10 outubro 2003

A qualidade... é mesmo para se levar a sério e à letra

Após um determinado número de voos da Qantas Airways, os pilotos preenchem um formulário, o qual indica aos mecânicos (que entre os portugas têm o nome, mais nobre, de TMA - Técnicos de Manutenção Aeronáutica...) os problemas sentidos no avião durante os voos e que requerem reparação ou correcção.



Este formulário consiste numa simples folha de papel no qual o piloto preenche a parte de cima, descrevendo o problema, e que é depois lido pelos mecânicos (ou TMA). Estes indicam, escrevendo na segunda metade da folha, qual o tipo de reparação efectuada, para que no próximo voo daquele avião o piloto possa rever o formulário antes de levantar voo.



Vocês imaginam as vantagens de um sistema destes, em Portugal, aplicado no âmbito da Sistema de Gestão da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, por exemplo ? Ou na área da Gestão da Qualidade, da Protecção do Ambiente, da Melhoria das Condições de Trabalho, da Satisfação do Cliente e do Serviço Pós-Venda ? Na Austrália (e a Qantas Airways pretende representar "the sipirit of Australia") a qualidade é mesmo para se levar a sério e à letra...



Pois bem, não se poderá dizer que os engenheiros e equipas de manutenção aeronáutica da Austrália tenham falta de sentido de humor. Aqui vão algumas das queixas efectuadas e as respectivas respostas.



Siglas (só há duas):



P= Problema indicado pelo piloto

S =Solução sugerida e/ou acção conduzida pelo mecânico.



Convém dizer que a Qantas é a única grande companhia de aviação (não sei se do mundo ou só da região...) que nunca sofreu um acidente grave (passe a publicidade).



P: O pneu principal interior está quase a precisar de substituição.

S: Efectuada a quase substituição do pneu principal anterior.



P: Teste de voo O.K., excepto a auto-aterragem que foi bastante dura.

S: A auto-aterragem não está instalada neste aparelho.



P: Está qualquer coisa solta no cockpit.

S: Foi apertada qualquer coisa no cockpit.



P: Insectos mortos no pára-brisas.

S : Insectos vivos encomendados.



P: O piloto-automático no modo de manutenção de altitude executa uma descida de 200 pés por minuto.

S: Não é possível reproduzir o problema em terra.



P: Sinais de fugas no trem de aterragem direito.

S: Sinais eliminados.



P: O nível de volume do DME (sabes o que é ? eu também não!) está incrivelmente elevado.

S: O volume do DME foi colocado num nível mais credível.



P: As trancas de fricção fazem com que as alavancas fiquem perras.

S: É para isso que elas estão lá.



P: O IFF não funciona (essa sigla não não vem no livro de bordo).

S: O IFF nunca funciona em modo OFF.



P: Suspeita de fenda no pára-brisas.

S: Suspeito que tem razão.



P: Motor número 3 desaparecido.

S: Motor encontrado na asa direita após breve busca.



P: O aparelho comporta-se de modo estranho.

S: Aparelho avisado para se por direito, voar correctamente e deixar-se de graças.



P: O sinal do radar faz zumbidos.

S: Sinal do radar reprogramado para fazer música.



P: Rato no cockpit.

S: Gato instalado.

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