08 outubro 2003

Estórias com mural ao fundo - IV: A(s) reengenharia(s)

Embora já velha, esta estória não deixa de continuar a ter piada e de ser certeira na crítica a um certo modo de ser e de estar nas organizações... Alguém me disse que já a ouviu contada, ainda antes da queda do muro de Berlim em 1989, como caricatura da burocracia soviética e dos princípios da chamada economia de planificação central... As práticas dos gestores das empresas, sob a ditadura do capitalismo financeiro, não deixam de ser menos grotescas.



Passados estes anos todos, a estória continua a ser edificante. Pessoalmente, considero-a imprescindível à formação de gente tão díspar como os médicos do trabalho e os engenheiros de minas... Podemos vê-la como uma parábola ou uma caricatura das modas em gestão.



De qualquer modo, a rir é que a gente se entende… Só espero que os engenheiros (portugueses) não me levem a mal. E que aqueles que são gestores nunca deitem fora a água do banho com a criancinha, como fizeram muitos apressados émulos do Mr. Michael Hammer (se fosse português, ter-se-ia chamado Miguel Martelo), o guru da reengenharia e do downsizing (duas buzzwords que estiveram na moda nos anos 90...).



E, já agora, que aprendam a gostar de Schubert e da sua música. Por que o ciberpluralismo e a webdemocracia a isso obriga, o Sr. Martelo & Companhia continua no negócio. Aqui fica o sítio, passe a publicidade: Hammer and Company.



PS - Os créditos autorais destas estórias pertencem ao fundo comum da humanidade, ou seja, a muita gente... Só posso estar grato a todos os contribuintes líquidos. Desnecessário se torna dizê-lo, embora seja conveniente: nem a moral nem o mural destas estórias reflectem com rigor e verdade as opções políticas, ideológicas, filosóficas, éticas e estéticas do Blogador.





O reengenheiro-chefe



Houve uma época em que muito se falou em reengenharia. O que vinha a ser isso, na realidade, nunca ficou muito bem esclarecido, mas teve pelo menos três consequências principais: (i) muita gente perdeu o emprego; (ii) muitos livros foram escritos sobre o assunto; (iii) muita gente se encheu de dinheiro, a começar pelo consultor xico-esperto com paleio suficiente para ludibriar pobres gestores e empresários...



E o que é pior: num claro indício de que a curiosidade humana não tem limites houve (i) quem comprasse esses tais livros e, até mesmo, (ii) quem lesse alguma coisa deles e sobretudo (iii) pusesse apressadamente os seus ensinamentos em prática. Algumas pessoas, executivos, directores de empresas e chefes mais pequenos, até puseram os seus colaboradores a ler esses livrinhos em voz alta, como se se tratasse da Bíblia dos tempos pós-modernos ou do livrinho vermelho da China pós-maoísta.



Mas vamos à história de hoje: uma dada empresa patrocinava a apresentação de uma famosa orquestra sinfónica, ao abrigo da lei do mecenato e fazendo jus à sua corporate culture e forte sentido de responsabilidade social. Do programa constava a Sinfonia Nº 8 em si menor, de Schubert, a famosa Sinfonia Inacabada. Foram distribuídos diversos convites pelo pessoal dirigente, quadros superiores da empresa, clientes e fornecedores, além de representantes dos colaboradores e do médico do trabalho...



Quando chegou o dia do concerto, um dos directores não pôde ir ao espectáculo e deu ao reengenheiro-chefe o convite que havia recebido. Pensou que lhe faria bem descontrair-se um pouco, depois de uma drástica cura de emagrecimento que ele acabava de aplicar à empresa e que a iria pôr amnésica por uns largos tempos (a tal ponto que nem o abnegado médico do trabalho lhe pôde valer).



Na manhã seguinte ao concerto, encontraram-se na fábrica o director de produção e o reengenheiro-chefe. O director fez a clássica pergunta:



- Então, como foi? Gostou ? ... Em vez de responder, como faria qualquer pessoa normal, o reengenheiro-chefe rapou da pasta e logo ali lhe entregou o relatório que a seguir se transcreve ... Por razões que o leitor logo vai perceber, ele tinha dedicado todo o relatório à Sinfonia nº 8, a Inacabada. Eis o teor do documento (excertos):



(...) 3. Por um considerável lapso de tempo, os trombones não tinham nada que fazer e ficavam só a olhar os outros músicos que tocavam. O seu número deve ser drasticamente reduzido e o pouco que lhes compete fazer deve ser redistribuído entre os demais integrantes da orquestra.



4. (...) Todos os doze violinos estavam perfeitamente sincronizados, fazendo os mesmos gestos e tocando as mesmas notas. A meu ver, é uma duplicação totalmente desnecessária. O responsável por esse sector deve ser sumariamente demitido por desperdício de recursos. Que se mantenha apenas um dos violinistas, de preferência o mais novo, já que os restantes estão todos na faixa dos quarenta e dos cinquenta e eu duvido que passem no exame periódico da medicina do trabalho. Se for necessário um maior volume de som, que se usem amplificadores. Sai muitíssimo mais barato.



5. (...) Não faz o menor sentido as trompas ficarem sempre a repetir as mesmas passagens das cordas: tum, tum, tum!!! Se essas passagens redundantes forem eliminadas, a duração do trabalho pode ser reduzida de 26 minutos para menos de 20, o que representa um fantástico ganho de produtividade de 23%, tornando esta orquestra muito mais competitiva e ágil.



6. (...) Também reparei que algumas passagens exigem grande virtuosismo dos executantes. Ora os virtuosos, nos tempos que correm, custam muito dinheiro. Tais passagens, mais rebuscadas, devem ser banidas da partitura ou simplificadas de modo que possam ser executadas por pessoas com menor qualificação profissional (digamos, estudantes do Conservatório de Música que podem ser pagos à hora, executantes semi-qualificados ou até aprendizes).



7. Essa Sinfonia - a tal nº 8 - tem dois movimentos. Se o Sr. Schubert se tivesse dedicado mais ao trabalho e concentrado todo seu esforço no primeiro movimento, certamente que o segundo seria totalmente desnecessário. Isso traria consideráveis ganhos de eficiência e tornaria o produto mais acessível e atractivo para o grande público (...). Devo acrescentar que tal atitude é totalmente reprovável à luz da ética protestante do trabalho, e muito me surpreende pela negativa, tratando-se de uma pessoa de cultura germânica!



8. (...) Seja como for, a falta de responsabilidade e de competência desse senhor, desse tal Schubert, fez com que a obra ficasse, até hoje, por concluir. Se tivesse seguido o conceito, os princípios e a metodologia da reengenharia, certamente que ele teria conseguido terminar o trabalho no tempo que lhe foi destinado ao invés de deixá-lo inacabado, o que não trouxe nem proveito nem glória quer para a empresa quer para os clientes. Infelizmente tenho a mesma opinião sobre o maestro. Ele bem que podia ter puxado pelos músicos e executado a obra em menos tempo que o previsto. Aliás, o seu mau desempenho não me surpreendeu: afinal o maestro era uma maestrina. Sem prejuízo de um estudo mais aprofundado do problema, acho que é um posto de trabalho que pode perfeitamente ser eliminado, uma que esta workstation já atingiu um elevado grau de automatismo. E nestas situações, eu sigo so conselhos do mestre: Don't automate, obliterate.

À consideração superior,

O Reengenheiro-Chefe.

Sem comentários: