deve ser para falarmos sobre o que foi a guerra colonial e para unir os dois povos ainda mais. Bem hajas pelo teu desenpenho.

Um abraço
Albano

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Notas de L.G.

(1) Vd., por exemplo, o interessante paper do senegalês Mamadou Mané sobre a presença portuguesa na Senegâmbia até ao Séc. XVII, disponível no sítio do Instituto Camões (originalmente publicado na Revista ICALP, vol.18, Dezembro de 1989, pp.

(2) Vd. por exemplo:

Notícias Lusófonas > Guiné-Bissau

Expresso > África

22 março 2006

Guiné 63/74 - DCXLIX: Álbum fotográfico de Humberto Reis (1): Bambadinca, vista aérea

Post nº 649 (DCXLIX)



Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > 1970 > Espectacular vista aérea do aquartelamento, tirada no sentido leste-oeste, ou seja, do lado da grande bolanha de Bambadinca.

Do lado esquerdo da imagem, para oeste, era a pista de aviação (1) e o cruzamento das estradas para Nhabijões (a oeste), o Xime (a sudoeste) e Mansambo e Xitole (a sudeste). Vê-se ainda uma nesga do heliporto (2) e o campo de futebol (3). A CCAÇ 12 começou também a construir um campo de futebol de salão (4), com cimento roubado à engenharia nas colunas logísticas para o Xitole.

De acordo com a fotografia, em frente, pode ver-se o conjunto de edifícios em U: constituía o complexo do comando do batalhão (5) e as instalações de oficiais (6) e sargentos (8), para além da messe e bar dos oficiais (8) e dos sargentos (9). Apesar do apartheid (leia-se: segregação sócio-espacial) que vigorava, não só na sede dos batalhões, como em muitas unidades de quadrícula, uns e outros, oficiais e sargentos, tinham uma cozinha comum (19).

Do lado direito, ao fundo, a menos de um quilómetro corria o Rio Geba, o chamado Geba Estreito, entre o Xime e Bafatá. O aquartelamento de Bambadinca situava-se numa pequena elevação de terreno, sobranceira a uma extensa bolanha (a leste). São visíveis as valas de protecção (22), abertas ao longo do perímetro do aquartelamento que era todo, ele, cercado de arame farpado e de holofotes (24). A luz eléctrica era produzida por gerador... Junto ao arame farpado, ficavam vários abrigos (26), o espaldão de morteiro (23), o abrigo da metralhadora pesada Browning (25). Em 1969/71, na altura em que lá estuivémos, ainda não havia artilharia (obuses 14).




Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bambadinca > 2001: Uma presença fantasmagórica da guerra colonial... Restos de peças de artilharia (dois obuses 14) que os tugas não quiseram ou não tiveram tempo de desmontar ou destruir. No tempo da primeira comissão da CCAÇ 12 (1969/71) ainda não existia artilharia. (LG)

Foto: © David J. Guimarães (2005). Direitos reservados


A caserna das praças da CCS (11) ficava do lado oeste, junto ao campo de futebol (3). Julgava-se que o pessoal do pelotão de morteiros e/ou do pelotão Daimler ficava instalado no edifício (12), que ficava do outro lado da parada, em frente ao edifício em U. Mais à direita, situava-se a capela (13) e a secretaria da CCAÇ 12 (14). Creio que por detrás ficava o refeitório das praças. Em frente havia um complexo de edifícios de que é possível identificar o depósito de engenharia (15) e as oficinas auto (16); à esquerda da secretaria, eram as oficinas de rádio (17).

Do lado leste do aquartelamento, tínhamos o armazém de víveres (20), a parada e os memoriais (18), a escola primária antiga (19) e depósito da água (de que se vê apenas uma nesga). Ainda mais para esquerda, o edifício dos correios, a casa do administrador de posto, e outras instalações que chegaram a ser utilizadas por camaradas nossos que trouxeram as esposas para Bambadinca (foi o caso, por exemplo, do Alf Mil Carlão, nosso camarada da CCAÇ 12).
Esta reconstituição foi feita pelo Humberto Reis, completada por mim (LG).

Foto: © Humberto Reis (2006). Direitos reservados

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > 1970 > Outra vista aérea do aquartelamento, tirada no sentido noroeste-sudeste. Em primeiro plano, a pista de aviação, o perímetro em L de arame farpado, o campo de futebol, a antena das transmissões...

Foto: © Humberto Reis (2006). Direitos reservados

Guiné-Bissau > REgfião de Bafatá > Bambadinca > 1997 : Antigas instalações dos oficiais (à direita) e dos sargentos (à esquerda). A messe de sargentos ao fundo, do lado esquerdo. Eram excelentes instalações hoteleiras, para a época e por comparações com outros outros aquartelamentos. A regra geral era a "bunkerização" (por ex., Mansambo).

Em 31 de Maio de 1969, quando o pessoal metropolitano da futura CCAÇ 12 estava a chegar à Guiné, Bambadinca sofreu um grande ataque do PAIGC. Quando lá passámops uns dias depois, eram ainda visíveis os impactes das granadas de morteiro (por ex., num dos quartos dos sargentos, à esquerda). Bambadinca foi palco de trágicos acontecimentos a seguir à independência: julgamento e execução, por fuzilamento, de régulos fulas, além de combatentes que estiveram integrados nas NT. (LG)

Foto: © Humberto Reis (2005) (com a colaboração do Braima Samá, professor em Bambadinca, em 1997). Direitos reservados.

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > 1970 > A escola primária (no telhado, ainda vísiveis as letras pintadas a branco com o nome da localidade...), frente à parada, o pau da bandeira e os memoriais das unidades que por lá passaram; à direita, a árvore de maior porte que lá existia no nosso tempo, a casa do chefe de posto (se não me engano) e, por detrás, o depósito de água... (LG)

Foto: © Humberto Reis (2006). Direitos reservados.

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bambadinca > 1997 : Capela de Bambadinca e, à direita, as antigas instalações da secretaria da CCAÇ 12 (1969/71)

Foto: © Humberto Reis (2005) (com a colaboração do Braima Samá, professor local). Direitos reservados.



Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > 1970 > O Humberto Reis junto ao pau da bandeira e aos memoriais das unidades que por ali passaram... A foto foi tirada ainda no tempo do BCAÇ 2852 (1968/70). O único brasão que se consegue identificar é o do BCAÇ 1888 (à direita), presumivelmente da época de 1966/68... (LG)

Foto: © Humberto Reis (2006). Direitos reservados.

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bambadinca > 1997 : Vinte e sete anos depois, a escola, já em completa ruína... Em 1970, a professora portuguesa chamava-se Dona Violeta...

Foto: © Humberto Reis (2005) (com a colaboração do Braima Samá, professor local). Direitos reservados.


Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > 1970 > Vista aérea da tabanca de Bambadinca, tirada no sentido sul-norte. Em primeiro plano, a saída (nordeste) do aquartelamento, a ligação (B) à estrada (alcatroada) Bambadinca-Bafatá (C), paralela à antiga estrada (A) que cortava a tabanca ao meio. Ao fundo, o Rio Geba Estreito (E). Junto ao rio, as instalações do Pelotão de Intendência (D).

Foto: © Humberto Reis (2006)



Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > 1970 > Entrada principal, pelo lado leste (sentido Bafatá), do aquartelamento... Uma rampa bastante íngreme, poeirenta e movimentada, onde se verificaram alguns acidentes, por falha das viaturas ou erro de condução. Recordo-me, nomeadamente, do acidente com o jipe conduzido pelo major Eléctrico (alcunha). Este oficial superior, que deslocava-se sempre de jipe e que conduzia de uma maneira frenética, um dia perdeu o controlo da viatura nesta rampa, o que lhe custou a fractura dos membros inferiores e o regresso mais cedo à Metrópole... (LG)

Foto: © Humberto Reis (2006)

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > 1970 > Vista aérea da tabanca de Bambadincazinha (D), a sudoeste de Bambadinca, a escassas centenas de metros do centro (A)....
Em primeiro plano, a estrada nova (C) para o Xime (posteriormente alcatroada) e, mais acima, a antiga estrada (B), paralela à pista de aviação.... Atravessando a tabanca de Bambadincazinho (D), seguia-se em estrada (picada...) até aos aquartelamentos de Mansambo, Xitole e Saltinho (E). Vê-se ao fundo a bolanha de Bambadinca...

Foto: © Humberto Reis (2006)

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > 1970 > Vista parcial da tabanca de Bambadinca, cortada ao meio pela antiga estrada com acesso (muito íngreme) ao aquartelamento (entrada principal, de leste). Foi aberta a uma nova estrada que contornava o aquartelamento pelo lado da tabanca (a leste) e da bolanha (a sul).

Do lado direito são vísíveis casas comerciais, de estilo colonial, a última das quais era a do Zé Maria (onde comíamos os famosos camarões do Rio Geba, ao fundo). São também visíveis, junto ao ancoradouro do Rio Geba, as instalações do Pelotão de Intendência. Os barcos, de pequeno calado, e nomedamenmte civis (da Casa Gouveia e outros), chegavam facilmente aqui, transportando víveres e outras mercadorias, ao serviço da intendência militar. Era a partir de Bambadinca que se fazia o abastecimento de grande parte das NT instaladas na Zona Leste (Bafatá e Gabu). (LG).

Foto: © Humberto Reis (2006). Direitos reservados.

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > 1970 > Outra vista parcial da tabanca de Bambadinca, tirada do lado da entrada leste do aquartelamento. Como se pode ver pelos sinais de queimadas, esta foto toi tirada no tempo seco... Ainda se vê ao fundo uma nesga do Rio Geba (Estreito). Emn primeiro plano, a cerca de arame farpado e um conjunto de moranças desta populosa tanbanca, de maioria fula (com mandingas à mistura) (LG).

Foto: © Humberto Reis (2006). Direitos reservados.



Fotos do arquivo pessoal de Humberto Reis (ex-furriel miliciano de operações especiais, CCAÇ 12, Bambadinca, 1969/71)

Guiné 63/74 - DCXLIX: Álbum fotográfico de Humberto Reis (1): Bambadinca, vista aérea

Post nº 649 (DCXLIX)



Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > 1970 > Espectacular vista aérea do aquartelamento, tirada no sentido leste-oeste, ou seja, do lado da grande bolanha de Bambadinca.

Do lado esquerdo da imagem, para oeste, era a pista de aviação (1) e o cruzamento das estradas para Nhabijões (a oeste), o Xime (a sudoeste) e Mansambo e Xitole (a sudeste). Vê-se ainda uma nesga do heliporto (2) e o campo de futebol (3). A CCAÇ 12 começou também a construir um campo de futebol de salão (4), com cimento roubado à engenharia nas colunas logísticas para o Xitole.

De acordo com a fotografia, em frente, pode ver-se o conjunto de edifícios em U: constituía o complexo do comando do batalhão (5) e as instalações de oficiais (6) e sargentos (8), para além da messe e bar dos oficiais (8) e dos sargentos (9). Apesar do apartheid (leia-se: segregação sócio-espacial) que vigorava, não só na sede dos batalhões, como em muitas unidades de quadrícula, uns e outros, oficiais e sargentos, tinham uma cozinha comum (19).

Do lado direito, ao fundo, a menos de um quilómetro corria o Rio Geba, o chamado Geba Estreito, entre o Xime e Bafatá. O aquartelamento de Bambadinca situava-se numa pequena elevação de terreno, sobranceira a uma extensa bolanha (a leste). São visíveis as valas de protecção (22), abertas ao longo do perímetro do aquartelamento que era todo, ele, cercado de arame farpado e de holofotes (24). A luz eléctrica era produzida por gerador... Junto ao arame farpado, ficavam vários abrigos (26), o espaldão de morteiro (23), o abrigo da metralhadora pesada Browning (25). Em 1969/71, na altura em que lá estuivémos, ainda não havia artilharia (obuses 14).




Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bambadinca > 2001: Uma presença fantasmagórica da guerra colonial... Restos de peças de artilharia (dois obuses 14) que os tugas não quiseram ou não tiveram tempo de desmontar ou destruir. No tempo da primeira comissão da CCAÇ 12 (1969/71) ainda não existia artilharia. (LG)

Foto: © David J. Guimarães (2005). Direitos reservados


A caserna das praças da CCS (11) ficava do lado oeste, junto ao campo de futebol (3). Julgava-se que o pessoal do pelotão de morteiros e/ou do pelotão Daimler ficava instalado no edifício (12), que ficava do outro lado da parada, em frente ao edifício em U. Mais à direita, situava-se a capela (13) e a secretaria da CCAÇ 12 (14). Creio que por detrás ficava o refeitório das praças. Em frente havia um complexo de edifícios de que é possível identificar o depósito de engenharia (15) e as oficinas auto (16); à esquerda da secretaria, eram as oficinas de rádio (17).

Do lado leste do aquartelamento, tínhamos o armazém de víveres (20), a parada e os memoriais (18), a escola primária antiga (19) e depósito da água (de que se vê apenas uma nesga). Ainda mais para esquerda, o edifício dos correios, a casa do administrador de posto, e outras instalações que chegaram a ser utilizadas por camaradas nossos que trouxeram as esposas para Bambadinca (foi o caso, por exemplo, do Alf Mil Carlão, nosso camarada da CCAÇ 12).
Esta reconstituição foi feita pelo Humberto Reis, completada por mim (LG).

Foto: © Humberto Reis (2006). Direitos reservados

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > 1970 > Outra vista aérea do aquartelamento, tirada no sentido noroeste-sudeste. Em primeiro plano, a pista de aviação, o perímetro em L de arame farpado, o campo de futebol, a antena das transmissões...

Foto: © Humberto Reis (2006). Direitos reservados

Guiné-Bissau > REgfião de Bafatá > Bambadinca > 1997 : Antigas instalações dos oficiais (à direita) e dos sargentos (à esquerda). A messe de sargentos ao fundo, do lado esquerdo. Eram excelentes instalações hoteleiras, para a época e por comparações com outros outros aquartelamentos. A regra geral era a "bunkerização" (por ex., Mansambo).

Em 31 de Maio de 1969, quando o pessoal metropolitano da futura CCAÇ 12 estava a chegar à Guiné, Bambadinca sofreu um grande ataque do PAIGC. Quando lá passámops uns dias depois, eram ainda visíveis os impactes das granadas de morteiro (por ex., num dos quartos dos sargentos, à esquerda). Bambadinca foi palco de trágicos acontecimentos a seguir à independência: julgamento e execução, por fuzilamento, de régulos fulas, além de combatentes que estiveram integrados nas NT. (LG)

Foto: © Humberto Reis (2005) (com a colaboração do Braima Samá, professor em Bambadinca, em 1997). Direitos reservados.

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > 1970 > A escola primária (no telhado, ainda vísiveis as letras pintadas a branco com o nome da localidade...), frente à parada, o pau da bandeira e os memoriais das unidades que por lá passaram; à direita, a árvore de maior porte que lá existia no nosso tempo, a casa do chefe de posto (se não me engano) e, por detrás, o depósito de água... (LG)

Foto: © Humberto Reis (2006). Direitos reservados.

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bambadinca > 1997 : Capela de Bambadinca e, à direita, as antigas instalações da secretaria da CCAÇ 12 (1969/71)

Foto: © Humberto Reis (2005) (com a colaboração do Braima Samá, professor local). Direitos reservados.



Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > 1970 > O Humberto Reis junto ao pau da bandeira e aos memoriais das unidades que por ali passaram... A foto foi tirada ainda no tempo do BCAÇ 2852 (1968/70). O único brasão que se consegue identificar é o do BCAÇ 1888 (à direita), presumivelmente da época de 1966/68... (LG)

Foto: © Humberto Reis (2006). Direitos reservados.

Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Bambadinca > 1997 : Vinte e sete anos depois, a escola, já em completa ruína... Em 1970, a professora portuguesa chamava-se Dona Violeta...

Foto: © Humberto Reis (2005) (com a colaboração do Braima Samá, professor local). Direitos reservados.


Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > 1970 > Vista aérea da tabanca de Bambadinca, tirada no sentido sul-norte. Em primeiro plano, a saída (nordeste) do aquartelamento, a ligação (B) à estrada (alcatroada) Bambadinca-Bafatá (C), paralela à antiga estrada (A) que cortava a tabanca ao meio. Ao fundo, o Rio Geba Estreito (E). Junto ao rio, as instalações do Pelotão de Intendência (D).

Foto: © Humberto Reis (2006)



Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > 1970 > Entrada principal, pelo lado leste (sentido Bafatá), do aquartelamento... Uma rampa bastante íngreme, poeirenta e movimentada, onde se verificaram alguns acidentes, por falha das viaturas ou erro de condução. Recordo-me, nomeadamente, do acidente com o jipe conduzido pelo major Eléctrico (alcunha). Este oficial superior, que deslocava-se sempre de jipe e que conduzia de uma maneira frenética, um dia perdeu o controlo da viatura nesta rampa, o que lhe custou a fractura dos membros inferiores e o regresso mais cedo à Metrópole... (LG)

Foto: © Humberto Reis (2006)

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > 1970 > Vista aérea da tabanca de Bambadincazinha (D), a sudoeste de Bambadinca, a escassas centenas de metros do centro (A)....
Em primeiro plano, a estrada nova (C) para o Xime (posteriormente alcatroada) e, mais acima, a antiga estrada (B), paralela à pista de aviação.... Atravessando a tabanca de Bambadincazinho (D), seguia-se em estrada (picada...) até aos aquartelamentos de Mansambo, Xitole e Saltinho (E). Vê-se ao fundo a bolanha de Bambadinca...

Foto: © Humberto Reis (2006)

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > 1970 > Vista parcial da tabanca de Bambadinca, cortada ao meio pela antiga estrada com acesso (muito íngreme) ao aquartelamento (entrada principal, de leste). Foi aberta a uma nova estrada que contornava o aquartelamento pelo lado da tabanca (a leste) e da bolanha (a sul).

Do lado direito são vísíveis casas comerciais, de estilo colonial, a última das quais era a do Zé Maria (onde comíamos os famosos camarões do Rio Geba, ao fundo). São também visíveis, junto ao ancoradouro do Rio Geba, as instalações do Pelotão de Intendência. Os barcos, de pequeno calado, e nomedamenmte civis (da Casa Gouveia e outros), chegavam facilmente aqui, transportando víveres e outras mercadorias, ao serviço da intendência militar. Era a partir de Bambadinca que se fazia o abastecimento de grande parte das NT instaladas na Zona Leste (Bafatá e Gabu). (LG).

Foto: © Humberto Reis (2006). Direitos reservados.

Guiné > Zona Leste > Sector L1 > Bambadinca > 1970 > Outra vista parcial da tabanca de Bambadinca, tirada do lado da entrada leste do aquartelamento. Como se pode ver pelos sinais de queimadas, esta foto toi tirada no tempo seco... Ainda se vê ao fundo uma nesga do Rio Geba (Estreito). Emn primeiro plano, a cerca de arame farpado e um conjunto de moranças desta populosa tanbanca, de maioria fula (com mandingas à mistura) (LG).

Foto: © Humberto Reis (2006). Direitos reservados.



Fotos do arquivo pessoal de Humberto Reis (ex-furriel miliciano de operações especiais, CCAÇ 12, Bambadinca, 1969/71)

21 março 2006

Guiné 63/74 - DCXLVIII: Estórias do Zé Teixeira (5): as abelhas, nossas amigas

Abelhas, inimigas de guerra

por José Teixeira (ex- 1º cabo enfermeiro, CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá, Empada, 1968/70).


A primeira vez que caímos num ataque de abelhas foi o caos.

A coluna com trinta viaturas carregadas e três obuses de 14 mm, protegida pela CCAÇ 2381 e pelos pelotões da Companhia do Capitão Rei, estacionada em Aldeia Formosa que nos tinha vindo buscar a Buba, ficou na sua maior parte à mercê do IN, perto de Sinchã Cherno.

Só que este, o IN, não tinha na sua agenda atacar naquele local, mas mais à frente. Atacou só no dia seguinte depois de nos fazer um morto numa A/C [mina anticarro] comandada que rebentou só na quinta viatura, a do rádio.

Também eu, aqui, fui um homem de sorte. O milícia que ia a meu lado, ao ver as abelhas aos milhões, agarrou-me por um braço e metemo-nos atrás de um arbusto:
- Fermero fica quieto, abelha, não faz mal ! Não meche, não respira, nem que lhe passe um c... pela boca.

Assim quieto senti-as à minha volta. Pude ver os meus colegas todos a fugir, a sacudir, a coçar e a desaparecer. Ficaram apenas as viaturas e os obuses, na picada. Passados alguns minutos, foram começando a aparecer e tudo voltou ao normal. Eu apenas com duas picadelas, ria-me dos colegas que apareceram a gemer por todos os lados, mas aprendi a lição e preparei-me para um possível segundo ataque que sucedeu meses depois.

Andávamos a montar segurança à engenharia que construía a estrada Buba / Aldeia Formosa. Sentado ao lado do manobrador do caterpillar apreciava como esta máquina derrubava árvores gigantescas, quando de lá de cima cai um grande enxame. Formou-se uma nuvem e toda a gente a gritar pernas para que vos quero. Até uma cadelinha, nossa mascote, que nos acompanhava desapareceu, até hoje. Numa fracção de segundos vejo-me só.

Quico atravessado na cabeça, para me proteger do zumbido, braços cruzados, impávido e sereno (a tremer por todos os lados), sentado no caterpillar a aguardar o ataque. Imaginem o Zé Teixeira como que vestido com um fato novo. Fiquei coberto de abelhas da cabeça aos pés. Só o zumbido me incomodava.

Passado algum tempo começaram a levantar, pois eu não dava luta e com este gajo é melhor não se meterem. Deixaram-me sem uma beliscadura. Os camaradas foram-se aproximando todos picados. Ficaram mais espantados que eu, por me verem são e salvo de um ataque de abelhas. Pomada para toda a gente. Tive inclusive de injectar anti-histamínicos ao Ferraz para evitar a morte por asfixia devido ao facto de ser alérgico.

Ainda hoje tenho mais medo das formigas, mas essas tem outras histórias já contadas.

Zé Teixeira

Guiné 63/74 - DCXLVIII: Estórias do Zé Teixeira (5): as abelhas, nossas amigas

Abelhas, inimigas de guerra

por José Teixeira (ex- 1º cabo enfermeiro, CCAÇ 2381, Buba, Quebo, Mampatá, Empada, 1968/70).


A primeira vez que caímos num ataque de abelhas foi o caos.

A coluna com trinta viaturas carregadas e três obuses de 14 mm, protegida pela CCAÇ 2381 e pelos pelotões da Companhia do Capitão Rei, estacionada em Aldeia Formosa que nos tinha vindo buscar a Buba, ficou na sua maior parte à mercê do IN, perto de Sinchã Cherno.

Só que este, o IN, não tinha na sua agenda atacar naquele local, mas mais à frente. Atacou só no dia seguinte depois de nos fazer um morto numa A/C [mina anticarro] comandada que rebentou só na quinta viatura, a do rádio.

Também eu, aqui, fui um homem de sorte. O milícia que ia a meu lado, ao ver as abelhas aos milhões, agarrou-me por um braço e metemo-nos atrás de um arbusto:
- Fermero fica quieto, abelha, não faz mal ! Não meche, não respira, nem que lhe passe um c... pela boca.

Assim quieto senti-as à minha volta. Pude ver os meus colegas todos a fugir, a sacudir, a coçar e a desaparecer. Ficaram apenas as viaturas e os obuses, na picada. Passados alguns minutos, foram começando a aparecer e tudo voltou ao normal. Eu apenas com duas picadelas, ria-me dos colegas que apareceram a gemer por todos os lados, mas aprendi a lição e preparei-me para um possível segundo ataque que sucedeu meses depois.

Andávamos a montar segurança à engenharia que construía a estrada Buba / Aldeia Formosa. Sentado ao lado do manobrador do caterpillar apreciava como esta máquina derrubava árvores gigantescas, quando de lá de cima cai um grande enxame. Formou-se uma nuvem e toda a gente a gritar pernas para que vos quero. Até uma cadelinha, nossa mascote, que nos acompanhava desapareceu, até hoje. Numa fracção de segundos vejo-me só.

Quico atravessado na cabeça, para me proteger do zumbido, braços cruzados, impávido e sereno (a tremer por todos os lados), sentado no caterpillar a aguardar o ataque. Imaginem o Zé Teixeira como que vestido com um fato novo. Fiquei coberto de abelhas da cabeça aos pés. Só o zumbido me incomodava.

Passado algum tempo começaram a levantar, pois eu não dava luta e com este gajo é melhor não se meterem. Deixaram-me sem uma beliscadura. Os camaradas foram-se aproximando todos picados. Ficaram mais espantados que eu, por me verem são e salvo de um ataque de abelhas. Pomada para toda a gente. Tive inclusive de injectar anti-histamínicos ao Ferraz para evitar a morte por asfixia devido ao facto de ser alérgico.

Ainda hoje tenho mais medo das formigas, mas essas tem outras histórias já contadas.

Zé Teixeira

Guiné 63/74 - DCXLVII: Estórias do Zé Teixeira (4): o lugar do morto

Luís: Saúde, paz e felicidade.

Já pensavas em te veres livre de mim, mas estás enganado, eh ! eh! eh!

Aí vão mais duas estórias para a malta digerir: (i) Às vezes é preciso ter sorte; (ii)abelhas, inimigas de guerra.

Um abraço
Zé Teixeira


Às vezes é preciso ter sorte.


A coluna arrancou de Buba, de madrugada.

Dois pelotões tinham partido antes, a bater a zona por onde o IN costumava aparecer.
Dois pelotões seguiam pela mata, um de cada lado, à frente da coluna para refrear os ânimos dos nossos amigos.

Eu ia com o pelotão dos picadores à frente da coluna. Por segurança, seguia atrás da primeira viatura, no trilho do seu rodado, pois o seguro morreu de velho e eu não queria morrer tão novo.

Dá-se uma avaria numa viatura da rectaguarda e a coluna retém a sua marcha. Os picadores seguiram em frente e este vosso amigo sentou-se no sítio do rodado da viatura.

Dada ordem de recomeço de marcha, os picadores já iam a quilómetros. Estando o caminho livre, as viaturas aceleraram a marcha. A primeira viatura (o arrebenta-minas) ia carregada de bebidas e sacos de areia à frente e … africanos em cima. Até os assentos eram sacos de areia, o que concerteza não é novidade para os camaradas bloguistas.

Para não desatar a correr como fizeram os camaradas da segurança à coluna, sentei-me no lugar do morto, na dita rebenta-minas, mas de repente tive um rebate de consciência:
- Então tu que, servindo-te da tua categoria de enfermeiro, nunca deixas ir um colega na primeira viatura e agora colocas-te lá tu, todo refastelado! - E saltei, pondo-me à frente da viatura em marcha de corrida, para não ser atropelado.

Passados uns segundos apenas, dá-se um grande estrondo e sou projectado para o chão. Sinto algo a cair-me nas costas e pensei:
- Já estou ! É desta que vou de vez ! - Espero reacções de dor e nada. Passo a mão pelas costas e trago lama e terra.
- Alto lá, parece que escapei !

Então começam a chover pretos à minha frente. Três dos que vinha em cima da viatura. Os outros, e eram vários, também foram ao ar, mas estavam bem. Felizmente só um se feriu com alguma gravidade e um outro apareceu com um olho ao dependuro (2).

A mina rebentou do lado de onde eu tinha saltado uns momentos antes e o condutor foi ao ar e regressou ao lugar de onde saiu pela impulsão, sem qualquer ferimento.

Fiquei apavorado, sem saber o que fazer. Tinha feridos para tratar, tremia por todos os lados e a bolsa de enfermeiro tinha ficado na viatura. As minas podiam estar lá e estavam mesmo. Lá fui à viatura buscar a bolsa e entretanto apareceu outro enfermeiro.

Lavei muito bem a zona ocular do gajo, que estava cheia de lama, coloquei-lhe o olho no sítio e mandei-o para Buba para ser evacuado.

Tudo resolvido, o capitão dá ordem de marcha e . . . pum ! uma anti-pessoal rebenta debaixo de um pneu de um atrelado, também este carregado de bebidas. Tinha sido colocada na berma, fora da linha de actuação dos picadores. O atrelado ao desviar-se do buraco feito pela anti-carro foi descobri-la a cerca um metro do sítio para onde eu tinha sido projectado e naturalmente pisada por muita gente, ao atender os feridos e naquela azáfama de sacar bebidas (2).
_____________

Notas do autor

(1) Encontrei-o depois em Bissau e pude constatar que ficou bem. O nervo óptico não tinha sido afectado.

(2) Logo após o primeiro acidente foi um fartar vilanagem : toda a gente saltou para a viatura e começou a sacar bebidas. Tudo desapareceu rapidamente.

Guiné 63/74 - DCXLVII: Estórias do Zé Teixeira (4): o lugar do morto

Luís: Saúde, paz e felicidade.

Já pensavas em te veres livre de mim, mas estás enganado, eh ! eh! eh!

Aí vão mais duas estórias para a malta digerir: (i) Às vezes é preciso ter sorte; (ii)abelhas, inimigas de guerra.

Um abraço
Zé Teixeira


Às vezes é preciso ter sorte.


A coluna arrancou de Buba, de madrugada.

Dois pelotões tinham partido antes, a bater a zona por onde o IN costumava aparecer.
Dois pelotões seguiam pela mata, um de cada lado, à frente da coluna para refrear os ânimos dos nossos amigos.

Eu ia com o pelotão dos picadores à frente da coluna. Por segurança, seguia atrás da primeira viatura, no trilho do seu rodado, pois o seguro morreu de velho e eu não queria morrer tão novo.

Dá-se uma avaria numa viatura da rectaguarda e a coluna retém a sua marcha. Os picadores seguiram em frente e este vosso amigo sentou-se no sítio do rodado da viatura.

Dada ordem de recomeço de marcha, os picadores já iam a quilómetros. Estando o caminho livre, as viaturas aceleraram a marcha. A primeira viatura (o arrebenta-minas) ia carregada de bebidas e sacos de areia à frente e … africanos em cima. Até os assentos eram sacos de areia, o que concerteza não é novidade para os camaradas bloguistas.

Para não desatar a correr como fizeram os camaradas da segurança à coluna, sentei-me no lugar do morto, na dita rebenta-minas, mas de repente tive um rebate de consciência:
- Então tu que, servindo-te da tua categoria de enfermeiro, nunca deixas ir um colega na primeira viatura e agora colocas-te lá tu, todo refastelado! - E saltei, pondo-me à frente da viatura em marcha de corrida, para não ser atropelado.

Passados uns segundos apenas, dá-se um grande estrondo e sou projectado para o chão. Sinto algo a cair-me nas costas e pensei:
- Já estou ! É desta que vou de vez ! - Espero reacções de dor e nada. Passo a mão pelas costas e trago lama e terra.
- Alto lá, parece que escapei !

Então começam a chover pretos à minha frente. Três dos que vinha em cima da viatura. Os outros, e eram vários, também foram ao ar, mas estavam bem. Felizmente só um se feriu com alguma gravidade e um outro apareceu com um olho ao dependuro (2).

A mina rebentou do lado de onde eu tinha saltado uns momentos antes e o condutor foi ao ar e regressou ao lugar de onde saiu pela impulsão, sem qualquer ferimento.

Fiquei apavorado, sem saber o que fazer. Tinha feridos para tratar, tremia por todos os lados e a bolsa de enfermeiro tinha ficado na viatura. As minas podiam estar lá e estavam mesmo. Lá fui à viatura buscar a bolsa e entretanto apareceu outro enfermeiro.

Lavei muito bem a zona ocular do gajo, que estava cheia de lama, coloquei-lhe o olho no sítio e mandei-o para Buba para ser evacuado.

Tudo resolvido, o capitão dá ordem de marcha e . . . pum ! uma anti-pessoal rebenta debaixo de um pneu de um atrelado, também este carregado de bebidas. Tinha sido colocada na berma, fora da linha de actuação dos picadores. O atrelado ao desviar-se do buraco feito pela anti-carro foi descobri-la a cerca um metro do sítio para onde eu tinha sido projectado e naturalmente pisada por muita gente, ao atender os feridos e naquela azáfama de sacar bebidas (2).
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Notas do autor

(1) Encontrei-o depois em Bissau e pude constatar que ficou bem. O nervo óptico não tinha sido afectado.

(2) Logo após o primeiro acidente foi um fartar vilanagem : toda a gente saltou para a viatura e começou a sacar bebidas. Tudo desapareceu rapidamente.

Guiné 63/74 - DCXLVI: Para compreender o conflito de Casamança (Jorge Neto)

Guiné-Bissau > "A população da zona fronteiriça de S. Domingos, norte da Guiné-Bissau, está a fugir da região. Os confrontos que ocorreram na madrugada e manhã de hoje [17 de Março de 2006] entre os rebeldes separatistas do sul do Senegal (MFDC) e as forças guineenses estão a fazer aumentar a apreensão no norte do país" (JN)...

Mais uma vez, a população guineense - as mulheres, as crianças, os velhos, os mais pobres e os mais indefesos - têm de fugir das suas casas, por causa das rivalidades dos senhores da guerra... Infelizmente, na origem deste conflito estão causas remotas ou condições antecedentes a que os governos portugueses e franceses da época colonial, que (re)desenharam regiões inteiras a régua e esquadro, não serão alheios (LG)...

Com a devida vénia: Fonte: Africanidades, blogue do nosso amigo Jorge Neto, membro da nossa tertúlia:

17.3.06 > Conflito de Casamança


Os confrontos entre forças guineenses e rebeldes de Casamança são cíclicos. Acontecem sempre que o Exército da Guiné tem a dirigi-lo alguém hostil à guerrilha, como acontece neste momento. Tagmé Na Wai, chefe de Estado Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau tem um passado de lutas com o movimento rebelde.

Mas nem sempre foram hostis as relações entre as autoridades guineenses e a guerrilha. A Guiné já foi um dos principais fornecedores de armamento ao Movimento das Forças Democráticas de Casamança (MFDC). Diversos relatórios de política internacional asseguram que foi o tráfico de armamento de Bissau para a região do sul do Senegal que despoletou a guerra civil que opôs Nino Vieira a Ansumane Mané.

A guerrilha casamancence reclama, no essencial, a independência do território; um pedaço de terra do tamanho do Alentejo, encravado entre a Gâmbia e a Guiné-Bissau.

O movimento surgiu em 1982 pela mão de um ex-padre católico. Os diversos acordos de paz assinados desde há 24 anos não conseguiram colocar fim ao conflito mais antigo da África Ocidental e um dos mais antigos de toda a África.

Na sua actuação, os rebeldes servem-se da permeabilidade da fronteira da Guiné com o Senegal. Os guerrilheiros usam este facto e o isolamento da região, para fugir às autoridades dos dois países. Por detrás da disputa do território de Casamança há questões económicas: a costa marítima possui importantes reservas petrolíferas. Mas há também questões culturais: os casamancences não se assumem como senegaleses porque desde logo falam outras línguas, o djola, língua étnica, e o crioulo, herança da passagem portuguesa por ali até finais do século 19.

Jorge Neto

Guiné 63/74 - DCXLVI: Para compreender o conflito de Casamança (Jorge Neto)

Guiné-Bissau > "A população da zona fronteiriça de S. Domingos, norte da Guiné-Bissau, está a fugir da região. Os confrontos que ocorreram na madrugada e manhã de hoje [17 de Março de 2006] entre os rebeldes separatistas do sul do Senegal (MFDC) e as forças guineenses estão a fazer aumentar a apreensão no norte do país" (JN)...

Mais uma vez, a população guineense - as mulheres, as crianças, os velhos, os mais pobres e os mais indefesos - têm de fugir das suas casas, por causa das rivalidades dos senhores da guerra... Infelizmente, na origem deste conflito estão causas remotas ou condições antecedentes a que os governos portugueses e franceses da época colonial, que (re)desenharam regiões inteiras a régua e esquadro, não serão alheios (LG)...

Com a devida vénia: Fonte: Africanidades, blogue do nosso amigo Jorge Neto, membro da nossa tertúlia:

17.3.06 > Conflito de Casamança


Os confrontos entre forças guineenses e rebeldes de Casamança são cíclicos. Acontecem sempre que o Exército da Guiné tem a dirigi-lo alguém hostil à guerrilha, como acontece neste momento. Tagmé Na Wai, chefe de Estado Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau tem um passado de lutas com o movimento rebelde.

Mas nem sempre foram hostis as relações entre as autoridades guineenses e a guerrilha. A Guiné já foi um dos principais fornecedores de armamento ao Movimento das Forças Democráticas de Casamança (MFDC). Diversos relatórios de política internacional asseguram que foi o tráfico de armamento de Bissau para a região do sul do Senegal que despoletou a guerra civil que opôs Nino Vieira a Ansumane Mané.

A guerrilha casamancence reclama, no essencial, a independência do território; um pedaço de terra do tamanho do Alentejo, encravado entre a Gâmbia e a Guiné-Bissau.

O movimento surgiu em 1982 pela mão de um ex-padre católico. Os diversos acordos de paz assinados desde há 24 anos não conseguiram colocar fim ao conflito mais antigo da África Ocidental e um dos mais antigos de toda a África.

Na sua actuação, os rebeldes servem-se da permeabilidade da fronteira da Guiné com o Senegal. Os guerrilheiros usam este facto e o isolamento da região, para fugir às autoridades dos dois países. Por detrás da disputa do território de Casamança há questões económicas: a costa marítima possui importantes reservas petrolíferas. Mas há também questões culturais: os casamancences não se assumem como senegaleses porque desde logo falam outras línguas, o djola, língua étnica, e o crioulo, herança da passagem portuguesa por ali até finais do século 19.

Jorge Neto