28 maio 2006

Guiné 63/74 - DCCCVIII: A tertúlia do Porto (Albano Costa)

Porto > Centro Comercial de Santa Catarina > Restaurante do Braima >O grupo, fotohgrafado paar a posteridade: da dierita para esquerda: o Albano Costa, um camarada que eu não conheço, o David Guimarães, o Marques Lopes, a Inês, o Xico Allen, O Hugo Costa, o Manuel Costa. Sentados: da direita para a esquerda: O Armindo Pereira, o Manuel Costa e outro camarada que eu não conheço...


Porto > Centro Comercial de Santa Catarina > Restaurante do Braima > No centro da mesa, a bela Inês e o pai, babado, o Xico Allen; em primeiro plano, o Albano Costa; ao fundo, o Manuel Costa e o Armindo Pereira... Recorde-se que a Inês fez a viagem Porto-Bissau, incentivada pela mãe, Zélia, e por amor do pai; ambos transmitiram-lhe essa coisa indizível que se chama a paixão pela Guiné... Estamos à espera que ela nos escreva duas linhas sobre essa experiência única, para ela, que foi chegar à Guiné, de jipe, conhecer o país e conviver com a gente, fantástica, daquela terra...


Porto > Centro Comercial de Santa Catarina > Restaurante do Braima > "Eu pedi manga e o Braima lá foi buscar... Manga, claro, da Guiné... A meu lado, o Armindo Pereira" (A.C.).


Porto > Centro Comercial de Santa Catarina > Restaurante do Braima > Operação Chavéu de Frango...


Porto > Centro Comercial de Santa Catarina > Restaurante do Braima > Pessoal todo distraído, à volta do chavéu...


Porto > Centro Comercial de Santa Catarina > Restaurante do Braima > O David Guimarães e o Marques Lopes, ao centro; o Casimiro e o Hugo,lateralmente.

Fotos: © Albano Costa / Hugo Costa (2006)


Texto do Albano Costa:


Caro LG

Eu, já agora, vou explicar este encontro, entre o Guimarães e o Marques Lopes...

A malta que fez a viagem à Guiné já estava com saudades de um encontro, e então como já é um hábito, de vez em quando nós juntamo-nos, e como estavam de acordo em se juntarem, eu quis fazer uma surpresa aos dois... Não disse nada nem a um nem a outro e pessoalmente convidei o David Guimarães se queria ir jantar com a malta da Guiné, mas não lhe disse com quem. O Marques Lopes já estava convidado por natureza, então foi mais um encontro em que tens que te sentir orgulhoso porque só pode acontecer estas coisa derivado ao blogue... Desde já os meus parabéns, isto da Guiné tem muita força.

As fotos foram tiradas por mim e pelo Hugo, a quem vem no Blogue foi um apanhado em flagrante com os dois, o David Guimarães e o Marques Lopes, numa amena conversa sobre a Guiné, claro.

O restaurante fica no Porto, na Rua Santa Catarina, é num pequeno Centro Comercial, está quase todo reservado a Guineenses, e fomos lá jantar o frango de chavéu. Envio umas fotos para a posteridade.


Um abraço, Albano

1 comentário:

Anónimo disse...

Gostei muito de saber que há um restaurante no Porto onde se pode savorear comida guineense. Vivi lá de 81 a 93 e as saudades são muitas. Em Cascais, também há um pequeno restaurante/churrasqueira que aos sábados tem pratos guineenses. No sábado passado fui la, e deliciei-me com um Chabéu de frango maravilhoso e um Caldo de Peixe ainda melhor. Fica no Largos das Fontainha. Sobe-se a Av. de Sintra (ao lado do Jumbo), na 2ª rotunda vira-se à esquerda e segue-se até ao largo onde está uma bomba de gasolina da TOTAL. Fica do outro lado da rua, num terraço, logo a seguir aos 2 restaurantes chineses. Já estou a saliver só de pensar no arroz de ostras secas com baguiche. Titina