30 maio 2006

Guiné 63/74 - DCCCXVII: Mais de mil unidades entre 1962 e 1974 no CTIG

Post nº 817 (DCCCXVII)
Guiné-Bissau > Região Leste > Sector L1 > Bambadinca > Missirá > 1970 > : Pelotão de Caçadores Nativos nº 54. Juntamente com os Pel Caç Nat 51, 52, 53, 55 e 56, era o mais antigo da Guiné, remontando a sua formação a Setembro de 1966. As praças eram de recrutamento local, e os quadros de origem metropolitana.

Foto: © Mário Armas de Sousa (2005)



1. O José Martins (ex-furriel miliciano de transmissões, da CCAÇ 5, também conhecida por Os Gatos Pretos de Canjadude, 1968/70; técnico de contas numa empresa multinacional) foi o primeiro a responder ao meu pedido de ajuda na construção de um ficheiro informático com as unidades que passaramn pelo TO da Guiné, os nomes dos membros da nossa tertúlia pertencentes a essas unidades bem como as localidades onde estiveram sediadas ou aquarteladas.

O José, que eu já conheço pessoalmente, é um estudioso e amante da Guiné, como poucos. E de imediato me disponibilizou um ficheiro em Excel com a lista das mais de mil unidades que estiveram na Guíné, entre 1962 e 1974.

O ficheiro está organziado pela seguinte ordem: Tipo de Unidade e nº (Batalhão, Companhia, Pelotão...), Unidade Mobilizadora, Início e termo da comissão, Destino da unidade e Província (neste caso, Guiné). No destino da unidade, há várias hipóteses: fim da comissão; desactivada; manteve-se em serviço (1974); outra situação. Não há informação sobre os aquartelamentos ou destacamentos onde fizeram a comissão...

Já tive a ocasão para lhe agradecer e dizer-lhe: "Isto é um ficheiro precioso. Só um tipo como tu, estudioso e amante da Guiné, tinha pachorra para fazer uam coisa destas... São mais de mil unidades que estiveram no TO da Guiné, entre 1962 e 1974"...

Ele modestamente respondeu-me: "O trabalho não foi meu. Apenas me limitei a dar uma forma diferente aos diagramas do 3º Volume das Resenhas de África".

Agora o que nos falta para completar esta listagem e torná-la útil para a nossa tertúlia ? Faltam-nos os nomes dos camaradas que faziam parte destas unidades, e que são membros da nossa tertúlia; as localidades onde estiveram sediadas ou aquarteladas; um link para os posts ou textos do nosso blogue que a elas se referem, etc.

Talvez possamos depois publicar, mais tarde, com o nome do José Martins como autor principal (seguido de outros eventuais colaboradores) uma lista no nosso blogue ou nas nossas páginas... Para isso, vai ser preciso passar o blogue a pente fino, desde 25 de Abril de 2005... Já são mais de 815 posts... Além disso, há também já perto de 50 páginas do nosso site, com centenas de imagens legendadas (incluindo mapas e fotos)...

Já se ofereceram para completar os dados os seguintes camaradas, embora com disponibilidades e competências variáveis: (i) o António Santos, que tem uma empresa de informática, segundo me parece; (ii) o Lema dos Santos, ex-1º tenente da Reserva Naval, que também tem uma empresa em áreas afins; (iii) o Zé Teixeira, que está reformado ( e que se mostra generosíssimo, como sempre!); e, por fim, (iv) o Armindo Batata (que trabalha em Mac e não Windows e que só está disponível em Agosto)...


2. A título de curiosidade, refira-se que o Pelotão de Caçadores Nativos mais antigo da Guiné, formado no CTIG - Recrutamento local, foi o Pel Caç Nat 51: formou-se em Setembro de 1966 e manteve-se em serviço até Abril de 1974, pelo menos. Da mesma época são ainda os seguintes: 52, 53, 54, 55, 56... O mais recente foi o Pel Caç Nat 70, formado já em Novembro de 1973.

Também ficamos a saber que a mais antiga Companhia de Caçadores, de recrutamento local, foi a CCAÇ 3, formada em Março de de 1967, tendo como unidade moibilizadora o CTIG - 3ª Companhia de Caçadores Indígenas. Manteve-se em serviço até Abril de 1974. Estava sediada em Barro, como sabemos.

Até Março de 1967, houve mais duas Companhias de Caçadores Indígenas: pelo menos a 1ª e 4ª (que foram entretanto desactivadas). (LG)

Sem comentários: