Mensagem do A. Marques Lopes, ex-alferes miliciano da CART 1690 (Geba, 1967) e da CCAÇ 3 (Barro, 198):
Caros amigos:
Vasculhando os meus apontamentos, tirados sempre que me foi possível, tenho que:
1. Entre 24 de Dezembro de 1971 e 28 de Março de 1974, esteve em Barro a CCAÇ 3519 (a CCAÇ 3 já estava em Binta), da qual faziam parte: (i) o capitão miliciano Rui Fradique Ribeiro Rodrigues de Almeida, de Leiria; (ii) o furriel miliciano Alberto Sá Moreira, de Ermesinde; e (iii) o alferes miliciano José da Rocha Teixeira, de Castelo de Paiva.
2 - Em 26 de Outubro de 1971 houve um ataque a Cantacunda, tendo o IN ultrapassado a primeira fileira de arame farpado (já estava melhor pelos vistos...); tropa de Geba (não sei qual era a companhia) foi em auxílio e sofreu uma emboscada no caminho, com feridos; no dia seguinte, a 27 de Outubro, uma força de Bafatá, composta pelo EREC 2640 e elementos do BART2920, saíu para ajudar e foi também emboscada na estrada para Cantacunda, tendo sofrido 7 mortos e 14 feridos, entre eles o soldado Manuel de Oliveira Figueiras, de Barcelos.
Se alguém conhecer [ex-combatentes destas unidaes], ou tiver hipóteses de os contactar , seria óptimo, pois muita coisa terão também de contar.
Um abraço. Marques Lopes
Sem comentários:
Enviar um comentário