09 abril 2006

Guiné 63/74 - DCLXXXVI: Cabo 14: pergunto-me se ele algum vez regressou, de facto (Ana Ferreira)

Guiné > O 1º Cabo nº 2514, Fernando das Neves Ferreira, CCAÇ 616, do BCAÇ 619, Bissau, Empada, Pirada, Bigene, Ilha do Como, Bafatá, 1964/66).

© Ana Ferreira (2006)

Texto da Ana Ferreira, Braga:

Agradeço-lhe imenso as suas palavras de apoio e aceito com muito prazer o convite para integrar a tertúlia. Sinto-me um pouco como uma intrusa, mas sei também que a partilha de memórias e de sentimentos há muito me fez entrar no vosso mundo.

Tenho uma longa tarefa pela frente... o livro que meu pai insistia que deveria escrever, vai ter um eco remoto neste blog que iniciei.

O tempo é sempre pouco, mas a perseverança não.

Como já sabe o meu pai esteve na Guiné de 64 a 66, mais exactamante de oito de Janeiro de 1964 a três de Fevereiro de 1966, partindo de Lisboa, onde vivia. Julgo que o quartel onde se encontrava era o da Amadora. Não tinha nenhuma especialidade, era apenas atirador, mas terei que confirmar nos documentos que ainda restam .

Pelos remetentes que encontrei nos aerogramas vejo que percorreu um pouco toda a Guiné: Bissau, Empada, Pirada, Bigene, Ilha do Como (que pelas suas descrições, terá sido um dos piores sítios), Ponderosa, embora, não seja este o verdadeiro nome, ignoro qual seja, Bafatá e mais alguns de certeza, pois sei que já não me lembro com exactidão de tudo o que me contou.

Bolanhas, G3 carregadas em braços no ar, queimada de aldeias, tabancas destruidas, estadias surrealistas e fugas do hospital de Bissau .... Castigos, louvores, viagens prometidas e desprometidas à metrópole, a guia de marcha, o embarque e o regresso. Mas pergunto-me se alguma vez regressou, de facto.

Saudações,

Ana Ferreira, Braga
Blogue> Cabo14Guine

Sem comentários: